O relato da vida de Gideão está no livro de Juízes e começa com os israelitas sendo devastados pelos midianitas como consequência da desobediência a Deus. Por sete anos, eles enfrentaram invasões de midianitas, amalequitas e estrangeiros orientais que arruinaram suas colheitas e destruíram seu gado.
Embora tenham sido infiéis a Deus, eles clamaram ao Senhor por Sua ajuda sem perceber por que isso estava acontecendo com eles, e então Deus lhes enviou o profeta Gideão para lembrá-los de quem era o verdadeiro e único Deus, que cuidou deles no passado e ainda assim com rapidez eles O abandonaram (Juízes 6: 8-10).
A convocação de Gideão
Deus ouve o clamor do povo e graciosamente intervém enviando um anjo a Gideão para chamá-lo ao serviço. Gideão, cujo nome significa “lenhador”, era filho de Joás e pertencia ao clã menos importante de sua tribo, mas pela saudação do anjo – que o chamou de “homem valente” – podemos supor que Gideão já havia provado ser um poderoso guerreiro (Juízes 6:12).
Embora Gideão fosse um servo de Deus, ele precisava da garantia de que era, de fato, o Senhor que chamava ele para este serviço. Então o Anjo do Senhor confirmou a convocação de Gideão fazendo com que fogo consumisse de forma milagrosa a oferta que ele havia preparado ao Senhor.
Obediência
A primeira coisa que Deus ordenou que Gideão fizesse foi destruir o altar de Baal que pertencia a seu pai, ele também deveria derrubar o poste-ídolo de Aserá, e construir um altar ao Senhor no topo da elevação. Gideão fez tudo isso pela noite, pois tinha medo de sua família e dos habitantes da cidade.
Logo de manhã, os homens da cidade viram que o altar de Baal estava destruído e logo concluíram que o responsável era o Gideão, e que ele deveria morrer como consequência do que havia feito. No entanto, seu pai, levantou-se diante daqueles homens e disse que se Baal fosse realmente um deus, ele mesmo teria se defendido quando seu altar foi destruído. Ao cumprir a missão que lhe foi proposta por Deus, Gideão prova ser fiel. Após esse episódio os homens cujo ídolos ele destruiu o renomearam “Jerub-Baal” (Juízes 6:32).
A vitória do servo de Deus
Entre os destaques da vida de Gideão está sua vitoriosa batalha contra os inimigos de Israel, quando os midianitas juntos aos seus aliados empreenderam uma invasão contra a nação e este triunfo foi precedido pela unção do Espírito Santo para que ele libertasse seu povo (Juízes 6:34). O servo de Deus conseguiu alistar os homens das tribos de Manassés, Zebulom, Aser e Naftali, então antes de entrar na batalha suas tropas somavam 32.000 homens, mas em obediência a Deus ele as reduziu para 10.000 e em seguida para 300.
Feito isso, Gideão separou o exército em três grupos e liderou um ataque noturno que deixou os midianitas confusos e apavorados. Os israelitas faziam grande barulho tocando suas trombetas e gritando: “Uma espada pelo Senhor e por Gideão”. Com o exército inimigo desestabilizado e em fuga, Gideão perseguiu e matou seus líderes, a batalha finalmente foi ganha e o povo sugeriu que Gideão os governasse como seu rei, mas ele recusou os elogios e disse que o Senhor os governaria (Juízes 8: 22-23).
O que podemos aprender com Gideão?
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Provérbios 3: 5-6 (ACF)
Podemos aprender que não importa quão grandes sejam as probabilidades contra nós, nosso Deus é soberano e Ele sempre estará com a gente seja qual for a batalha, contanto que permaneçamos fiéis ao Seu chamado e obedientes a Seus comandos. Também podemos ver como Deus usa pessoas comuns para realizar Seus planos, embora com Gideão, o fator chave fosse sua disposição de obedecer a Deus.
Gideão cuidou para garantir que obedeceria à vontade de Deus e devemos fazer o mesmo. Por último, gostaria de deixar uma passagem escrita pelo apóstolo Paulo: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”, Romanos 12:2.
Episódio 28 do Bíbliacast JFA
Deus fala através da Bíblia
Neste episódio damos início a série “Quando você escuta a voz de Deus?” e falamos sobre como Deus fala conosco através das Sagradas escrituras. A bíblia é a principal ferramenta de Deus para falar com a gente. Por ela, o Senhor se manifesta seja para nos aconselhar, exortar ou confortar. Como está escrito em 2 Timóteo 3: 16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.
Deus te abençoe!
Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple).