Ícone do site Bíblia JFA Offline

Uma Fé segundo a Bíblia

Uma Fé segundo a Bíblia

No texto de hoje gostaria de falar sobre FÉ. É ela que não nos deixa perder a esperança, que nos preenche e nos faz transbordar a ponto de compartilhá-la com quem ainda não a possui. O desejo do meu coração é que a minha confiança no agir de Deus aumente cada vez mais para que eu alcance uma fé de fato madura, conforme a verdade da Palavra de Deus.

Eu digo conforme a Palavra de Deus porque existem muitos conceitos equivocados a respeito do que é a Fé. Para alguns ela consiste em qualquer forma de espiritualidade. Recorrentemente ouvimos alguém dizer “ele é uma pessoa de fé” simplesmente porque aquela pessoa possui alguma religião. Para outros ter fé está diretamente ligado a esperar que sempre algo de bom acontecerá, como uma espécie de otimismo constante em relação à saúde, riqueza e felicidade. Outros consideram a fé como algo completamente dissociado da razão e do intelecto.

Mas afinal, como a Bíblia define a fé?

O capítulo 11 do livro de Hebreus é um dos mais citados quando o assunto é FÉ, pois nele são listadas pessoas da Bíblia que se destacaram por serem grandes exemplos de convicção nas promessas de Deus. Esse capítulo é conhecido também como a “galeria dos heróis da fé”. Mas antes de listá-los, os primeiros versículos trazem justamente uma definição:

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis.

Hebreus 11:1-3

Compreendemos a partir destes versos que a fé bíblica diz respeito a uma convicção plena em relação ao que é esperado, mas ainda não se tornou visível. Por isso o verso 3 afirma que tudo o que foi criado, ou seja, tudo o que hoje somos capazes de enxergar com nossos próprios olhos, foi formado a partir do que não era visível. Portanto, caminhar por fé é dar uma resposta confiante às promessas de Deus que já foram reveladas, porém ainda não se concretizaram de forma visível.

Um exemplo de fé

Abraão, um dos heróis da fé, inclusive mencionado em Hebreus 11, iniciou sua jornada em resposta a uma promessa revelada por Deus:

“Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 12:1-2

Ele sabia que haveria uma terra, que dele sairia um grande povo e que ele seria abençoado. Contudo, nada disso ainda havia acontecido. Ele não sabia nem para onde exatamente estava indo. Começou sua viagem sem saber o destino exato e quais seriam os caminhos de Deus, os desafios e as provações, mas prosseguiu debaixo da herança futura que havia sido prometida a ele.

Para refletir:

Não sabemos também como exatamente serão nossos próximos dias nem os próximos anos de nossas vidas, mas já recebemos de Deus a promessa de um futuro certo: a eternidade. Também já recebemos d’Ele, assim como Abraão, a promessa de uma herança, pois temos o direito de sermos chamados Seus filhos por meio da obra de Jesus. Fomos perdoados, libertos, comprados e abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais (Ef 1:3-11). Deus já nos revelou Sua bondade, Seu amor e outros aspectos de Seu caráter que são suficientes para darmos passos confiantes em direção a tudo Aquilo que é a vontade d’Ele. Cabe a nós apenas andarmos com convicção em resposta a todas as promessas reveladas.

Pare um pouco para pensar sobre o seu coração. De que forma você tem se posicionado em relação à fé? Sua perspectiva de fé foi influenciada por aquilo que o mundo compreende como fé ou você tem buscado e permitido que o Espírito Santo atue em você para gerar a fé verdadeira? Reflita e fale com o Senhor em oração sobre isso.

Graça e Paz,
Gabi

Sair da versão mobile