Ícone do site Bíblia JFA Offline

Faça escolhas prudentes!

Faça escolhas prudentes!

Sabemos que toda escolha traz consequências. Por isso, precisamos estar preparados para assumir a responsabilidade não somente pela escolha feita, como também por seus resultados. Ainda que estejamos livres para escolher, nunca estaremos livres das consequências, sejam elas boas ou ruins, pois elas virão inevitavelmente.

Isso me lembra a história de Jeremias. Juntamente com milhares de judeus, Jeremias havia sido preso pelos babilônicos, conforme ele mesmo havia profetizado. Entretanto, o capitão da guarda, crendo nas profecias que Jeremias havia proferido anteriormente, o soltou da cadeia e o deu liberdade para escolher, dando as seguintes opções: Ele poderia seguir viagem para Babilônia e ficar sob proteção dele ou ir para ir para onde desejasse, até mesmo voltar para Judá, que estava destruída, e viver com “alguns dos mais pobres do povo” que lá haviam ficado (Jr 39.10). 

Essa era uma difícil escolha, que certamente traria consequências: se ele fosse para Babilônia, teria sossego e conforto, mas seria considerado um traidor pelos judeus, já se voltasse para Judá, permaneceria pobre e rejeitado. Em Jeremias 40.1-6, está relatado que ele demorou a dar uma resposta, provavelmente porque estava ponderando a respeito. 

Bem pensando nisso, conosco não é diferente. Muitas escolhas não são fáceis nem simples, isso porque elas podem gerar grande impacto na nossa vida e na vida de outras pessoas. Nosso Deus nos ama e sempre nos guia, por isso deixou ensinamentos na Bíblia sobre como fazer boas escolhas. Confira agora 4 orientações da Bíblia sobre como fazer escolhas : 

1. Identifique claramente do que se trata a escolha

Agora, pois, eis que te soltei hoje das cadeias que estavam sobre as tuas mãos. Se te apraz vir comigo para babilônia, vem, e eu cuidarei de ti, mas se não te apraz vir comigo para babilônia, deixa de vir. Olha, toda a terra está diante de ti; para onde parecer bom e reto aos teus olhos ir, para ali vai.

Jeremias 40:4

Procure identificar claramente do que se trata a escolha, bem como as possíveis alternativas. Quando não se tem foco, gasta-se muita energia e tempo desnecessariamente.

2. Analise quem mais pode ser afetado pela decisão

Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.

Provérbios 16:17

Jeremias sabia que como profeta de Judá, sua decisão não afetaria apenas a si mesmo mas causaria repercussão tanto ao remanescente fiel como aos judeus incrédulos. 

3. Procure conselho no lugar certo

Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.

Provérbios 11:14

Para ser aconselhado, procure alguém idôneo, um cristão temente a Deus e que até talvez já tenha passado por uma circunstância parecida com a sua.  

4. Atente-se ao que a Bíblia fala sobre o assunto

O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá.

Provérbios 19:16

Ao fazer uma escolha reflita: existe alguma objeção clara de Deus quanto a essa escolha? Existe alguma ordem explícita na Bíblia?

Conclusão

Em tudo isso, busque orientação de Deus em oração e não confie em seu próprio coração, pois ele é enganoso como está escrito em Jeremias 17:9. 

Deus te abençoe! 

Agora temos um programa em áudio e imagem:

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile