O ser humano sempre se importou com o que pode ser visto. Vemos padrões de beleza de pessoas e lugares sendo impostos desde a antiguidade e tendemos a focar mais nisso do que em quem somos em nosso interior e no que fazemos quando ninguém está assistindo.
Mas quem é você em seu interior? Qual é a sua identidade? Sua estrutura?
Base superficial
“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.”
João 7:24 (ACF)
Nos dias de hoje, com a tecnologia e tanta informação, a aparência e como você é por fora se tornaram uma preocupação doentia. Julgamos conhecer as pessoas pelo que elas parecem ser, escolhemos frequentar lugares pelo que eles aparentam ser. E então nos frustramos ao conhecer o interior, colocamos muita expectativa naquilo que formamos a partir de uma característica tão superficial.
Não sei você, mas eu amo decorações de casas. Ver um ambiente organizado, limpo e cheio de beleza é algo que realmente aprecio.
O visual sempre chama nossa atenção. Ficamos deslumbrados com o que enfeita e, na maioria das vezes, somos levados a focar mais nisso.
No final, o que menos importa é a decoração.
Dentro das paredes
“É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.”
Lucas 6:48 (ACF)
A parte mais importante da construção está escondida nas paredes. É lindo o quanto podemos fazer na decoração para tornar o ambiente agradável, mas a estrutura só se mantém em pé quando trabalhamos focando nela.
A elétrica, os canos, os pilares e as vigas — tudo isso precisa ser bem pensado, planejado e feito com materiais da melhor qualidade. O que está fora dessa estrutura só enfeita e só pode ser mantido de pé se o interior for bem construído.
Já tentou pendurar um simples quadro leve em uma parede mal planejada e construída? Mantê-lo reto e preso se torna quase impossível e requer que inventemos “manobras” para que seja possível enfeitar o lugar.
Deus não quer que você seja uma parede mal elaborada e enfeitada.
Fortalecendo a base
“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.”
1 Pedro 3:3-4 (NVI)
O Senhor nos chama para sermos verdadeiramente transformados, o que implica sermos quebrados para, então, sermos novamente erguidos da forma correta.
Ele quer te reconstruir, focando nos pilares e na estrutura, pensando em cada detalhe do seu interior e tornando-o forte para se manter em pé. Tudo o que você conseguir colocar fora é apenas um reflexo do que já foi feito no secreto.
Já ouvi muito dizer que nosso exterior reflete aquilo que somos por dentro, e acredito profundamente nisso. Nós somos um espelho do nosso secreto.
Por isso Deus sempre nos instrui a guardar o coração e trabalhar em nosso interior, nos alimentando da Palavra. Pois é isso que nos mantém firmes em cada passo que damos.
Reflita o interior
“O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”
1 Samuel 16:7 (ACF)
Entenda: não estou dizendo existe problema em se arrumar e estar bonito . Mas não deixe que isso se torne o mais importante.
Alimente-se da Palavra antes de comer o pão físico. Beba da água de Deus antes de saciar a sede da sua boca. E acima de tudo: trabalhe no secreto.
A forma como você cuida do seu interior e do que permanece dentro dele, daquilo que ninguém vê, focando em suas estruturas, permite que a graça de Deus transpareça em seu exterior de maneira natural, sem forçar nada.
Permita-se ser construído sobre a rocha, tendo o Pai como a pedra angular da estrutura, mantendo tudo erguido e forte. Então, você será muito mais do que um lar bonito de se ver, mas uma morada segura e tranquila de se estar.
Seja por dentro muito mais do que aquilo que você já é por fora!