Ícone do site Bíblia JFA Offline

Jejum: estou fazendo certo?

Jejum: estou fazendo certo?

Nossa caminhada com Jesus Cristo nos ensina coisas novas todos os dias. Dia após dia estamos aprendendo novas maneiras de viver em comunhão com o Senhor e maneiras de exercer nossa fé.

Há três coisas que são essenciais na vida cotidiana de um cristão. Leitura da Bíblia, oração e jejum. Claro, ninguém tem dúvidas sobre como ler a Palavra de Deus e como orar diariamente. Mas algo que sempre foi difícil para eu entender como cristão era a maneira de jejuar corretamente.

No começo, eu costumava fazer jejum de comida para propósitos. Jejuns de determinados tipos de músicas e até de redes sociais. Mas será que fiz certo?

POR QUE DEVEMOS JEJUAR?

Primeiro devemos entender a razão pela qual nós jejuamos. Há muitas pessoas que fazem isso por coisas materiais ou bênçãos para a vida terrena. E não posso dizer que isso está errado. Afinal de contas, nós vivemos pela nossa vida na fé e não pelas formas declaradas na lei. Como o apóstolo Paulo disse em Gálatas 2:16:

“sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado” (NVI)

Fomos criados para ter a vida eterna com o Senhor e não para ter uma vida eterna na terra. Portanto, devemos concentrar nossa vida e atividades no Reino dos Céus, onde não teremos bênçãos materiais, mas bênçãos espirituais. Pensando assim, vemos que o jejum deve ser feito para fortalecer nossa caminhada com Jesus e para alcançarmos mais da presença do Espírito Santo.

Em Marcos 9:28 encontramos uma passagem bem conhecida. Os discípulos perguntam a Jesus por que eles não foram capazes de expulsar um espírito maligno de uma criança, e Jesus responde dizendo que aquela espécie só sairia com jejum e oração.

“Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: “Por que não conseguimos expulsá-lo?” (29) Ele respondeu: “Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum” (NVI)

Muitos cristãos se confundem com essa passagem e começam a acreditar que o jejum nos traz uma espécie de superpoder gospel para expulsar espíritos e manifestar melhor os dons. Mas a verdade é uma só: O jejum aumenta nossa fé e nos torna mais conscientes sobre a autoridade que já nos foi dada pelo nome de Jesus.

Alguns momentos antes da passagem citada, em Marcos 9:19, o pai do menino endemoninhado diz a Jesus que os discípulos não conseguiram expulsar o espírito mau do menino e Jesus responde:

“Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino” (NVI)

Está claro quando ligamos os versículos 29 e 19 que o maior problema dos discípulos não foi “falta de poder”, mas falta de fé. Isto é, a maneira de corrigir esta falta de fé viria através do jejum e da oração. Porque é algo que nos aproxima do Pai Celestial e nos deixa em maior comunhão com Ele.

E que melhor maneira de ter a liberdade de pedir algo a Deus, ou de ver as manifestações do Espírito Santo acontecendo através de sua vida do que estando em plena comunhão com Jesus?

HÁ UMA MANEIRA CORRETA DE JEJUAR?

A Bíblia Sagrada não ensina em nenhum momento um padrão para o jejum. A única coisa que fica clara em todos os textos é que a pessoa que se dedica ao jejum se abstém de coisas essenciais ou agradáveis ​​à vida física.

Particularmente, eu não acredito que minhas redes-sociais ou minha televisão sejam coisas dignas de um jejum para minha vida, na verdade eu acho muito bom ficar longe delas para se dedicar mais a Deus. Mas quando eu corto algo que não consigo viver sem, como é o caso da comida e da água, creio que estou literalmente ferindo minhas necessidades carnais para se aproximar de Jesus através da oração. Mas cada um deve jejuar de acordo com sua fé, de acordo com a citação de Paulo no início deste texto (Gl 2:16).

Você pode jejuar do jeito que quiser, por algumas horas ou por um dia inteiro. A única coisa necessária é um tempo dedicado a fortalecer sua amizade com Jesus. Um jejum é inútil se não for acompanhado de oração, louvor e adoração a Deus.

Se por acaso não há tempo em sua vida diária por causa de trabalho e estudos, não há problema. Deus é justo e verá você se separando por algum tempo. Mesmo estando no meio de suas atividades cotidianas e permanecendo sem comida para pensar nas coisas Dele. Orando em pensamento, ouvindo e cantando louvores e lendo algumas passagens da Bíblia Sagrada.

Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com você! Amém!

Marcelo Brandão, da Bíblia JFA.

Sair da versão mobile