Ícone do site Bíblia JFA Offline

Está na hora de vencer os seus complexos

Está na hora de vencer os seus complexos

Você já se sentiu inferior ou com autocompaixão, sentiu que todos estavam te julgando, mas na verdade nada disso era real. Como seres humanos às vezes temos complexos, inseguranças que chegam e nos fazem nos sentir pequenos demais e o que a bíblia tem a dizer sobre isso? Bem, complexos nos aprisionam e tudo que nos aprisiona não é bom, pois fomos chamados à liberdade em Cristo.

Muitas pessoas se sentem dessa forma, pois viveram em ambientes hostis, sofreram bullying ou foram criticadas demais e, em decorrência disso, acabam por absorver os problemas externos, o que torna tudo mais complicado. Mas hoje quero trazer dois exemplos bíblicos sobre inferioridade e autocompaixão. Através das histórias de Gideão e do profeta Elias, iremos entender melhor o que a palavra de Deus tem a nos dizer sobre estas coisas.

Gideão e a inferioridade

Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas. Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.

Juízes 6:11-16

Em Juízes 6:11-16 vemos Gideão em um momento de conflitos em meio ao seu povo que estava sendo massacrado pelos inimigos. Mas dentro de Gideão havia um sentimento de pequenez que o levou a se esconder (verso 11) e pensar que sua família era inferior com relação às demais (verso 15). Diante disso, Deus levantou a estima de Gideão chamando-lhe de “homem valente” (verso 12) e forte (verso 14).

Você já se sentiu como Gideão, como se não fosse capaz ou suficiente quanto a algo? Não é nada legal, não é mesmo? O complexo de inferioridade tira a nossa capacidade de acreditar naquilo que somos capazes e mais do que isso, nos cega quanto ao que Deus é capaz, pois mesmo que você não se sinta a altura, se o Senhor te chamou, Ele irá te capacitar. Se Ele permitiu você estar em certa posição ou lugar, Ele tem um propósito nisso.

Você é filho ou filha do Rei dos Reis, dono de toda sabedoria e conhecimento. E isso também não é motivo para nos vangloriarmos, até porque o Príncipe da Paz, Jesus Cristo, foi o maior exemplo de humildade que a humanidade já viu e como está escrito em Lucas 14:11: todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.

Ter humildade e se sentir inferior são coisas diferentes, lembre-se disso, pois a humildade é caracterizada por uma forte aceitação de si e dos demais como seres com o mesmo valor, sendo assim nem superiores, nem inferiores. Portanto, não acredite que você não tem valor, pois você foi comprado por alto preço, pelo sangue de Jesus.

Elias e a autocompaixão

E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio-lhe, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para a tirarem.

1 Reis 19:9-10

Elias foi um dos profetas mais usados por Deus. Mesmo assim fugiu de Jezabel quando ameaçado de morte e se escondeu em uma caverna. Foi ali na caverna que Deus perguntou duas vezes “que fazes aqui Elias?” (I Reis 19.9,10 e 13,14) e ele desabafou com o Senhor dizendo estar sozinho porque todos os outros profetas já tinham sido mortos. Na fala do profeta podemos ver autocompaixão e a resposta de Deus tratou sua autocompaixão desafiando-o a sair da caverna e a continuar seu ministério (I Reis 19.16-19).

Autocompaixão é um algo muito comum e que acontece às vezes logo após alguém se sentir inferior e indica ter pena de si mesmo. Quando a pessoa pensa que está só, então começa a ter dó de si próprio para suprir sua “falta de apoio”. Infelizmente este é um sentimento vazio que só traz perda de tempo. Pois, como está escrito em 2 Timóteo 1:7: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”.

Mesmo que todos os seus amigos e familiares se afastem, mesmo que tudo pareça confuso, ainda sim, tem alguém do seu lado que você sempre poderá conversar: o Senhor. Então ao invés de autocompaixão, lembre-se que você tem o melhor amigo e Pai do mundo! Você não é uma vítima de tudo. Assuma sua responsabilidade e lute para mudar a situação.

Conclusão

Talvez você esteja vivendo um momento delicado, onde advertências podem parecer um pouco mais duras do que são, mas ainda acho válido pergunta: Você quer ser uma lagarta que vive a rastejar ou quer ser uma borboleta que voará e viverá o inimaginável? Bem, para que essa transformação ocorra é preciso se preparar para o futuro, construir um casulo e o primeiro passo é abrir seu coração diante de Deus e ouvir atentamente suas instruções. Mesmo que todos tenham te decepcionado, existe alguém que jamais te decepcionará e este é Jesus.

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile