Ícone do site Bíblia JFA Offline

Esperança, a arte de esperar com fé!

Esperança, a arte de esperar com fé!

Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.

Lamentações 3:21-24

Já estamos praticamente na metade de dezembro, próximo do fim de ano, e normalmente esse é um momento em que ficamos mais reflexivos, pensando no que aconteceu e no que está por vir. Eu não sei você, mas eu normalmente fico ainda mais animada, pensando no que irei fazer, no que está por vir e isso sempre me traz esperança, tema o qual quero conversar com você a respeito no dia de hoje. 

A esperança em um ano diferente

O ano de 2020, com certeza foi muito diferente do que poderíamos imaginar lá em janeiro. O vírus que todo o mundo vem convivendo tinha acabado de ser descoberto, ainda não era possível imaginar tudo que viria pela frente. Mas pouco depois o cenário mundial mudou e vimos o desespero, o medo e a insegurança sondar a vida de muitos.

A taxa de mortos pelo covid aumentou, a de desemprego disparou. Passamos a vivenciar uma crise mundial não só econômica, mas sanitária e humanitária. Com tudo isso, quero dizer, não foi fácil, mas chegamos até aqui e para mim algo que ficou claro em todo esse período foi como é diferente a forma de enxergar uma situação daqueles que possuem a esperança em Cristo Jesus e daqueles que depositam sua confiança em homens. 

Não estou dizendo que foi fácil para aqueles que possuem fé, mas sim que quando sabemos da fidelidade de nosso Deus, não somos facilmente abalados. E isso me lembra do Salmo 33, onde está escrito que a nossa esperança está no Senhor, porque ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.

Lógico, queria compartilhar uma reflexão bem pessoal, que como cristã algo me entristeceu muito esse ano, foi ver outros cristãos não dando a devida seriedade para a situação que vivenciamos. Deus dá meios e estratégias para que possamos nos proteger e a Bíblia nos ensina a sermos prudentes, no entanto, vi muitos não demonstrarem verdadeira preocupação com o próximo. 

Mas bem, voltando para a esperança, esse ano ao entrar em minhas redes sociais vi publicações do tipo “não vou comemorar aniversário, porque 2020 não valeu”, e outras com um conteúdo um tanto quanto triste, que refletia depressão e ansiedade. Então, caso você seja uma das pessoas que considera esse um ano para ser “jogado fora”, quero te perguntar, será mesmo que 2020 não valeu? 

Testemunho 

Particularmente, esse não foi um ano fácil para mim e minha família. O desemprego chegou ao nosso lar logo quando a pandemia se iniciou, mas apesar disso Deus não nos desamparou. Foi um ano em que todos em minha casa fomos tratados no mais íntimo, chamados para o secreto e confrontados. Um ano em que o orgulho precisou ser deixado de lado e em que vi cada uma das pessoas que eu convivo, inclusive eu mesma, levar o relacionamento com Deus a outro nível. 

Pensando em tudo que vivi, esse foi um ano em que a minha fé foi provada e fortalecida, pois quando não sabia mais o que fazer ou de onde viria a provisão, mais uma vez experimentava  da maravilhosa fidelidade de Deus. Eu não sei qual foi a sua dificuldade esse ano, mas quero te dizer, mantenha a sua esperança no Senhor, porque Ele age mesmo quando não somos capazes de enxergar. 

Conclusão

Bem, nesse momento quero que reflita um pouco sobre o seu ano, relembre das situações em que Deus agiu a seu favor. Como já escrevi em um post anterior, muitas vezes nos deixamos esquecer das maravilhas que nosso Senhor nos concedeu, gerando ingratidão em nossos corações, mas nosso Pai diferente de nós que somos falhos, é fiel em cumprir o que prometeu. 

Como está escrito no Salmo 117:2, a benignidade de Deus é grande para conosco, e sua fidelidade dura para sempre! Então, da mesma forma que o Senhor já fez, ele ainda fará, ele continuará cuidando de você e de sua família. Tenha esperança no único que não desampara. Espere com fé. Comece o próximo ano tendo a esperança naquele que não falha. 

Deus te abençoe! 

Agora temos um programa em áudio e imagem:

No programa de amanhã vamos justamente falar sobre balanço e retrospectiva. Inclusive, sobre aprendizados que tivemos em 2020.

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile