No texto de hoje, vamos falar sobre aquela pessoa que nos gerou, aquela que nos carregou em seu ventre e que foi escolhida por Deus para nos trazer ao mundo. Sim, nossas queridas e amadas mães.
Mas calma. Se você não é mãe, não saia agora. Leia o texto até o final, pois eu tenho certeza que podemos tirar uma lição muito incrível para nossas vidas, através de nossas mães.
Vamos lá?
O que a Bíblia diz sobre “mãe”?
Deus dá uma importância muito grande às mães, principalmente na criação de seus filhos. Junto ao pai, ambos tem a função de cuidar, proteger e trilhar a vida de seus filhos, quando crianças, nos caminhos do Senhor. E os filhos, tem como obrigação respeitar, obedecer e honrar seus pais.
“Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.”
Provérbios 1:8-9
A mãe cuida de seu filhos com seu próprio corpo e é a segunda pessoa, logo depois de Deus, a conhecer aquele pequeno, frágil e indefeso ser. A mãe zela pelo bem de seus filhos, dá carinho, abre mão de muita coisa e demonstra com amor aquilo que é certo e aquilo que é errado.
Para termos idéia do quanto o amor de mãe é algo forte e profundo, o profeta Isaías compara o amor de Deus ao amor de mãe:
“Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você!”
Isaías 49:15
O amor de mãe nos conforta e é muito claro o cuidado de Deus através da vida das mães.
Grandes mães na Bíblia
Para entendermos um pouco melhor a importância das mães nas vidas de seus filhos, queremos trazer aqui alguns nomes de mães exemplares na Bíblia:
Maria
Mãe de Jesus que arriscou sua reputação e tudo o que tinha para cumprir o propósito de Deus em sua vida. Foi chamada de bem-aventurada, por ter tido a honra de carregar o Mestre em seu ventre e dar luz ao nosso Salvador.
Eunice
Eunice foi a mãe de Timóteo (a quem Paulo escreveu a primeira e a segunda à Timóteo). Ela educou seu filho nos caminhos do Senhor e sempre na fé em Jesus.
Joquebede
A mãe de Moisés, que protegeu seu filho do faraó e foi recompensada por Deus. O cuidado de Joquebede para com a vida de seu filho também foi responsável pela libertação do povo de Deus.
Singela homenagem:
“Mãe, amor sincero sem exagero.
Maior que o teu amor, só o amor de Deus…
És uma árvore fecunda, que germina um novo ser.
Teus filhos, mais que frutos, são parte de você…És capaz de doar a própria vida para salva-los.
E muito não te valorizam…
Quando crescem, de te esquecem.
São poucos, os que reconhecem…Mas, Deus nunca lhe esquecerá.
E abençoará tudo que fizerdes aos seus…
Peço ao Pai Criador que abençoe você.
Um filho precisa ver o risco que é ser mãe…
Tudo é cirurgia, mas ela aceita com alegria.
O filho que vai nascer…Obrigado é muito pouco, presente não é tudo.
J. Bernardo
Mas, o reconhecimento, isso! Sim, é pra valer…
Meus sinceros agradecimentos por este momento.
Maio, mês referente às mães, embora é bom lembrar…
Dia das mães, que alegria é todo dia.”
Para você que não é mãe:
Aproveite esse final de semana para homenagear as mães. Por mais que estejamos em tempos de distanciamento social, use desse tempo para cuidar, amar e presentear de uma forma diferente! Ligue, agradeça e demonstre, mesmo que longe. As mães são um presente de Deus nas nossas vidas, portanto nada mais justo que agradecermos a Deus por suas vidas e cuidar de cada uma delas.
Graça e Paz.
10º Episódio do Bíbliacast JFA
No episódio de hoje, vamos falar um pouco sobre AMOR! Temos amado as pessoas da forma correta? Durante esse tempo de distanciamento social, temos amado as pessoas que vivem conosco? Vamos refletir um pouco sobre isso? Então, embarque conosco na aventura de hoje!