Existe uma grande diferença entre enterrar e plantar. Muitas vezes nós confundimos essas duas palavras e tomamos ações que nos tiram do caminho correto ou que nos levam para a direção errada.
Qual a diferença?
Mesmo que não exista na bíblia algo que compare diretamente o “enterrar” e o “plantar”, existem diversas passagens que tratam cada um desses conceitos de forma isolada.
Em Eclesiastes 3:1-2 vemos o seguinte trecho:
“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou.”
O termo “enterrar” é visto, por exemplo, no texto de Lucas 9:60, onde lemos:
“Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos. Porém tu, vai e anuncia o Reino”
Plantar é semear para se colher algo no futuro, enterrar está ligado ao sepultamento, a finalização de algo. Em nossa vida precisamos ter discernimento e sabedoria para entender a hora de plantar e quando é o momento de apenas enterrar.
Ciclos encerrados
“…As coisas antigas já passaram. Eis que surgiram coisas novas!”
2 Coríntios 5:17
Todos já ouvimos falar que a vida é feita de ciclos. Para um novo se iniciar, muitas vezes será necessário que algum se encerre.
Em determinados momentos de nossas vidas nós temos tanto apego a um ciclo que temos medo de finalizá-lo e, com isso, impedimos que outro se inicie. Nós focamos tanto nossas forças em algo, oramos por aquilo, regamos, cuidamos, investimos nossos sonhos… Enquanto Deus está falando “Solta! Enterra! Eu tenho uma semente novinha aqui em Minhas mãos para você plantar algo bem maior…”
Enterrar demonstra o ciclo natural da vida, como quando alguém que amamos se vai. O que foi vivido é honrado com respeito e dignidade, guardamos boas lembranças de tudo que passamos e levamos ensinamentos daquela época que nos fez crescer e transbordar. Mas quando é hora de se encerrar, não adianta segurar. Precisamos deixar ir quando Deus diz que quer te levar para outro lugar.
Ciclos que se iniciam
“Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.”
Isaías 43:19
Você ainda não conheceu todas as pessoas que vão te amar, ainda não visitou todos os lugares que vão deixar no seu coração um sentimento de lar. Todas as conquistas que você teve estão te levando para novas conquistas.
Você também vai ter muitos outros dias tristes onde você não vai estar 100%, não estamos imunes a isso. Mas você terá uma quantidade ainda maior de dias bons e de conquistas. Basta focar em Deus e em Suas promessas, permitir-se ser guiado por Ele. Então, no dia ruim você será fortalecido e no dia bom será agraciado.
Confie no novo de Deus, pedindo a Ele coragem para novos passos e sendo grato pelos antigos caminhos. Tudo que você já viveu te trouxe ao lugar onde está hoje e está te levando para um outro lugar ainda melhor. Não se prenda ao que foi e não se sinta ansioso pelo que virá.
Enterre o que é necessário finalizar agora e use seu tempo presente para regar e cuidar da semente que Deus entregou em suas mãos. Tenho certeza que o fruto irá te surpreender!