Ícone do site Bíblia JFA Offline

E quando bate o desânimo espiritual?

E quando bate o desanimo espiritual?

Convenhamos que nem sempre estamos animados. Às vezes bate um cansaço, uma tristeza que só por Deus. Mas aí, ao invés de procurarmos nosso Senhor, nós acabamos nos afastando mais d’Ele e de tudo que envolve Seu reino, isto é, da igreja, ministérios e tantas outras áreas importantes da nossa vida.

Acredito que muitos de nós já tenhamos passado por isso. Quando estamos passando por uma fase assim, por mais que tentemos superar, parece tão difícil. Mas chega de desânimo, de fraqueza e de tristeza! Hoje refletiremos sobre o que a Bíblia tem a nos dizer sobre esse mal espiritual que pode acometer a qualquer um de nós.

Elias na caverna

O grande profeta Elias em 1 Reis 19, mesmo depois de presenciar grandes feitos do Senhor, passou por um período de profundo desânimo. Ele estava com medo porque a rainha Jezabel havia ameaçado matá-lo, sentia-se sozinho por ser o único profeta de Deus e estava decepcionado com o povo de Israel, que havia quebrado sua aliança com o Senhor. No verso 4 do capítulo 19, Elias chega a desejar sua própria morte e pede para que Deus tire sua vida.

Contudo o Anjo do Senhor vai até Elias e dá a ele de comer e beber (1 Reis 19:5). Depois, quando ele estava na caverna, Ele é visitado pela presença manifesta de Deus, que produz um vendaval, depois um terremoto e por último fogo (1 Rs 19:11-12). E depois do fogo, o Senhor fala em um suave sussurro com Elias, lhe dá um novo ânimo, entrega boas notícias e o comissiona novamente.

É interessante notar que o mesmo Deus cuja presença produziu vendaval e fogo, é também um Deus que com voz tranquila renovou as esperanças de Elias, chamando-o novamente ao trabalho. Também passaremos por estes momentos de medo, decepção, solidão, entre outros sentimentos. Mas da mesma forma, temos um Deus que renova nossa esperança e nos chama novamente para cumprirmos nosso chamado.

O que a Bíblia diz

Pode não ser fácil nos mantermos animados, ainda mais em tempos com tantas crises como os que temos vivido. Mas como foi dito pelo nosso próprio Senhor Jesus em João 16:33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Sabemos que vivemos em uma constante batalha espiritual e por isso me pergunto o por quê deixamos de nos revestir espiritualmente.

O inimigo conhece qual a sua ferida em que ele deve tocar para lhe atingir, onde você está mais propício a cair no desânimo espiritual se for atingido. Felizmente, nosso Senhor e Salvador veio para trazer libertação das amarras do pecado e por pior que sejam as tribulações, Ele está conosco. Ele não desiste quando as coisas não vão bem.

E para se reanimar nada como meditar em na Palavra e orar a Deus. Leve os seus motivos de desânimo diante do Pai. Faça uma listinha se necessário e receba um novo ânimo e força que vem d’Ele.

5 versículos para te tirar do desânimo espiritual

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. – Filipenses 4:7

E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra. – 2 Tessalonicenses 2:16,17

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. – Isaías 40:31

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. – Mateus 11:28

Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno. – 2 Tessalonicenses 3:3

Bíblia JFA Offline

Deus te abençoe!
_______

Episódio 58 do Bíblicast JFA

Como você lida com os seus sentimentos?

No episódio de hoje falaremos um pouco sobre sentimentos e a importância de lidarmos corretamente com eles. Então, aperte o play e venha aprender mais sobre a palavra de Deus!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile