Ícone do site Bíblia JFA Offline

Dons e talentos: quais são e para que servem?

Dons e talentos: quais são e para que servem?

Muitas dúvidas são geradas no meio cristão acerca dos dons. E, por mais que muitos tenham conhecimento sobre isso, ainda existem muitos em dúvida sobre essa questão.

Claro, existem várias linhas de pensamento cristãs. Portanto, falarei ao longo deste texto usando passagens bíblicas e evitando me posicionar de acordo com minha opinião, que vai de acordo com a denominação a qual eu me encaixo no corpo de Cristo.

Dons e talentos

Primeiro, temos que entender que existem diferenças entre dons e talentos. Um talento é resultado de algo que já vem em sua genética ou de um treinamento em algo. Um dom espiritual é o resultado do poder do Espírito Santo, agindo através de você. Por exemplo, não vou dizer que tocar violão é um dom espiritual que Deus me deu. Mas Deus me deu um talento ou uma facilidade para aprender a tocar.

Para que servem os dons e os talentos?

Antes de fazer qualquer coisa, em qualquer área da vida, gosto de buscar um propósito para isso. Siga meu raciocínio: você pode comprar um relógio, mas que utilidade ele teria se você o deixasse guardado em uma gaveta? Da mesma forma, você deve conhecer o propósito dos dons e talentos que nos são dados por Deus. Esses presentes que são confiados às nossas mãos não são brinquedos. Muito menos posses que obtivemos por algum mérito ou por sermos cristãos super-especiais. Eles são ferramentas entregues em nossas mãos para ajudar na obra do Reino de Deus.

I Pedro 4:10-11 – Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

Quais são os dons espirituais citados na Bíblia Sagrada?

Existem três listas de dons espirituais na Bíblia (Rm 12, 1Co 12 e Ef 4). Na minha opinião, a mais detalhada é a relatada por Paulo aos coríntios. Que cita os dons de:

Palavra de Sabedoria: É a capacidade que o Espírito Santo dá a uma pessoa para oferecer um conselho sábio baseado na Palavra de Deus;

Palavra de conhecimento: é a capacidade que o Espírito Santo dá a uma pessoa para ter um conhecimento especial sobre uma situação ou alguém;

Habilidade para profetizar: não consiste necessariamente em prever uma situação futura, mas em proferir uma mensagem especial do Espírito Santo;

Fé: não se refere à fé habitual que todo cristão deve ter em relação à salvação. Mas é uma habilidade sobrenatural dada pelo Espírito Santo para confiar plenamente em Deus em qualquer situação;

Cura: Como o próprio nome diz, é a capacidade que o Espírito Santo dá a alguém para orar por curas;

Operação de milagres: é o dom que o Espírito Santo dá a alguém para mostrar situações sobrenaturais;

Discernimento sobre espíritos: é o discernimento que o Espírito Santo dá a alguém para que ele saiba quando uma mensagem vem diretamente de Deus ou de um enganador;

Variedade de línguas: refere-se à linguagem espiritual. Que o Espírito nos dá para nossa própria edificação;

Interpretação de línguas: refere-se à capacidade de compreender o significado de diferentes línguas. A única maneira de edificar a igreja através da oração em línguas é se houver também um intérprete.

Quais são os melhores talentos?

Não há talento melhor ou pior. Alguém que toca instrumentos deve fazê-lo para a glória de Deus. Quem tem habilidades nas artes plásticas também. Alguém que tenha uma capacidade motora mais avançada também deve fazê-lo para a glória de Deus. Portanto, qualquer habilidade que você tenha possui apenas um propósito.

Posso ter todos os dons?

Sim. Paulo deixa claro em 1Co 12:31 que devemos buscar os melhores dons para ajudar na obra de Deus. Mas também deixa claro que um corpo tem muitas partes. Cada um tem sua função específica e deve estar satisfeito em usar as ferramentas dadas por Deus para a edificação de todo o corpo.

1Co 12:12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. (13) Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. (14) O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. 

Portanto, como o próprio apóstolo Paulo disse: busquem os melhores dons. Mas nunca se esqueça de que eles servem para manifestar o amor de Jesus Cristo aos outros e para ajudar no Reino de Deus!

Que a graça e a paz de Jesus Cristo estejam com todos os irmãos e irmãs em todos os momentos e sejam manifestadas através dos melhores dons, para todo o sempre! Amém!

Sair da versão mobile