Por muito tempo tive dúvidas acerca da diferença entre dons e frutos. E o significado é tão profundo e belo. Quando entendemos essa diferença, nos sentimos parte de algo e isso nos enche de esperança e identidade.
Um bom solo
“Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.”
Mateus 12:33
Aquilo que Deus faz e derrama sobre nós é o dom. Fruto é o resultado do que eu faço com o dom que Ele me deu. Se o dom é a semente que Deus dá, ele diz muito mais sobre o Senhor. O fruto fala mais sobre o tipo de terra na qual aquela semente foi depositada. Ou seja, nós.
Tudo que recebemos d’Ele deve ser usado em prol do Reino. Nós somos agraciados por Ele para assim podermos servir melhor uns aos outros a fim de que construamos da melhor forma o caminho até Seu Reino. Essas sementes plantadas em nosso coração, os dons que recebemos da graça do Pai, precisam ser regadas e cultivadas. Através do cuidado que temos para com esses presentes d’Ele, frutos são gerados para a Eternidade.
Mas mesmo que essa semente seja lançada por Ele, que o crescimento dela esteja baseado na nutrição do Pai e que a água que a rega também tem de vir d’Ele, mesmo Ele sendo a fonte de TUDO… nós precisamos trabalhar para sermos bons solos, terra fértil. Precisamos liberar espaço para que a luz d’Ele alcance esse solo, para que a água do Senhor traga vida para cada raiz.
Uma boa semeadura
“Permaneçam em Mim, e Eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em Mim. Eu sou a videira. Vocês são os ramos. Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto. Pois sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma.”
João 15:4,5
Precisamos nos render aos planos para permitirmos a manifestação desses dons derramados. Isso não apenas muda nossa vida, como também das pessoas ao redor, produzindo um impacto direto na Eternidade.
Isso é produzir frutos para a Eternidade: Permitir a manifestação dos dons e talentos, trazendo pessoas para Deus e levando o conhecimento de Quem é Jesus para as pessoas.
Cada um tem um propósito especial na vida e essa contribuição para com o Reino é única, assim como Ele nos fez únicos, mesmo que façamos parte de um corpo maior. Essa graça derramada demonstra o amor e cuidado de Deus para com o Reino, o corpo e (não menos importante) para conosco.
E isso requer responsabilidade, humildade e um coração disposto a colocar em prática tudo que Deus nos dá como direção.
Uma boa colheita
“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”
Salmos 1:3
Peça para que Deus te guie, entregando sabedoria e discernimento ao seu coração para que você possa usar esses dons e talentos da melhor forma, visando o Eterno, não o terreno.
Essa capacitação só pode vir d’Ele, o bom fruto é gerado em nós apenas quando estamos n’Ele, pois nada disso que eu falei até agora nasce da sua força, mas das mãos do Pai. Através de Sua graça podemos ser canais de cura, consolo, esperança, transformação, crescimento…
Deus confiou em nossas mãos grandes coisas para serem moldadas e aperfeiçoadas com a ajuda de Suas mãos. O que vem do Pai tem um poder avassalador de transformar tudo ao redor. Tudo que vem d’Ele é semente. Ele não joga pedras para nos enganar, nos fazendo esperar por uma colheita que não acontecerá. O que Ele faz prospera e sempre exista a promessa de que haverá uma colheita ainda maior do que esperamos.
Nossa vida precisa ser um testemunho vivo do amor e da graça do Pai, pois é por isso que vivemos. Isso acontece à medida em que utilizamos nossos dons para fazermos a diferença ao mundo, trazendo glória ao nome d’Ele.