Ícone do site Bíblia JFA Offline

Deus pediu o filho, e agora?

Deus pediu o filho, e agora?

Vamos começar definindo o que é o filho nesse caso? Quando falamos do filho, falamos daquilo que tem real valor para mim e para você, daquilo que sentimos que não conseguiríamos ficar sem.

Imagine que chega um dia em que o Senhor vem e te pede o filho, ou seja, pede que você entregue algo que ama muito. O que você faria nesse momento?

Abraão e Isaque

Existe uma história bíblica muito conhecida, relatada em Gênesis desde o capítulo 18 até o 22, que fala sobre isso.

A história começa com uma promessa: mesmo sendo Abraão de idade avançada, o Senhor promete que ele teria um filho. Essa criança era o tão aguardado Isaque. Sara, sua esposa, era idosa e já havia passado da idade de ter filhos. Contudo, a Palavra de Deus jamais falha e Sara engravidou mesmo em sua velhice, dando a luz ao filho da promessa.

A Bíblia relata que após algum tempo, quando Isaque já era uma criança crescida, Deus pediu a Abraão que entregasse seu filho como sacrifício. Em obediência, no dia seguinte, Abraão prepara a lenha para o holocausto e segue para o lugar que Deus havia indicado.

Você teria coragem de fazer isso? Honestamente acho que eu não teria. Mas Abraão fez. E o interessante é a fé que ele demonstra, pois antes de subir com Isaque ao monte, ele fala para os servos que o acompanhavam na viagem:

E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

Gênesis 22:5

É lindo pensar na fé que Abraão demonstrou. Essa declaração é surpreendente porque Abraão sabia da promessa e do que Deus planejava fazer a partir de seu filho, mas ao mesmo tempo sabia que Deus ali havia pedido que ele o sacrificasse. Será que ele acreditava que mesmo que Isaque fosse sacrificado poderia retornar das cinzas? Fato é que, independente do que Deus fizesse, Abraão precisou confiar o futuro aos cuidados do Senhor.

Nosso Isaque

Todos conhecemos o deslanchar dessa história bíblica: Abraão coloca seu filho sobre o altar e antes mesmo que ele começasse o que tinha que ser feito, o Senhor o impediu, provendo o cordeiro.

Mas e nós? Como ficamos nessa situação? Afinal, o que você faria se o Senhor pedisse para entregar o seu Isaque?

É uma decisão difícil e muitas vezes esse Isaque é algo que você trabalhou duramente para ter, para concretizar. Pode ser um ministério, um negócio, uma coisa que só você sabe a importância que tem. O que você faz? Você entrega?

Abraão demonstrou grande fé e obediência ao levar seu filho para o sacrifício e esse é um exemplo que temos que tomar para nós, por mais difícil que seja.

Deus te abençoe,
Ana.

Sair da versão mobile