Ícone do site Bíblia JFA Offline

Deus não une pessoas…

Deus não une pessoas…

…Une propósitos!

Essa frase é comum, mas ela faz sentido biblicamente? Vamos refletir juntos.

Estamos quase no dia dos namorados, por isso pensei em escrever algo aqui sobre relacionamentos. Não o relacionamento amoroso em específico, mas qualquer que seja a conexão que você tenha com um próximo.

Sobre Propósito

E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,
isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Efésios 1:9-10

No dicionário, propósito significa intenção. Quando as intenções, buscas e desejos de duas pessoas estão alinhados, é o momento em que se relacionarem se torna natural. Deus convergiu em Cristo todas as coisas. E Ele une os nossos corações em torno de Seu bom propósito e vontade. Dessa forma, somando nossas forças, podemos expressar o Seu Reino juntos.

Para um corpo ser corpo cada membro precisa estar alinhado e focado em ser funcional. Duas pernas apenas nos fazem chegar a algum lugar quando ambas estão alinhadas ao mesmo objetivo, que é movimentar-se em uma mesma direção. Quando alguma delas desvia-se desse caminho ou encontra algum obstáculo, nós tropeçamos e caímos. E essa é a vida em unidade com outros. Por isso Deus nos une em torno de Seus propósitos, para que nossos caminhos sejam ligados ao mesmo ponto de chegada.

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” – Efésios 4:16

Vale ressaltar que termos propósitos em comum como buscar o aumento do Corpo, a expansão do Reino, prosseguirmos em santificação, entre outros, não significa que somos iguais. É justamente na singularidade e dons especiais de cada um, que juntos podemos viver a boa e perfeita vontade do Pai.

Unidos pelo Espírito Santo

Como vimos acima, é bem verdade que Deus nos une em torno de Seu Bom Propósito e de Sua Perfeita vontade, mas isso não significa que Ele não nos una como pessoas também.

Efésios 4 nos exorta também a fazermos de tudo para preservar a união que o Espírito Santo nos dá. Como dizem os versos 4, 5 e 6:

Há um só corpo e um só Espírito, como também vocês foram chamados numa só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e que está em todos.

E o mesmo Espírito Santo que nos une como pessoas, produz em nós Amor, bondade, fé e nos capacita a vivermos na prática a unidade do Corpo de Cristo.

Prontos para priorizar e amar

Ainda sobre a analogia dos passos que damos: para nos movermos é necessário que uma perna impulsione enquanto outra está apoiada. E isso vai se alternando na medida em que andamos. Entenda seu momento de apoiar alguém e impulsionar essa pessoa, respeite o momento em que outra pessoa está aqui para te apoiar e impulsionar, mas priorize sempre dar do que receber.

A vida em união e em um só propósito vem acompanhada de amor e prioridade. Deus nos chama para priorizarmos as pessoas que nos rodeiam, amarmos acima de tudo através da misericórdia que Ele tem e nos entrega.

Nós recebemos um amor incondicional, que perdoa, suporta, entrega e honra. Ele não nos deu tudo isso em abundância para nós retermos apenas dentro do nosso próprio ser, mas para dividirmos com outras pessoas.

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros“- Romanos 12:10

Quem nos torna aptos a amarmos dessa forma é o Espírito Santo.

Para Concluir:

Lembre-se de viver para os propósitos Eternos do Pai. Permita que a ação do Espírito Santo seja real em sua vida e em seus relacionamentos, pois é Ele quem torna possível a vida em unidade. É Ele também que nos enche de amor e bondade para que seja possível vivermos em unidade, priorizando e honrando uns aos outros.

Sair da versão mobile