Ícone do site Bíblia JFA Offline

Deus é amor e fogo consumidor! E o que isso significa?

Deus é amor e fogo consumidor! E o que isso significa?

O termo fogo consumidor é muito usado no meio cristão, mas você sabe o que significa? Você possui dúvida sobre se uma coisa contradiz a outra? Bem a nossa reflexão de hoje visa entender de onde vem esse termo, porque a usamos? Qual seu significado? E como o amor de Deus se relaciona com seu fogo consumidor?

Para começar na Bíblia o fogo aparece muitas vezes relacionado diretamente a Deus, como símbolo de sua presença em algum aspecto. Exemplos disso é quando Deus faz sua aliança com Abraão em Gênesis 15:17, ou quando convoca Moisés quando ele avistou uma sarça ardente em Êxodo 3:2. Ainda tem também a coluna de fogo que acompanhava os israelitas, relatada em Êxodo 13:21.

Então como podemos ver o fogo pode representar o símbolo de sua presença. O fogo também é usado para purificação, algo que vemos em nosso dia a dia, mas que espiritualmente representa a santidade, sendo esta um dos atributos morais de Deus, pois ele é plenamente santo e é a fonte de toda santidade. Como está escrito em Habacuque 1:13, a santidade de Deus é tamanha que seus olhos não podem contemplar a iniquidade.

Então, por que Deus é fogo consumidor?

Deus é fogo consumidor porque Ele é plenamente justo, puro e santo. Sua santidade não tolera o pecado e sua justiça exige a punição da transgressão de sua Lei. Essa verdade é um alerta para que sirvamos a Deus de modo com reverência e santo temor.

Ao mesmo tempo, Deus está disposto a perdoar todos aqueles que verdadeiramente se arrependerem de seus pecados, tanto que deu seu único filho para morrer por nós, para que assim todo que nEle crê, não pereça, mas tenha vida eterna e aqui que se manifesta o seu amor. Nosso Pai, ama tanto a nós que está disposto a perdoar todos os nossos pecados.

Então, o fato de Deus ser fogo consumidor, não contradiz o fato dele ser Deus de amor. Na verdade, uma coisa complementa a outra, o que é maravilhoso e se revela em Deuteronômio 4:24, onde está escrito: “Porque o Senhor, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso“. E pensando sobre isso, o cristão deve servir a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor, como é descrito em Hebreus 12. O motivo disto está no decorrer do texto: “Porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hebreus 12:28,29).

E o que isso significa?!

Na Bíblia Deus se como fogo consumidor por dois motivos principais: para consumir a oferta pelo pecado ou para consumir o pecador indigno. Hoje podemos ter nossos pecados perdoados ao aceitar Jesus, então não precisamos mais oferecer sacrifícios de animais como antes de Cristo, o que mostra a grandiosidade de sua obra. Pois, se hoje Deus não vem como fogo consumidor sobre nós, é porque sua ira contra o pecado caiu sobre Cristo em seu sacrifício.

No entanto, aqueles que não aceitam a Cristo como seu salvador e assim não são perdoados pelos seus pecados, tentam se aproximar de Deus com seus próprios pecados e nos dias finais conhecerão verdadeiramente por que Deus é fogo consumidor, pois Ele revelará a sua justiça.

Este é um assunto muito delicado, pois nos lembra que assim como Deus é amor, ele também é um Deus de justiça e a sua santidade chega a ser constrangedora a nós pecadores que estamos em constante aprendizado. Mas também nos lembra da soberania de Deus, do poder imensurável dAquele que servimos e isso é maravilhoso. Que possamos sempre ter isso em mente, buscando uma vida justa aos olhos de Deus.

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile