Ícone do site Bíblia JFA Offline

Deus é a Sua Palavra

Deus é a Sua Palavra

“No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus” (João 1:1)

Amo os momentos em que começo a refletir sobre esse versículo. É nessa hora que enxergo Deus como alguém inexplicável e de um tamanho e simplicidade incomparáveis. O próprio Deus se intitula como um verbo. E através disso, deixa claro que o contato com Ele é simples e acontece naturalmente quando nos prontificamos a ouvi-lo.

As coisas ficam ainda melhores quando João expõe o Filho como o próprio Deus. Dizendo que antes de tudo, a palavra de salvação já existia. Isso me faz pirar quando penso que Deus já deixou absolutamente tudo pronto para que adentremos o Reino e vivamos em comunhão com Ele, como era no começo de todas as coisas, no Éden.

Inconformismo com a igreja

Tenho presenciado momentos realmente tristes em relação a muitas igrejas. Com a sociedade valorizando cada vez mais uma cultura onde o “eu” deve estar plenamente satisfeito antes do próximo. Vemos o homem correndo atrás da plenitude terrena e da satisfação dos prazeres da carne. Pior ainda, vemos a igreja sendo contaminada com essa cultura.

Com isso, as igrejas que pregam uma teologia voltada à satisfação ganham força. Muitas pregam mais sobre benefícios terrenos do que sobre o Verbo que se fez carne e se entregou por amor de muitos. Esse tipo de mentalidade nos faz pensar que o evangelho se vive fora, naquilo que é exterior e visível. Que era exatamente o que faziam os fariseus na época em que Jesus caminhava como homem de carne e osso. Ignoramos e negligenciamos a mudança do nosso eu interior e buscamos respostas em profecias e grandes “moveres espirituais” ao invés de ouvirmos a voz do Criador na sua própria Palavra.

O misticismo nas igrejas

Não adianta negar. Todos temos vontade de saber sobre as coisas que ainda vão acontecer, sobre o que precisamos fazer e onde iremos chegar. Satanás sabe bem desse desejo e ama ver tantas pessoas buscando respostas em horóscopos, em prognosticações baratas e doutrinas de demônios. O problema é ver que não só as pessoas não crentes tem se rendido a isso, mas também alguns evangélicos.

Esse misticismo infelizmente acaba sendo implantado também dentro da igreja. Vamos a um culto apenas por conta das profecias e para vivermos uma experiência sobrenatural. Sem de fato ouvirmos a voz do Pai e buscarmos discernimento n’Ele.

1 Timóteo 4:1 O Espírito afirma claramente que nos últimos tempos alguns se desviarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a ensinamentos de demônios, (2) que vêm de indivíduos hipócritas e mentirosos, cuja consciência está morta.

As respostas estão no próprio Deus

Isso acaba nos cegando e trazendo uma barreira ao entendimento de que o próprio Deus se intitula como um verbo, vivo e diz que tudo o que necessitamos está nas palavras que saem de Sua boca. Todas as respostas são dadas através da Bíblia, que é a manifestação do próprio Deus e da inspiração divina.

2 Timóteo 3:13 Mas os perversos e os impostores irão de mal a pior. Enganarão outros e eles próprios serão enganados. (14) Você, porém, deve permanecer fiel àquilo que lhe foi ensinado. Sabe que é a verdade, pois conhece aqueles de quem aprendeu. (15) Desde a infância lhe foram ensinadas as Sagradas Escrituras, que lhe deram sabedoria para receber a salvação que vem pela fé em Cristo Jesus. (16) Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. (17) Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra.

Se nos disciplinamos em ler mais a Bíblia e focarmos nos ensinamentos baseados num Cristianismo puro e simples, de maneira nenhuma seremos enganados e certamente teremos as respostas necessárias para uma vida plena e de paz e graça abundantes da parte do Senhor, já que Ele é a própria Palavra.

A Palavra é viva e poderosa

Esses dias estava ensinando algumas coisas para um ateu. Explicando fundamentos básicos sobre Jesus e sobre a mensagem da cruz. Crendo no fluir dos dons, comecei a orar internamente pedindo palavras de conhecimento e sabedoria para quebrar qualquer dureza de coração daquele homem. Senti Deus falar uma frase: “a minha Palavra basta”. Isso me fez pensar melhor sobre o poder e a eficácia da Bíblia. Sabendo que o próprio Deus é o Verbo, se utilizamos o Verbo para manifestar poder, usufruímos do poder do próprio Deus quando falamos do Verbo.

Hebreus 4:12 Pois a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumes, que penetra entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e traz à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos.

Ensinamento final

Como um ensinamento final, digo a todos os irmãos que guardem o Verbo em seus corações. Essa é a plenitude do Pai para com os seus filhos. Que haja plena comunhão entre ambos.

Salmos 119:1 “Como são felizes os íntegros, os que seguem a lei do Senhor! (2) Como são felizes os que obedecem a seus preceitos e o buscam de todo o coração.
(4) Tu nos encarregaste de seguir fielmente tuas ordens. (5) Meu grande desejo é que minhas ações sempre reflitam teus decretos. (6) Então não ficarei envergonhado quando meditar em todos os teus mandamentos.
(8) Obedecerei a teus decretos; por favor, não desistas de mim! (9) Como pode o jovem se manter puro? Obedecendo à tua palavra. (10) De todo o meu coração te busquei; não permitas que eu me desvie de teus mandamentos. (11) Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti.
(13) Recitei em voz alta todos os estatutos que nos deste. (14) Alegrei-me com o caminho apontado por teus preceitos tanto quanto com muitas riquezas. (15) Meditarei em tuas ordens e refletirei sobre teus caminhos. (16) Terei prazer em teus decretos e não me esquecerei de tua palavra. (17) Trata teu servo com bondade, para que eu viva e obedeça à tua palavra.”

Vamos conversar!

Para um contato mais pessoal comigo, me encontre no instagram pelo nome @zmbrandao. Você pode seguir também o perfil da @bibliajfa!

Não se esqueça de nos enviar seu testemunho através do e-mail contato@bibliajfa.com.br. Queremos ouvir sobre suas experiências com Deus.

Sair da versão mobile