Ícone do site Bíblia JFA Offline

Deus cuida dos enfermos!

Deus cuida dos enfermos!

Hoje começarei o texto afirmando a você que Deus segura a nossa mão em todos os momentos, mas principalmente quando não há ninguém por perto. Esse fim de semana retirei meus quatro sisos e que agonia foi essa cirurgia, assim que cheguei na clínica descobri que ninguém poderia entrar comigo na sala, o que para mim a princípio foi um tormento. Como passei muito tempo no hospital em minha infância, costumava ficar bem nervosa quando via agulha.

Então, lá me vi, em uma cadeira de operação, com três dentistas envolta de mim, colocaram um pano para proteger meu rosto durante a cirurgia e então começaram a administrar a anestesia local, com uma agulha que para aqueles que não se sentem muito confortáveis, mais parece ter o dobro do tamanho que realmente tem. Estava com medo, me sentindo sozinha e desconfortável, mas aí lembrei que não estava sozinha e que meu Senhor é o médico dos médicos.

Foram 3 horas de cirurgia e durante esse tempo orei do início ao fim, o que me manteve firme e forte naquela cadeira, porque por mim, parava no primeiro dente. Em alguns momentos sentia que iria desmaiar de tanta dor, mas respirava fundo e sentia o conforto de Deus sobre mim, sabia que Ele estava cuidando para que tudo fosse bem. E agora quero trazer a história de três personagens bíblicos inspiradores, que foram curados de enfermidades inclusive muito mais grave do que uma cirurgia de siso.

A esterilidade de Ana

Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.

1 Samuel 2:2

A história de Ana é contada em 1 Samuel 1 e 2. Se Ana não tivesse passado pelo que passou, muito provavelmente, nós não conheceríamos a história do profeta Samuel como a conhecemos. Ana era estéril e em decorrência disso era constantemente humilhada pela sua rival Penina (1 Reis 1:6).

Um dia no templo, bastante triste com a sua condição, Ana orou, chorou e clamou ao Senhor. Ela fez-lhe um voto: se Ele lhe concedesse um filho, Ana o consagraria, entregando-o para servir a Deus diariamente da sua vida. Para a glória e louvor do Senhor, assim aconteceu.

Ana engravidou, teve um filho e cumpriu o seu voto. Esse filho foi um grande homem de Deus na história de Israel, conduzindo o povo, ungiu reis e profetizou a Palavra do Senhor ao seu povo. Deus usou grandemente a vida do sacerdote e juiz Samuel. Deus tornou a amargura de Ana em alegria e contentamento

O cego de nascença

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: creio, Senhor. E o adorou. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: também nós somos cegos?

João 9:35-40

A história do homem que nasceu cego é narrada no evangelho de João, capítulo 9. Jesus o viu e seus discípulos lhe questionaram sobre quem teria pecado, se os pais ou o próprio homem, por nascer cego. Até hoje é comum o pecado ser vinculado à causa de alguém estar doente.

Apesar de o mal ter entrado no mundo devido ao pecado universal, nem sempre a doença é sinal de um pecado específico. Deus está no controle e, por vezes, usa até mesmo a doença para os seus propósitos.

Jesus surpreendeu seus discípulos, respondendo que o cego nasceu assim para que a obra de Deus fosse realizada através de sua vida (João 9:3). O homem foi curado da cegueira de nascença, sendo prova de que Deus é poderoso e muito mais que de uma cura física, Ele pode nos curar da cegueira espiritual.

Naamã – Alto general fortemente doente

Naamã era um sírio, general de alta patente, que tinha uma doença terrível para a sua época. A história dele é contada nem 2 Reis 5. Apesar dos seus recursos, poder e fama, aquele homem não tinha grande possibilidade de cura nem de tratamento médico para a lepra. Mas havia uma menina, que servia em sua casa, trazida cativa de Israel, que testemunhou acerca do profeta de Deus. E Naamã creu. O Deus de Israel, todo-poderoso, poderia curar qualquer doença.

Após relutar com orgulho, Naamã se humilhou e obedeceu à palavra do profeta Eliseu. Mergulhou no rio Jordão sete vezes e viu o grande milagre: a sua pele foi totalmente restaurada, para glória de Deus. O general Naamã reconheceu não haver ninguém como Deus.

Esta história nos mostra que, além de curado de sua doença, Naamã saiu crendo no único e verdadeiro Deus. A cura do comandante sírio trouxe glória ao nome de Deus, sendo inclusive lembrada por Jesus em Lucas 4:27. Deus estende a Sua misericórdia e salva aqueles que confiam, de todos os povos e nações. Vale a pena acreditar em Deus! 

Conclusão

Muitas vezes não compreendemos o propósito de Deus, quando enfrentamos uma enfermidade ou temos que passar por alguma adversidade. Mas aprendemos aqui, que a questão não deve ser o porquê, mas sim o para quê de determinada doença ou situação adversa. Devemos crer no Senhor Jesus, nos colocando em suas mãos, enxergando pela fé, que Deus pode usar esse evento para Sua glória e para o nosso crescimento.

Até mesmo a cirurgia que fiz serviu para entender que não preciso ter medo de agulhas, por mais desconfortável que seja, não é um mal que dura para sempre, é momentâneo e logo passa. Talvez você esteja enfermo ou tenha que passar por um procedimento que te deixe com medo, mas saiba que Deus segurará sua mão, mesmo que ninguém possa estar ao seu lado.

Deus te abençoe!

Informação importante!

Se você deseja ouvir o áudio de reflexões como essa, CLIQUE AQUI e baixe o nosso novo aplicativo de meditação cristã Mente Renovada.

#10 | PAPO Podcast – ASAPH BORBA – Cantor, Compositor e Escritor

O PAPO, é um podcast cristão que traz diferentes pessoas para falarem sobre seus ministérios. Não tem tema especifico. Os assuntos acontecem sem pauta, como na vida.

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile