Em alguns momentos, teremos a oportunidade de nos estagnar e ficar presos, voltar ao passado e reabrir uma ferida, ou seguir em frente.
E então, teremos que tomar uma decisão importante: prosseguir para o desconhecido e ter novas experiências incríveis, ou permanecer no lugar habitual, onde está nossa zona de conforto, não avançando para as promessas de Deus.
Afunde a segunda opção
Provavelmente, você já ouviu a expressão ‘Queimar os barcos’. Ela está ligada a Hernán Cortés, que, em 1519, mandou queimar os navios para que seus soldados não pudessem recuar.
Mas vemos muito dessa expressão em algumas histórias da Bíblia, como em 1 Reis 19. O profeta Elias encontra Eliseu e o chama para ser seu sucessor. Como resposta, Eliseu realiza um gesto radical: ele mata os bois com os quais estava trabalhando e queima o equipamento, simbolizando o fim de sua antiga vida. Essa atitude mostra sua decisão de seguir a Deus sem reservas ou planos de retorno.
É isso que a expressão significa: não ter plano de retorno. Os soldados de Cortés só tinham uma opção: seguir em frente e lutar por um futuro melhor.
Quando o assunto é seguir a Jesus, não podemos hesitar nem ter um segundo plano em mente. Devemos apenas queimar tudo o que temos para abrir espaço ao que receberemos na caminhada com Deus. Desfaça o plano B.
Confie na direção de Deus
A Bíblia nos ensina em diversas passagens que seguir a Deus muitas vezes exige abandonar o passado. Quando queimamos nossas ‘carroças’, quando afundamos nossos barcos, sejam relacionamentos, hábitos ou planos antigos, damos espaço para que Deus faça algo novo em nossas vidas.
Em lugares novos, com pessoas novas e ensinamentos que nos moldam de uma maneira nunca vista antes.
O ato de Eliseu é um exemplo de como a obediência a Deus envolve sacrifícios. Jesus reforça essa ideia em Lucas 9:62, dizendo que quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus. Eliseu deixou sua estabilidade para seguir o chamado divino, confiando completamente no propósito de Deus. Ele caminhou para o desconhecido com confiança, pois conhecia de perto Aquele que o chamou.
Conheça e siga-O
“Àqu’Ele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o Seu poder que atua em nós, a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!”
Efésios 3:20-21 (NVI)
Se você conhece a Deus e sabe Quem Ele é, então você não precisa esperar conhecer o caminho para poder segui-Lo.
A vida com Deus é entrega e sacrifício. À medida que essa devoção acontece, damos espaço para que Ele faça infinitamente mais do que aquilo que derramamos aos pés d’Ele.
Ao queimar as carroças, Eliseu não apenas renunciou ao passado, mas também sinalizou sua total confiança no futuro que Deus havia preparado. Ele não deixou espaço para dúvidas ou hesitações.
O que você precisa ‘queimar’ em sua vida para seguir a Deus completamente?
Não hesite em seguir o Senhor!
Comments are closed.