Tenho visto muitos irmãos e irmãs de todo tipo de denominação com atitudes que as vezes me causam estranheza. Não sou daqueles crentes que se escandalizam com qualquer coisa. Sendo um jovem, tenho uma visão muito ampla sobre a liberdade que Deus nos concede. Porém, acredito que certas coisas deveriam ser levadas com mais consideração por todos. Por amor aos outros e em respeito a fé das pessoas a nossa volta.
“Apenas Deus pode me julgar”
De fato, a ninguém cabe a tarefa de julgar qualquer pessoa, por qualquer que seja o motivo. Mas será mesmo que tudo é julgamento?
A todo momento vejo cristãos que evitam exortar a outros por medo de serem vistos como julgadores. Isso dificulta muito a vida dos líderes e a expansão do Reino. Já que muitos erros acabam não sendo tratados e ficam escondidos. Além de vistos como coisas “normais” por muitos.
É o caso de cristãos que não acham que a decência e a moral cristã tem tanto valor na sociedade que vivemos hoje. Então vemos homens e mulheres que se dizem ser patrimônio do Senhor frequentando festas repletas de músicas de baixo calão. Falando montoeiras de palavrões. Se embriagando. Postando fotos carregadas de sensualidade entre outras coisas dispensáveis.
Como disse, não cabe a mim julgar. Mas minha intenção com esse texto é esclarecer sobre o quanto nossas ações podem causar efeitos negativos na fé de outras pessoas.
Mantenha sua consciência limpa
A Bíblia cita em diversas passagens sobre a importância de estarmos com a consciência limpa. O único modo, no caso, é através de Jesus Cristo. Afinal, mesmo alguém que não conhece as leis de Deus, pelo Espírito Santo, consegue purificar sua consciência.
Hb 10:22 “Entremos com coração sincero e plena confiança, pois nossa consciência culpada foi purificada, e nosso corpo, lavado com água pura”.
Rm 2:15 “…a lei está gravada em seu coração, pois sua consciência e seus pensamentos os acusam ou lhes dizem que estão agindo corretamente”.
O maior problema no entanto é quando, por falta de exortação, a mente da pessoa que está agindo de forma não condizente com uma moral cristã, acaba sendo cauterizada de uma forma que ela não é mais capaz de distinguir o bem e o mal com facilidade. Até que esta nega qualquer repreensão posterior.
De qualquer forma, devemos lembrar que nossas atitudes podem levar alguém de consciência mais fraca a tropeçar, e isso é extremamente grave!
1Co 8:9 “Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos. (…). (11) Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem. (12) Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo“.
A exortação é importante
Gl 6:1 “Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. (2) Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”.
Jd 22 “Tenham compaixão daqueles que duvidam; (23) a outros, salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne.
É óbvio, de nada adianta um irmão corrigir um outro quando não se tem autoridade para tal. E a autoridade que quero dizer é referente a ser alguém que não tem problemas na mesma questão que está tentando corrigir no outro. Nessa hora, temos de lembrar do cisco no olho do próximo e na trave de madeira que está sobre o nosso (Mt 7:3).
Mas o principal é ajudar uns aos outros para que haja sempre uma correção na forma como um irmão conduz sua vida com Cristo. Afinal, não somos perfeitos e precisamos todos de exortação!
Faça tudo com amor
Primeiramente, ore a Deus pedindo discernimento e sabedoria para lidar com mansidão com um irmão que está cometendo faltas graves.
Depois, tente entender o que há de errado e as coisas que induzem essa pessoa a erros. É muito mais eficaz tratar um problema em sua raiz!
No final das contas, lembre-se que o amor é o que há de mais importante (1Co 13:13). Então em nenhuma ocasião deve-se expor o erro da pessoa a qual está se tentando auxiliar. Trate todos os irmãos da mesma maneira que gostaria de ser tratado, com zelo, cuidado e carinho.
Assim, teremos a cada vez mais, uma igreja fortalecida e que vive de acordo com aquilo que é da vontade de Deus.
Vamos conversar!
Para um contato mais pessoal comigo, me encontre no instagram pelo nome @zmbrandao. Você pode seguir também o perfil da @bibliajfa!
Não se esqueça de nos enviar seu testemunho através do e-mail contato@bibliajfa.com.br. Queremos ouvir sobre suas experiências com Deus.
___________
meu irmão Eliton Amauri Prazybysz ele passa com muitas necessidades de dor e falta
da irmã Erica Przybysz mas ele não sabe ter amor e fé devo perdoar meu irmão por tudo
que ele já comenteu o pecado?
Gostei muito, foi esclarecedor, mais as vezes o irmão não quer ser ajudado mesmo sabendo ele que esta indo pelo um caminho ruim e esta cego não escuta ninguém, e aí o que se pode fazer em uma situação assim
Foi bem esclarecedor muito obrigado continue a obra de Deus e vosso filho Jesus Cristo
Bom dia a todos, sou marina da Noruega, tenho um testemunho para falar
sobre .. aconteceu de eu conhecer um certo lançador de feitiços que foi apresentado a mim
da minha amiga que sofria de câncer há 2 anos .. ela me contou como vai
câncer foi curado por um certo espiritualista chamado agbalagba, eu precisava
conhecê-lo porque estava tendo problemas com meu casamento e meus negócios ..
meu marido era um bêbado alcoólatra e isso me deu uma noite sem dormir como esposa
e uma mãe .. eu contatei gbalagba e ele prometeu restaurar tudo
na minha vida de volta, hoje estou muito feliz e muito feliz porque ele manteve
sua promessa .. você pode contatá-lo pelos seguintes motivos .. SE VOCÊ QUISER
SEU EX AMANTE DE VOLTA, SE VOCÊ QUER UM FEITO DE AMOR, SE VOCÊ PRECISA DE CURA PARA ALGUMA
DOENÇAS, feitiço de loteria, feitiço de proteção … etc, eu prometi contar ao mundo
de sua grandeza em todos os lugares que eu vou .. contate-o através deste
email: agbalagbatemple@hotmail.com
Whatsapp: +27683324697
Meu nome é Dora Gomez. Por respeito a você e seus feitiços, devo tornar este testemunho conhecido a todos. Fui ver outros lançadores de feitiços sem ver nenhum resultado, tudo o que eles queriam era meu dinheiro. Eu só queria ter vindo ver você antes, eu tirei o máximo de você. Meu ex-marido se foi há um ano e eu fui a todos os lugares e procurei outros lançadores de feitiços, mas nenhum resultado até que meu amigo me apresentou ao Dr.Sunny. Depois do feitiço de amor, finalmente recebi um telefonema dele em menos de 48 horas. Seus feitiços fizeram maravilhas e meu marido voltou cheio de amor. Foi como um milagre! De repente ele voltou com flores dizendo que eu deveria dar a ele, fiquei realmente pasma e chocada quando meu marido se ajoelhou para implorar perdão e para que eu aceitasse. Estou muito carente de palavras e feliz, você é um Deus enviado a mim e a toda a minha família .. E agora sou novamente uma mulher feliz. Muito obrigado, Dr. Sunny. Para todos aqueles que procuram um lançador de verdade, entre em contato com Dr.Sunny em; drsunnydsolution1@gmail.com Você também pode Whatsapp em +2348082943805..
Amei esse texto. Realmente nem sempre qdo alertamos alguém é julgamento, mas o exortado se sente julgado extamente por não andar de acordo com os padrões de um cristão. É o que uma pessoa sempre me diz, que sou cheia julgamentos à ela , mas não reconhece os erros e continua com os msms pecados e cobra dos outros o que não faz.
Ola bom dia , e a paz do Senhor Jesus Cristo , eu estou sendo atacado por um pastor , não somente eu como um grupo de pessoas que estão na mesma situação, se não seguirmos o que ele quer somos até afastados de oportunidades , eu tenho uma visão ampla da obra e sei que uma obra tem que ser levada pelo poder do Espírito Santo , devemos fazer as coisas segundo a vontade permissiva de Deus , porém em muitas igrejas tem pastores abusadores , que gostam de dar ordens e achar por terem um cargo superior que todos devem seguir a doutrina que ele implanta , gostaria de conselhos de pessoas como vcs que tem uma visão correta de como devo agir, se devo continuar em silêncio como estou vou deixar meu zap caso tenham alguma resposta para minha situação. 22981692924
Amigo não se pegue em oportunidades da igreja olha só se o pastor local age errado você tem as seguintes situações primeira coisa Jesus disse assujeita a lei daqui da terra .
Diz também aquele julga sera julgado por Deus e se você sabe de um b.o do pastor e não passar você vai ser conivente e estará dando o julgamento a favor dele por um cargo na igreja . … olha só sou batizado nas águas tudo bonitinho como diz a palavra mas ela não me diz que tenho que ser santo na igreja para poder ter uma oportunidade de ser pastor ou qq coisa mas Deus me usa de uma forma eficaz blz e cara se o pastor usa coisas que estão fora da bíblia cai fora desse lugar um encontro real com Deus é mais valioso do que o cargo do pastor entendeu você sente o próprio Deus te tocando não espere um carguinho de pastor não……. de conselho faz o seguinte ore a Deus meditado no que te falei Deus te dará a melhor resposta
Irmão. Eu não sou evangélico, tenho ate mesmo antipatia por qualquer que se diz, pastor, servo, presbítero, etc. muitos são farsantes, lobos querendo devorar todo os seus bens. catolicismo também é um problema, eles os lideres agem de modos muito sinistro. Homens não casam, por ai você já ver que todos os membros das igrejas católicas agem completamente errados, vem com uma conversa de que para servi a Jesus Cristo não pode ter família, mas não é verdade, isso a ganância do poder do dinheiro, em toda as escrituras sagradas, está dizendo que todo os membros que querem ser formar em lideres espiritual, tem que ser casado e marido de uma só mulher, não podendo repudia-la, a não ser por fornicação, quero dizer traição. Jesus nuns deu o livre-arbítrio. isso quer dizer que você é livre para ir onde você quiser, vestir o que quiser beber etc. você pode matar, roubar, cometer qualquer que seja o delito, tudo lhe é permitido, e nenhum membro pode dizer como você tem que se porta no dia, a dia. isso cabe a você e sua consciência. eu sei porem que nem todo é lícito a fazer, eu sempre digo aos meus filhos, primeiramente temos que cumprir toda as leis dos homens, não roubar, não matar, não adulterar, etc. quase igual os mandamentos de Deus. Amar o próximo, faças aos outros o que gosta que te faça, e tudo se encaixa. eu te pergunto: Deus é bom. você responde. Deus é bom o tempo todo. diz que as “certezas” são drogas fortíssimas, nas quais nos viciamos com facilidade.
O que é melhor: ser feliz ou estar certo? Eis a questão que os mestres sempre perguntam.
Se a resposta for: “ser feliz”, então nós somos livres.
Se a resposta for “estar certo”, teremos um caminho miserável,
Julgando o mundo na base do certo e errado, temos necessidade de administrar esta justiça. Passamos a viver entre o ressentimento e a culpa.
Seremos carrascos dos outros, e vítimas de nós mesmos.
Por outro lado, ser feliz não significa fazer tudo que dá vontade.
Mas basta seguir uma frase de Jesus -” amai ao próximo como a ti mesmo” – e as coisas se encaixam. Caro irmão me desculpa se não pude te orientar altamente suficiente, eu já fui católico, mas vi que não era o que eu buscava para minha vida espiritual, quando quero vou a igreja, lá me cinto bem, escuto as leituras, o Evangelho, as preces, e me cinto bem, só não deixei mas lideres espirituais tomar conta da minha vida, e isso acontece só nas igrejas evangélicas. leio bastante a Bíblia sagrada, e eu mesmo sou meu pastor, meu sacerdote, deixo quanto eu quero na igreja católica, cheguei a ser ministro extraordinário da comunhão, fiz duas celebração, mas vi que eu estava errado, na ora que o padre diz vamos agora ouvir os dez mandamentos da igreja, mas nunca eles ler os dez mandamento do êxodo 20, ai eles terão um prato cheio para digeri, tendo de dar muitas explicações sobre os santos etc. Eu adoro do fundo do meu coração Pai Filho Espírito Santo, essa é a minha religião, não deixo nenhum outro dizer que eu tenho que fazer isso e aquilo, eu mesmo dou a direção que quero seguir. meu lema é a parti do que eu aprendi. que a maior felicidade vem quando aprendemos a fazer só o bem. Dai é só espera os milagres vir de encontro a nós. bênçãos, milagres discernimento, vem de encontro a nos abraçar.
Desculpa ai se não fui suficiente na minha resposta para você, você mesmo sabe que ninguém é perfeito. pelo que aprendi, perfeito só é Deus.
Tenha um bom dia!
Suas palavras mexeram muito comigo, fui católica 40 anos,e converti ao evangelho a 21 anos, fui consagrada Missionária há uns 7 anos atrás, e só tenho me decepcionado com doutrinas, tanto que fui até Israel aprender a verdade, sem me envolver com manipulação de pastores e líderes religiosos, conclusão, vc está coberto de razão, nossa conciência é a chave, que nós aproxima ou nos distancia de Deus, conhecer a palavra de Deus é fundamental, pai, filho e espírito santo, é o que deve nós dirigir, a maioria do resto, só age em benefício próprio. Tudo d bom, Deus o abençoe.
Pastor é autoridade na igreja,se o pastor não colocar disciplina,a casa de Deus vai virar bagunça,São os membros que tem que se adequar as normas da casa de Deus e não é a casa de Deus que deve se adequar aos membros,se o que o pastor estiver fazendo estiver dentro da palavra de Deus,o pastor está totalmente correto.
Bela reflexão meu irmão!
Glorifico a Deus pela sua vida, pois o que mais temos visto nos dias atuais são pessoas que se dizem cristãs mas só conseguem enxergar Jesus como um “para raios” alguém em quem elas podem lançar tudo aquilo que lhes trazem algum tipo de incômodo!
É fato que a palavra de Deus nos deixou claro que Jesus já levou sobre ele o castigo que nos traz a paz mas essa mesma palavra através das palavras do próprio Jesus diz que aquele que não nega a si mesmo e não toma a sua cruz de maneira nenhuma pode segui -lo!
Fico mto feliz em ver jovens com a mentalidade como a sua meu amigo Brandão! É clara e explícita a sua intenção em levar até o seus leitores a genuína palavra de Deus!
Que o Senhor possa continuar a te usar com poder e autoridade!
Precisamos de mais jovens que compartilhem dessa visão!
Deus o abençoe!
Muito boa reflexão.
Ótima reflexão!
Que a paz do Senhor esteja sempre com vc e que o amor do nosso Senhor Jesus Cristo continue guiando seus passos e lhe dando sabedoria.
Me perdoem, mas o termo “exortação” não é pertinente a aplicação.
Os termos para isso seria admoestação ou correção.
Exortação significa “encorajamento, motivação, estímulo”.
Quanto ao conteúdo da dissertação, bem, melhor eu não comentar.
A palavra “exortação” no Novo Testamento é παρακλησις, ou paraklesis (fonte: Dicionário STRONG G3870).
O significado que você citou está correto sim. Encorajamento e motivação fazem parte do seu significado. Porém uma das definições (3) também é admoestação, que você citou como a forma correta de se referir.
Sobre achar melhor não comentar seus pontos sobre o texto. Gosto de receber exortações que me edificam quando embasado nas escrituras e me mostram que estou errado. Sugiro que você não retenha a sua unção.
Deus abençoe!
Marcelo, Deus é contigo irmão! Bela reflexão e o melhor é que está embasada dentro da HERMENEUTICA BIBLICA. JESUS foi claro ao Afirmar que viriam tempos em que não suportariam a Sã Doutrina; pois é, ELES CHEGARAM! Mais do que nunca será revelado quem são os VERDADEIROS dos falsos, os TRIGOS dos joios, as OVELHAS dos bodes, as PRUDENTES das néscias, os SANTOS dos pecadores, os Filhos da LUZ, com os das trevas e por ai vai…..
Fica firme em teu ministério e continua ser um OBREIRO de HONRA que não tem do que se envergonhar. A Salvação não é pra quem acredita em JESUS, mas para quem lhe obedece.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
“MATEUS 7:22,23”
Belo raciocínio querido,muitas vezes isso acontece por falta de sensibilidade de alguns cristãos, mas Deus é justo nada esta oculto aos seus olhos.
Ótima reflexão. Pertenço a uma comunidade que zela pelo discipulados pessoal, e crescimento espiritual de seus membros. Acredito que se existe igrejas que não praticam o cuidado pessoal de suas ovelhas tem alguma coisa errada. Atualmente pessoas se moldam a sua rotina, ao curso do mundo, mas a palavra nos adverte, a sermos diferentes do mundo. Não dá pra ter resultados diferentes fazendo a mesma coisa sempre. Não quero apenas ser salva, mas quero pertencer ao reino. Pensar assim demanda esforço, posicionamento em Deus.
Perfeito!
Visto que hoje está cada vez mais difícil exortar as pessoas por estarem mergulhadas em suas razões. E por sua vez temos irmãos que não estão preparados para exortar, pois não o fazem com amor e mansidão.
Bom dia!!Ótima colocação sobre o assunto,que o espírito santo continue te iluminando nessas orientações, o mundo com tantas posições e distorções da palavra de Deus.Enfim tudo se resume na falta de conhecimento. Grata por este texto que nos acrescenta.Deus te abençoe.
Nossa esse artigo é um maná e tanto km
Que o Senhor aperfeiçoe cada vez mais esse dom maravilhoso e te dê a paz!
Amei essa palavra! Infelizmente eu vivo isso com algumas pessoas que tento ajudar. As pessoas conduzem Exortação com condenação. Acham que por eu falar do erro dela eu estou julgando ela é que eu devo cuidar da minha vida. Que terrível engano! Depois dessa palavra vou até orar pela igreja agora.
Eu não tenho idade, mas queria ser sua mãe!
Muito boa reflexão, que Deus continue te abençoando.
Nossa..parabéns pelas palavras. Ctza que edificam muito. Obrigada por compartilhar conosco. Obrigada mesmo. Abç!
Essa reflexão deveria ser mto mais difundida nas igrejas. Qnd o CRENTE ou o CRISTÃO de VERDADE na VERDADE não aceita exortação, citando a mesma como julgamento e os jargões de proteção ao julgamento viram armaduras para o seu pecado, é pq já estão longe dos caminhos do Senhor e estão com a visão espiritual distorcida pelo pecado. Parabéns pela matéria. Deus abençoe!
Em primeiro lugar não quero que isso seja uma crítica mais uma forma de compreender melhor sobre fé. A fé antes da crucificação de Cristo foi o acesso a graça, hoje depois da ressurreição a fé é a certeza da plenitude de Cristo, então tá havendo uma controversa hoje nós já vivemos na graça a fé foi só o acesso pra chegamos sabemos que somos filhos de Deus porque foi uma dádiva de Deus por isso todos são dele. Espero ter me compreendido
Palavra tremenda que muitas pessoas cristã não as prática mais.
Palavra tremenda que muitas pessoas cristã não as prática mais.
Graça e Paz queridos irmãos!
Tenho passado por dias bem difíceis, e encontrar alguém para conversar não é nada fácil, até mesmo com os de casa.
Ouço “Third Eye” da banda “Tool” e meu coração transborda. Cheguei aqui através de uma notificação no celular, tenho o aplicativo por um acaso, o qual não convém, pela demora, relatar aqui, mas o fato é que um amigo cristão me indicou para baixar e baixei, ocasionalmente leio as notificações que aparecem, hoje resolvi escrever, não diria que é o Espírito Santo, mas algum tipo de intuição. Para deixar claro, não sou cristão, e se poderia me enquadrar em “ser cristão” também o seria quanto todas as outras religiões, o que ao meu ver me faz ser “nada” por ser “tudo” – esse ser “tudo” não quer dizer que tenho, mas aos poucos busco nos meus limites, conhecimento de todas as religiões, mas que não me acho apto para ter um julgamento de valor sobre “entes transcendentais ou metafísicos”. Também não espero nada por esse escrito, na verdade posso esperar, mas não é o principal, o fundamento disso está em uma experiência simbólica pessoal.
(“Rosetta Stoned – Tool”). Quando se refere a “todo tipo de denominação” me faz pensar em como eu sinto frágil, pois a partir do momento em que depositamos a verdade em palavras, e tão complexas e metafóricas como as da Bíblia, me parece inevitável esse “todo tipo de denominação”, sendo o único limite circular aparente o de se basear na Bíblia. “Tenho uma visão muito ampla sobre a liberdade que Deus nos concede”, não seria isso perigoso? Afinal, tudo que temos não foi dado por Ele? Acho que absolutamente toda nossa liberdade foi concedida por Ele, inclusive as opções, porque liberdade implica em possibilidades, a possibilidade do fruto foi Ele quem concedeu. Me é estranho pensar na cobra como a “culpada”, ou como “causa”, Deus é a origem de todas as “causas”. (Essa liberdade de pensamento aqui exercida me parece perigosa, a possibilidade de “todo tipo de denominação”, de todo tipo de interpretação e compreensão). “…e em respeito a fé das pessoas a nossa volta”, poderia ter delimitado quais são essas fés, de outra forma me parece ser inconveniente ter que respeitar realmente as fés (que são distintas da sua) das pessoas a nossa volta.
Esse medo de “ser visto como” denota fragilidade, e você percebe isso. Essa impossibilidade de “exortar a outros” dificulta a liderança, pois abre possibilidades e uma liberdade que de forma alguma é desejável para “manter as pessoas em determinado lugar”. O “esconder erros” me passa uma infantilidade quanto aos “erros”, se deixarmos de evitar os erros me parece que precisamos ser muito mais “adultos quanto ao mal do que quanto ao bem”, e isso nunca é agradável , dói, vasculhar a própria podridão não é nada “tranquilo”, diria que muitos castelos construídos na própria rocha se abalariam, um quebrador de pedras quebra pedras, nada nesse mundo é tão sólido a ponto de não ser abalável, de não ser destrutível.
O “normal” e o “anormal” estão diretamente ligados ao “bem” e o “mal”, se nos basearmos na Bíblia para determinar esses conceitos, então dizer “que hoje mudou, é diferente, etc.” causa complicações intransponíveis, o que está na Bíblia é atemporal, essa possível temporalidade dela abala a “verdade absoluta” que ali está contida. Também penso que estas falas estão associadas a uma “fé fácil”, e que quando aqueles princípios requerem um verdadeiro sacrifício, tornando “difícil”, há de se arranjar uma desculpa ou “explicação”.
“Entre outras coisas dispensáveis”, sei que você pretende não julgar e desconstruir um pouco essa ideia, indicando os prejuízos que ela causa, mas temos que reconhecer a dificuldade do problema, eu realmente não consigo entender como é possível Deus, ou a fé, ser simples. É muito fina a linha que separa o “julgamento” do que você pretende, pois a partir do momento em que tenho uma concepção moral (do que é o “bem” e o que é o “mal”) eu vou “julgar”, vou colocar determinado “objeto” (objeto, sendo “algo”, qualquer “coisa”, desde um comportamento até um pensamento) em uma dessas duas categorias, isso não significa, necessariamente, que irei obrigar ou ameaçar a outra pessoa por isso, nem nada disso, mas eu vou colocá-la em uma dessas duas categorias, isso é inevitável, ao menos que essa “concepção moral” seja flexível ao ponto de se questionar ela mesma, porém isso causa, novamente, problemas a uma “verdade absoluta”. De certa forma Deus nos entregando a concepção moral certa também nos deu Seu próprio julgamento, porque a gente *julga* conhecer Deus, nós *julgamos* saber o que Ele acha certo e o que Ele acha errado – meros mortais, quão tolos-.
Se a lei está gravada em meu coração por que preciso que alguém me diga e me aponte?
Falar em “a mente da pessoa” me dói, porque falas como se fossem algo assim, algo dado e simples, cuidado e atenção ao falar em “mente da pessoa”. Me parece estranha a ideia de que há na “mente” uma “moral cristã gravada” e que por isso ela estaria agindo de forma “anormal”. A “mente” não tem a capacidade de distinguir o bem e o mal *cristão*, a “mente” não É cristã. Fala de um processo em que a “mente” nega uma repreensão posterior como se isso explicasse algo, poderia dizer também então que a “mente” de quem repreende quer se sentir uma autoridade, quer se sentir maior do que quem é reprimido, quer se sentir mais “certo”, quer se sentir inflado como um salvador, daria para se falar muitas coisas sobre a “mente”.
“Consciência fraca”, interessante esse reconhecimento, eu diria que essa “consciência fraca” está associada a uma “fé simples”, porque só é simples se evita a complexidade e se evita a complexidade é porque é fraca a consciência, tem medo de que se pensar muito possa perder essa fé, possa encontrar algo que leve a areia embora ou que quebre a rocha.
Por que sublinhas “Cristo” e esquece “deles”? Só sublinha o que te dá prazer?
Me soa como uma tremenda preponderância proclamar essa tal “autoridade”, a humildade e seu lugar é difícil de ser mantido nessa posição.
(já canso de escrever, mas quero terminar em um só ímpeto)
Uma compreensão sincera não é tarefa fácil, mas a sinceridade é um dos maiores valores, também por isso difícil de ser alcançada, até mesmo por breves momentos, sem dizer a complexidade de saber quando se está sendo sincero, quando se chegou na raiz, a raiz é algo profundo e perigoso, mas claro que o perigo é vida, é aonde vida e morte se misturam, se unem e brilham, não há como ganhar a vida sem arriscá-la. Me pergunto qual a raiz do homem e qual a raiz de Deus, há em ambos esse lugar em que se chega no fundo (?).
“O amor é o que há de mais importante”, um bom final, digno e honroso. Espero que esse escrito seja entendido da melhor forma possível, mesmo sem saber qual ela é.
Um belo texto e digno de aplausos. Eu concordo com você, querido! Não há como entender a complexidade de Deus. Tenho dito que se eu passasse todos os dias da minha vida lendo e orando por 100 anos ainda assim não entenderia nem 1% de toda a complexidade de Deus. Certa vez senti o Espírito me dizer que Deus não nos revela tudo o que Ele quer ou pretende porque senão estragariamos tudo em nossa complexa e infinita ignorância. Sobre a lei moral estar gravada em nosso coração, temos uma composição de três fatores. Corpo, alma e espírito. Os três se opõem entre si a todo momento. A carne é corrompida pelo pecado e busca se saciar de todas as formas possíveis. A alma é o que há no nosso intelecto. Nossa moral cívica impressa pelo convívio em sociedade. Mais profundamente há o nosso espírito, que é ligado ao de Deus mediante Jesus. O problema é que temos que constantemente vencer as outras duas camadas para ouvirmos a direção do Espírito de Deus dentro do nosso. Gosto de dizer que é uma questão de alimentação. A carne é a que é mais alimentada desde antes do nosso nascimento, por isso é mais forte. Nosso intelecto e nossas paixões são construídas diariamente desde o nosso nascimento. Enquanto o nosso espírito é um embrião que surge muito tempo depois de seus irmãos mais velhos, que já são grandes e decidem de forma muito mais fácil pela idade que tem. É uma tarefa árdua silenciar todas as coisas que você ja viveu e ouvir aquilo que a bíblia diz em relação à moral, em relação a amor. Porém o resultado final de quando se ouve o Espírito do Deus trino dentro de nós é negarmos carne e alma pra vivermos pelo espírito dos outros.
Nossa como muda a forma de vdd de ver, o meu irmão a qual está com grande dificuldade, eu nunca foi tão trabalhada na palavra como estou sendo ministradada ultimamente com tantas coisas acontecendo muitas guerras emocionais só Deus mesmo pra me ajudar, obrigada por essas reflexão
Queria ter um contato com vc mais não mecho com esse tipo de rede social só WhatsApp e Facebook mesmo .
Hoje acordei com uma situacao difícil.
E fui milaborando o plano até eu ler esse texto.
Descontruiu tudo que eu tinha imaginado.
Aleluias
Que extração profunda da palavra “exortação”. Parabéns pela busca da sabedoria!!
Muito objetiva e inspiradora a reflexão!
Já compartilhei no grupo de discipuladores da minha igreja, acho importante termos essa visão.
Muito obrigada!
Hoje pela primeira vez que li. Palavras maravilhosas. Senhor me ajuda que essas palavras nunca saía do meu coração e da minha mente.
Glória a Deus
Muito boa sua reflexão. Temos amar as pessoas, principalmente aqueles que são fracos na fé. Ajudar a levantar e enterrar o irmão. Hoje, individualidades são egoísta, não pensam nos outros. Apenas julgam sem conhecimento de causa. Deus abençoe
Bom dia paz seja contigo.
Passei uma situação aqui na minha cidade, no qual eu e minha esposa ajudamos uma pessoa que se encontrava em uma casa de acolhimento, onde ele estava com pessoas viciadas.
Ele vendia os pães que a pastora fazia para ajudar a obra aqui no centro de Esteio. No entanto, ele nos envolveu com palavras de conforto e mostrava muito entendido da palavra de Deus.
Mostrava-se totalmente recuperado das drogas e o convencimento ficou mais perto de chegar.
Eu e minha esposa conversamos e resolvemos ajudar ele tirando do retiro, levando ele para uma pensão onde a mensalidade era de 300,00 reais. Como não temos carro, pegamos um Uber, fomos no mercado ,fizemos umas compras e levamos ele para a pensão.
Isso era em um sábado a tarde, quando fomos levar uma janta para ele no domingo à noite, ele já não se encontrava mais no local.
Liguei para o dono da pendão e perguntei onze ele estava, então veio a grande decepção, o homem falou que ele era um drogado e tinha importunado os outros pensionistas à comprar as poucas roupas que ele tinha.
Como ninguém queria comprar nada ele enlouqueceu e começou a ameaçar todo mundo. O dono da pendão me falou que foi obrigado a repassar o valor que pagamos para ele pois se tratava de um drogado.
Fomos até o centro de recuperação para ver se ele tinha voltado pro centro de recuperação e nada. Depois de um tempo ele voltou pras disse passa aqui no nosso comércio na maior cara de pau dando a “paz de Cristo ” debochando. A minha esposa ficou muito magoada.
Entendo com ISSO é que não importa se vc ajudou um irmão e o resultado não foi o esperado. Mas a tua semente está plantada no Reino dos Céus.
Me corrige se estiver errado.
Deus Abençoe
Você fez sua parte, Cléber. Imagino o quão decepcionante deve ter sido.
No entanto, tente se manter em oração pela vida dele. Persevere na fé! Mesmo que ainda não tenha tido o resultado esperado. Ele com certeza está sendo muito oprimido por forças malignas.
Ponto de vista perfeito.
Parabéns. Muitos crentes acham que “tudo posso naquele que me fortalece” mas se esquece que isso significa fazer tudo pra Deus, em nome de Deus, e ser agradável a Deus. Coisas do mundo que foram gerada por consciência maligna é de pessoas que naoservem e não temem a Deus não pode nunca fazer parte da vida ou das práticas cristã. Se não falarmos pra um irmão que ele está errando no seu comportamento em desconformidade com a palavra de Deus, o mundo haverá de falar ai ser a pior porque também ser a falado mal da fé no Deus que este irmão profeça.
É por aí ! Por isso decidi usar as redes sociais somente pra espalhar o evangelho ! Assim vai criando o ambiente necessário para abordar certos temas complexos hoje em dia ! Mas realmente é muito difícil ! Oremos por todos ! Cada um tem uma cruz! A misericórdia deve sempre vir antes da justiça !
Bom dia meu irmão em Cristo.Sabias palavras.Deus ja me usou na minha caminhada como Cristão para expulsar o demonio de uma pessoa.Desde então tenho tido muitas experiencias sobrenaturais.Quando Jesus iria voltar a Jerusalem,Pedro disse : não volte.Jesus lhe respondeu para tras de mim satanas.Naquele momento Pedro foi usado pelo inimigo para Jesus não cumprir sua missão.Chamo isto de pocessão nivel 3.Em Lucas 22:3 : Diz : satanas entrou em Judas.Chamo isso pocessao total.Só existem 2 espiritos.O de Deus e o do inimigo.Quando permitimos que ele nos use podemos fazer coisas e ter comportamentos que são contrarios a vontade de Deus.
Mt bom amigo, a frase “cuida da sua vida” e “quem é vc pra me julgar” é uma armadura pra que não aceita uma dica, ajuda. orientacão….
Só pra meditação, tenho alguns conhecidos que ficam aborrecidos comigo, pois eu puxo a orelha deles quando vejo algo que está fugindo dos padrões que Deus nos confiou, chega a gerar um ambiente desagradável, ontem mesmo no culto, uma amiga estava com a cara fechada em momento de adoração, e eu fiquei olhando pra ela, e ela olhou de volta e com arrogância ela perguntou o que eu estava olhando , então eu falei com ela, ” filha se for pra sair daqui da mesma forma que vc entrou, pode ir embora pra sua casa agora”, como vivemos em retidão somos chamados de juiz, mas não é isso, queremos ver outros se envolverem com a obra, e não é só isso, como foi citado quantos falam palavrões, quantos com relacionamento parecendo relacionamento mundano, e quando vamos falar , ” estamos julgando”.
Olá Edmo! Talvez a maneira que está usando para exortar as pessoas próximas a você possam refletir um ar de arrogância, como se elas pensassem que você se considera mais justo e reto que elas. Já vivi isso e foi um tempo muito duro onde tive de aprender que nem todo mundo entende as coisas da mesma forma. É necessário empatia, mansidão e misericórdia para lidar com cada um.
Sobre olhar fixo para alguém que está no culto por ela não estar se dedicando no momento de adoração, o simples fato de você estar incomodado com ela e não com a sua adoração naquele momento já te coloca no mesmo patamar em que ela.
Que texto maravilhoso.
Fui muito edificada .
Obrigada.
As pessoas ficam aborrecidas com vc, pq vc é chato! E a ninguém é dado o direito de ser chato além do razoável. Deus deu uma vida pra cada um, q é pra cada um cuidar da sua. Vc q se acha no direito de fiscalizar o comportamento alheio ficaria abismado se soubesse o q as pessoas têm pra apontar de defeitos na sua conduta, q vc acha tão reta. Paz de Cristo a todos!
Obrigada pela palavra!
Tenho convivido de perto com alguém próximo a mim, que faz algo que não é bom, porém não tenho tido coragem de exortá-la. Vou buscar forças no Senhor e também vigiar meus próprios passos.
Deus te abençoe.
Muito edificante é importante lembrar desse assunto todos os dias. Que Deus continue usando sua vida.
Acredito que a doutrina e a disciplina. A vida da igreja no tempo dos aPostolos pouco tem haver com o que se pratica hj.
Naql tempo não havia denominações nem divisões. O cuidado era pessoal, a conversão e as condições para ser discípulo era notado pela convivência, como de uma família que se conheciam.
Havia submissão de uns prós outros, disciplina, exortação, amor!
Hj vc tentar adaptar a vida e a doutrina daql tempo nas congregações divididas cristãs atuais e como tentar por peças de carro Ford em Volkswagen.
Eu creio que a primeira igreja é a referência a qual devemos seguir e aplicar o máximo de fundamentos para as nossas congregações de hoje em dia. Independente de denominações, não posso fugir do que a bíblia diz.
Obrigada, estou me sentindo mais proxima de Deus attach das leituras ddiariasd a Biblia.
Que o Senhor Jesus, continue te usando fortemente.
A paz do senhor só queria que soubesse que vocês são benção nas nossas vidas muito obrigado por nos espiritualmente
Palavras edificantes que entram no coração. Eu vivia assim e Deus revelou sua vontade usando pessoas para me tirar do pecado. Deus seja louvado!
Muito boa reflexão!
Isso aí é legalismo puro vejam colossenses 2:10.
Bacana reflexão!