Olá meu irmão e irmã em Cristo Jesus! Alguém já disse que você está radiante hoje? Espero que você tenha acordado com um belo sorriso no rosto e que seu dia seja uma benção!
Talvez você esteja se indagando agora sobre a maneira peculiar que encontrei para iniciar esse texto. Porém, você já vai entender.
Na ultima semana senti Deus falar comigo sobre alguns detalhes que às vezes passam despercebidos no nosso dia-a-dia e que fazem total diferença. Estava lendo o livro “Multiplique” do pregador americano Francis Chan e cheguei em um capítulo onde o autor fala sobre o amor pelos outros. Reservei um tempo dos meus dias para observar as pessoas e a forma como agem. Sua pressa para as milhares de tarefas cotidianas e o escasso tempo para se sentirem felizes. Vendo tudo isso, me dediquei a permanecer sorrindo durante todo um dia e me prontifiquei a desejar um bom-dia à alguns desconhecidos. Em algumas oportunidades ofereci também alguns elogios a pessoas na rua, na igreja e alguns outros lugares. Fiquei espantado. A maioria das pessoas recebeu um simples bom-dia com estranheza, como se me achassem maluco. Talvez em suas cabeças pensaram em algo como “O que esse cara está fazendo? Nem o conheço!”.
Onde está o amor?
Mt 24:10 Naquele tempo, muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros. (12) Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará.
Pensando que “escandalizar”, no dicionário tem como definição “provocar indignação ou ferir a moral vigente” creio que consigo entender um pouco das palavras de Jesus sobre o tempo que vivemos hoje. Vejo a moral em vigência nos dias atuais sendo a que prioriza o eu acima dos outros. Por isso, um pequeno gesto de amor dedicado ao outro gera tanta indignação.
Ef 4:18 Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. (19) Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.
Muitas vezes enxergamos a palavra “depravação” como algo relacionado à questão sexual. No entanto, é mais correto pensar nela como uma degradação moral de qualquer espécie, que acaba ocasionando também uma impureza de qualquer espécie. No último texto “Em meio a tantas tragédias: onde está Deus?” citei que não temos como questionar a moral divina baseada na nossa moral. Realmente não podemos. Mas sabemos quais são os frutos do Espírito Santo de Deus agindo em nós, que são contrários à impureza causada pela depravação.
Gl 5:22 …o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, (23) mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Se contra os frutos do Espírito não há lei. Vemos que a depravação vai na contramão da vontade de Deus e é um resumo de coisas como: ódio, tristeza, tribulação de espírito, impaciência, falta de amor pelo próximo, indiferença, traição de qualquer natureza, nervosismo e falta de autocontrole. A pior parte de tudo isso é que em nossa rotina presenciamos muito mais a depravação do que os frutos de uma vida com Deus. Consequentemente, mais pessoas longe do amor do Pai do que perto dele.
Indo na contramão do mundo
Se temos que ser como Jesus e “ser Cristo” é se entregar e servir ao próximo em amor. O oposto disso, que é se entregar a si mesmo e aos próprios desejos é “ser Anti Cristo”. Parece muito pesado pensar dessa forma. E é mesmo. Começamos a nos questionar como cristãos: se estamos sendo mais a favor de Deus ou contra Ele em nosso dia-a-dia. Reflita e ore um pouco sobre isso no seu particular.
Mt 22:37 Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. (38) Este é o primeiro e maior mandamento. (39) E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Basicamente, entendemos que ambos os mandamentos estão conectados e são semelhantes. Se você não ama e não se entrega nem minimamente pela pessoa ao seu lado, você não ama a Deus e não respeita seus mandamentos.
Não devemos então seguir a moral de depravação que está em vigência nesse mundo. E isso é tão difícil e tão fácil ao mesmo tempo. A parte difícil é que “os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos” (Gl 5:24). E caso você ainda viva pensando no seu próprio eu, não está vivendo como alguém que pertence a Jesus. A outra parte, porém, é a mais fácil. Não, você não precisa andar por aí caçando oportunidades para pular na frente de uma bala e oferecer sua vida para o próximo. Mas você pode agir de forma simples e oferecer um pouco do amor que Deus colocou em seu coração. Doando sorrisos, elogios e indo na contramão do mundo em que vivemos. Que vive às pressas para buscar o anti-cristianismo da satisfação pessoal acima da felicidade da humanidade em geral.
Como começar?
Separei alguns atos simples que podem ser praticados no dia-a-dia para essa renovação na nossa maneira de viver. Que tal tentar fazer pelo menos uma dessas coisas todos os dias?
1 – Enviar uma mensagem carinhosa para um familiar distante;
2 – Abraçar alguém que parece triste;
3 – Elogiar o trabalho do seu companheiro de profissão com palavras;
4- Se oferecer para orar por alguém na rua;
5 – Pagar o pedágio do carro de trás;
6 – Pagar o almoço de um amigo;
7 – Comprar um chocolate e oferecer para um desconhecido;
8 – Escrever um versículo especial para alguém que parece desmotivado;
9 – Comprar uma cesta básica ou roupas para um morador de rua;
10 – Deixar alguém passar na frente na fila do mercado ou do banco;
11 – Perguntar sobre como anda a vida de um colega;
12 – Dizer “bom dia” para estranhos no elevador ou no transporte;
13 – Elogiar o sorriso de alguém na rua;
14 – Compartilhar um trecho da Bíblia JFA Offline com um amigo não-cristão;
15 – Ajudar os profissionais de limpeza recolhendo um pouco de lixo do chão;
16 – Pagar um almoço para um morador de rua;
17 – Falar de Jesus para um morador de rua;
18 – Ajudar alguém a carregar as compras;
19 – Deixar uma gorjeta ou uma “caixinha” para alguém que te atendeu;
20 – Se oferecer para lavar a louça do almoço em família;
21 – Pedir uma pizza de surpresa e mandar entregar para um vizinho;
22 – Fazer um bolo e entregar;
23 – Pagar o lanche de alguém que está atrás de você no drive-thru
24 – Escrever “Jesus te ama” em papeizinhos e dar a pedintes no farol;
25 – Dar uma carona pra alguém;
26 – Colocar crédito no celular de alguém e mandar uma sms criativa avisando;
27 – Fazer um cafuné no seu colega ao lado;
28 – Lavar o carro de algum parente;
29 – Se oferecer para cuidar dos filhos de algum casal para que possam sair a sós;
30 – Convidar um não-cristão para ir à igreja.
Com certeza você pode manifestar o amor de Deus através de pequenos gestos. Que tal tentar?
Que a graça e o amor do Senhor Jesus se afirmem em seus corações e gerem bons frutos que possam impactar e mudar o mundo! Amém!