Essa época do ano é muito especial parar celebrar o nascimento de Jesus e fortalecer laços. Criar tradições para o fim do ano não apenas une a família e amigos, mas é uma oportunidade para perpetuar o verdadeiro significado dessas celebrações: início, amor e vida.
É mais um momento de ensinar às pessoas que Jesus é o verdadeiro presente. Transmitindo valores espirituais e criando memórias que fortalecem a fé e o amor.
Jesus como Centro
“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”
– Deuteronômio 6:6-7 (NVI)
Na Bíblia, somos incentivados a ensinar e a lembrar das obras de Deus às próximas gerações. Da mesma forma, as datas de celebração podem ser ferramentas para honrar a Cristo enquanto fortalecemos os vínculos familiares.
Tradições como ler a história do nascimento de Cristo, em Lucas 2, montar um presépio ajudam a reforçar essa verdade. Criar um ambiente aconchegante, uma mesa convidativa, isso tudo nos envolve e traz à memória o amor e cuidado de Cristo. Essas práticas nos leva a adorar com a nossa gratidão, por mais um ano, por cada dia ter sido abençoado e guiado por Deus e pelas pessoas que dividiram esses tempos conosco.
Além disso, fazer orações em família, em uma mesa com as pessoas que amamos, pode ser um momento especial de conexão com Deus. Essas tradições incentivam a gratidão por Seu amor e o sacrifício de enviar Seu Filho para nos salvar.
União e amor
“Sirvam uns aos outros mediante o amor. Toda a lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.
– Gálatas 5:13-14 (NVI)
A criação de tradições, como preparar uma refeição juntos ou trocar cartas de agradecimento, presentes, comer, jogar e rir juntos. Isso promove momentos de união e cuidado. A Bíblia nos chama a amar e servir uns aos outros, e essas ações refletem o amor de Cristo em nossas interações nos relacionamentos que temos.
Além disso, reservar um tempo para praticar a generosidade como, por exemplo, fazer doações, é muito importante para que possamos mostrar às pessoas o amor de Deus, que enviou seu Filho por nós.
A bíblia não diz a exata data em que Jesus nasceu, mas dezembro sempre será um momento especial para relembrarmos mais uma vez do Salvador, com a família e os amigos.
Valores duradouros
“Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.”
– Colossenses 3:15 (NVI)
Não importa se você passa o final do ano com amigos, com família, ou se os amigos são muitos ou poucos, se a família é grande ou pequena, o importante é fazer o que ama, com as pessoas que você ama. É uma época para ações de graça.
Torne cada detalhe especial, sem focar na quantidade, preço e tamanho das coisas. Deus está presente quando O buscamos. Foque seu pensamento naqu’Ele que foi enviado e se entregou por nós.
É dia de ser grato, servir e amar. Inspirar ações que refletem o caráter de Jesus. Celebre Cristo!!
________________________________________________
Acompanhe a meditação em áudio baseada neste texto!
Comments are closed.