Ícone do site Bíblia JFA Offline

Como você lida com os seus sentimentos?

Como você lida com os seus sentimentos?

Tantos sentimentos são capazes de nos dominar ao longo da vida, medo, inveja, ira, ansiedade, tristeza, ciumes, amor, coragem e tantos outros. Ora agimos impulsionados pela raiva, ora pela mansidão e calma.

Quem nunca ficou ansioso, preocupado ou angustiado alguma vez? Felizmente, volta e meia ficamos alegres e felizes, contagiando até os que estão a nossa volta.

Sentimentos podem ser intensos e nem sempre sentimos ter poder sobre eles. Há muitos tipos de sentimentos, bons, maus e aqueles que não conseguimos definir. Mas na Bíblia encontramos exemplos e respostas para lidar com cada um deles.

A Bíblia e os sentimentos

Davi foi tomado muitas vezes pela solidão no período que vivia escondido de Saul, mas também teve momentos de intensa alegria, como quando a arca da aliança chegou a Jerusalém. Gideão teve primeiro medo diante de seus desafios, mas depois mostrou ter coragem.

Sansão se deixou dominar pela paixão. Elias ficou deprimido e triste diante das consequências de seu chamado, mas recebeu resposta de Deus. Pedro ficou envergonhado, com medo e perplexo ao ver Jesus sendo preso, mas depois ficou triste e amargurado por nega-lo.

Bem como podemos ver a Bíblia tem inúmeras histórias que falam sobre sentimento porque eles são inerentes a nós seres humanos.

Domínio próprio

Não é fácil manter os sentimentos sob controle, mas servimos um Senhor que se compadece de nós em nossas fraquezas. Ele nos ensina a lidar com nossas emoções em sua Palavra e também deixou o Espírito Santo para nos auxiliar aqui na Terra.

Existem sentimentos que precisamos derrotar como a inveja, ciume, ira, soberba, paixão lasciva, entre outros. Também há outros que precisamos cultivar como o amor, a alegria, a paz, coragem e tantos outros.

Diante das circunstâncias da vida é comum termos diversas reações, mas precisamos ter domínio próprio acima de qualquer coisa. Nem sempre será possível de imediato mudar o que sentimos, mas podemos controlar a nossa reação, a forma que iremos agir sobre determinada situação.

Conclusão

Nosso Deus deixou um material muito rico sobre sentimento na Bíblia, onde podemos aprender muito. Ao sentir algo ruim, leve isto ao Senhor, peça discernimento para o Espírito Santo, antes de tomar qualquer atitude. É sábio ponderarmos sobre aquilo que nos aflige, pois, agir por impulso pode trazer sérias consequências.

Deus te abençoe!
________

Episódio 56 do Bíblicast JFA

Você sofre com insônia?

No episódio de hoje falaremos sobre a insônia, sua causa e o que a palavra de Deus fala sobre esse problema que acomete tantos de nós. Afinal, hora vem, hora vai e nada de conseguirmos dormir. Começamos a nos perguntar o porquê nos encontramos em tal situação e hoje conversaremos um pouco mais sobre isso. Então, aperte o play e venha aprender mais sobre a palavra de Deus!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile