Ícone do site Bíblia JFA Offline

Como viver em harmonia?

Como viver em harmonia?

Como viver em harmonia quando sentimos falhar tanto? Afinal, somos pecadores lutando contra nossa própria carne e contra o mal que há neste mundo. Mas há uma forma de viver em harmonia e esta envolve três palavras abençoadas: a primeira é amor, a segunda é perdão e a terceira é paciência.

A Bíblia nos ensina a viver em harmonia se revestindo desses três atos, sendo que o primeiro é o mais importante e determina o cumprimento dos outros dois, pois como está escrito em Colossenses 3:14, o amor é o elo perfeito. Na quarta-feira falamos sobre o amor e hoje iremos nos aprofundar um pouco em um tema nada fácil, mas necessário, o perdão, afinal sem ele é impossível haver harmonia.

Perdoe 70 vezes 7

Então Pedro, aproximando-se Dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

Mateus 18:21,22

Você está disposto a perdoar 70 vezes 7? Por nós mesmos isso seria impossível, pois quando alguém faz algo contra nós, nos sentimos injustiçados, feridos e magoados. Mas pela graça de Deus, do seu Santo Espírito que habita em nós, hoje conseguimos perdoar, mas afinal… O que a bíblia fala sobre perdão?

Deus perdoa os nossos pecados, então qual o motivo para não perdoarmos também o próximo? Cantamos louvores dizendo querer estar mais perto do Senhor e ser mais parecidos com Ele, mas isto não será possível se não estivermos dispostos a perdoar.

Quando perdoamos, recebemos perdão, e se realmente começarmos a entender e compreender o que Jesus fez na cruz por nós, o perdão fluirá em nossos corações com mais facilidade. Em Mateus 6:14-15 está escrito: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não vos perdoará as vossas ofensas”.

Queremos tanto o perdão de nosso Pai, mas não queremos estender essa mesma graça ao nosso próximo. Nós fazemos coisas horríveis aos olhos de Deus, pois para ele não existe pecado pequeno ou grande, mas mesmo assim através de Cristo, Ele mais do que só nos perdoou, Ele nos salvou! Como está descrito em Efésios 4:32: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

Seja rápido em perdoar

E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.

Marcos 11:25,26

Não sabemos do dia de amanhã, então devemos ser breves em perdoar e se reconciliar com nossos irmãos. Além do perdão ser uma ordenança, ele traz inúmeros benefícios como:

Mas como perdoar?

O primeiro e mais importante passo é levar a situação diante do Senhor. Ore pela pessoa e pela situação, como está escrito em Marcos 11:25-26. E aqui vão mais algumas dicas práticas:

Conclusão

Não há harmonia onde não há perdão, pense nos ambientes ao seu redor e perceberá isso. É hora de fazer sua parte e começar a trabalhar seu lado emocional para perdoar pessoas que te magoaram, assim também como pedir perdão às pessoas que você magoou um dia.

Deus te abençoe!

#11 – PAPO Podcast | MARCEL ROCCO – Fundador da Bíblia JFA

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile