Hoje estamos no nosso segundo dia da série “3 dias para sair da procrastinação“. No primeiro dia refletimos sobre como ficarmos ansiosos sobre o todo nos paralisa e hoje buscaremos um solução para isso. Vejamos, se ficarmos ansiosos pensando no todo paralisa, então precisamos lidar com um objetivo ou necessidade de cada vez, mas por onde começar?
Quais são suas prioridades?
Você sabe quais são as suas prioridades? Aqui está o primeiro passo, peça sabedoria ao Senhor para definir o que tem mais urgência em realizar e coloque isso em um papel ou bloco de notas do celular. Organizar e visualizar suas tarefas pode te ajudar bastante. Outro ponto é: tenha objetivos factíveis, específicos e fáceis. O que isso significa? Bem, (1) factível é algo realizável, possível de ser realizado, (2) específico é algo mensurável, concreto e objetivo, já (3) fácil é transformar certa atividade em sua versão mais fácil possível.
Vamos a alguns exemplos! Para quem não está acostumado a correr, participar de uma maratona não é nada factível. Fazer exercício físico pode ser um objetivo genérico e distante demais. Caminhar por duas horas pode ser um objetivo difícil demais. No entanto, caminhar por dez minutos é algo que qualquer pessoa consegue e por ser um desafio menor, tem mais chances de funcionar.
Outro exemplo é, ler a Bíblia inteira pode não ser factível para a maioria das pessoas. Entretanto, ler cinco versículos se torna realizável, específico e fácil de fazer. E é assim que você poderá realizar aquilo que precisa, não dando passos que sua perna não aguenta, mas dando um passo de cada vez, isso te ajudará a sair da zona de conforto.
Aqui vamos a mais um ponto… adiar uma tarefa fácil, torna-a difícil. Adiar uma tarefa difícil, torna-a impossível, essa é uma frase de George Lorimer, um jornalista, autor e editor americano. Pensar na complexidade do todo é muito mais intimidador e frustrante do que focar em apenas uma parte. Então, dê o primeiro passo sem olhar para o segundo.
Esse mesmo conselho também é de grande ajuda para nossas relações interpessoais, como o casamento, há tantas pessoas que já não sabem como salvar sua relação, porque querem resolver todas as pendências de uma vez, por isso não saem do lugar. Então, que tal um gesto simples como deixar um bilhete escrito “eu te amo” no travesseiro? Não custa nada. Salvar um relacionamento não se trata de fazer coisas mirabolantes, restaurantes caros e etc. O simples do dia a dia é essencial, antes de qualquer coisa.
Conclusão
Então como vimos aqui, sair da procrastinação exige dar um passo de cada vez, saber suas prioridades, se organizar, dar passos pequenos para chegar longe, ao invés de dar passos maiores que a perna com uma queda certa. No próximo texto através da vida de Davi, veremos como construir bons hábitos!
Então, podemos dizer que o primeiro passo para vencer a procrastinação é dar um passo de cada vez, não espere o momento perfeito, pois ele não existirá. Um dia de cada vez, uma tarefa de cada vez. Não existe milagre, mas existe uma mudança de posicionamento diária que devemos adotar. Lembre-se:
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Eclesiastes 3:1-8
Deus te abençoe!
Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!