Em Provérbios 2 é descrito em alguns versos o valor da sabedoria e como ela nos ajuda a ter discernimento. Esse discernimento protege o nosso coração para que façamos escolhas baseadas na vontade de Deus, que é sempre boa, perfeita e agradável.
O que é ser sábio
Ser sábio é olhar a vida através dos olhos de Deus e agir conforme o que Ele fala. A famosa pergunta “O que Jesus faria?”. Isso nos leva a ter uma vida digna n’Ele, aprendendo a dar valor à vida e tudo que nos é dado como presente imerecido.
Esse discernimento recebido através de uma vida com sabedoria permite que nossos olhos enxerguem o real valor das coisas, as oportunidades, os caminhos que vêm do Pai…
Você precisa buscar esse dom
A sabedoria é um dom de Deus, que só é possível de se obter através dEle (Provérbios 2:6: Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento). A busca por ela no Senhor precisa começar em nós.
Quando conhecemos o que é a verdade, o falso se torna óbvio para nós. Isso protege nosso coração. Como é aconselhado em Provérbios 4:23: “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”
É do coração que nascem os sentimentos e escolhas, é lá que guardamos nossa essência. Jesus deixa claro no livro de Lucas que a boca fala do que está cheio o coração. Ele é a fonte. Proteger ele, limita o que guardamos nele e, consequentemente, o que espelhamos para o mundo.
Para concluir, reflita:
Como você tem buscado a sabedoria que vem do alto em Deus? Você tem alimentado o seu coração com a Palavra e com a verdade do Pai? Separe um momento na presença d’Ele e peça ajuda do Espírito Santo.