Todo o sobrenatural, milagre, provisão e riqueza vem de Deus. Ou seja, todo o impossível vem do Senhor, porém Ele deseja nos usar naquilo que é possível fazermos. E termos um posicionamento generoso em relação às nossas riquezas, bens e recursos é uma das formas de participarmos do milagre de provisão que Deus deseja realizar nas pessoas ao nosso redor.
A riqueza vem de Deus
Em primeiro lugar gostaria de compartilhar que toda a riqueza é dádiva de Deus. É presente de Deus. O perigo está em como os nossos corações se posicionam em relação a ela. O real problema está em nós a colocarmos no lugar de Deus, de pessoas ou de propósitos. Mas a prosperidade em si é sinal da bênção de Deus sobre nós. Abraão, por exemplo, foi um homem temente a Deus e sempre muito próspero sobre a terra.
Em Eclesiastes 5:19 está escrito que “Também é bom RECEBER DE DEUS riqueza e boa saúde para aproveitá-la. Alegrar-se com seu trabalho e aceitar a parte que lhe cabe na vida são, sem dúvida, presentes de Deus.”
Este verso nos revela que nós recebemos do Senhor a riqueza e também a saúde para desfrutar dela. E que o fato de podermos nos alegrar com o nosso trabalho e com aquilo recebemos também é presente do Pai. Se você se considera autossuficiente, saiba a capacidade para trabalhar e as oportunidades que se abrem em sua vida profissional vem de Deus.
A provisão depende do poder d’Ele
O capítulo 8 do livro de Deuteronômio é um lembrete ao povo de Israel. Moisés estava advertindo o povo para que, mesmo quando estivesse vivendo um momento de fartura, não se esquecesse de que toda provisão é dádiva de Deus. Ao longo desse capítulo ele vai lembrando o povo sobre todos os feitos do Senhor desde a saída do Egito. Sua advertência era para evitar que o povo desse a si mesmo o crédito pelas bênçãos que se seguissem.
Deuteronômio 8:17-18 diz “Fez tudo isso para que vocês jamais viessem a pensar: ‘Conquistei toda esta riqueza com minha própria força e capacidade’. Lembrem-se do Senhor, seu Deus. É ele que lhes dá força para serem bem-sucedidos, a fim de confirmar a aliança solene que fez com seus antepassados, como hoje se vê.”
Quando o povo estava no deserto o Senhor fez cair maná do céu. Para eles compreenderem que a provisão não dependia de um lugar (não dependia do Egito), de uma circunstância (não dependia de um solo fértil) ou de uma força própria do ser humano, mas dependia pura e simplesmente de Deus.
Nós estamos vivendo ainda uma situação econômica muito instável. Mas a palavra nos ensina que a nossa provisão não depende da economia de uma nação. Ela depende de Deus.
O Senhor deseja nos usar no milagre
Compreendemos que o milagre da provisão vem do Senhor, mas Ele nos convida a participarmos do milagre através da generosidade. Um exemplo disso é a passagem em que Eliseu ajuda uma viúva em situação de pobreza. Seu marido havia sido um dos membros do grupo de profetas que servia a Eliseu. E ela estava tão endividada a ponto dos filhos poderem ser levados como escravos. Veja o diálogo entre eles:
2 Reis 4: 2-4 – O que posso fazer para ajudá-la?”, perguntou Eliseu. “Diga-me, o que você tem em casa?” “Não tenho nada, exceto uma vasilha de azeite”, respondeu ela. 3. Então Eliseu disse: “Tome emprestadas muitas vasilhas de seus amigos e vizinhos, quantas conseguir. 4. Depois, entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame nas vasilhas o azeite que você tem e separe-as quando estiverem cheias”.
No verso 2, o profeta coloca-se à disposição da viúva ao perguntar: ” o que posso fazer para ajudá-la?”. Muitas vezes a generosidade tem a ver com apenas nos colocarmos à disposição de alguém em uma situação vulnerável ou de necessidade.
No terceiro verso o profeta a instrui a viúva a tomar vasilhas emprestadas de seus amigos e vizinhos. Portanto, ela dependeria da generosidade das pessoas próximas a ela.
E no verso 4, Eliseu pediu para que ela fechasse a porta e com seus filhos fosse derramando o azeite daquela única botija que tinha. O profeta nem ninguém precisaria estar presente na realização do milagre. O azeite multiplicou-se naquela casa de porta fechada, demonstrando que o impossível e a provisão dependem somente de Deus.
Pessoas generosas como o profeta, amigos e vizinhos participaram do milagre. Contudo a provisão veio do Senhor. Participe você também do milagre que Deus deseja realizar na vida de alguém se dispondo e sendo generoso.
Graça e Paz,
Gabi Angerami