Ícone do site Bíblia JFA Offline

Como ouvir a voz de Deus?

Como ouvir a voz de Deus?

Muitas pessoas tem vindo a mim nas redes sociais para perguntar a forma correta de ouvir Deus falar. Alguns se culpam por nunca terem ouvido uma voz audível. Outros não sabem se Deus está falando ou se o que sentem é obra de suas mentes.

Senti de escrever esse post para falar sobre como “ouço Deus” e encorajar os irmãos a se esforçarem para ouvir o Senhor.

Abaixando o volume

Ouvi uma frase muito boa do irmão Douglas Gonçalves (JesusCopy) sobre esse assunto. Ele diz que já que satanás não pode abaixar o volume da voz de Deus, o mesmo se esforça pra aumentar o volume das coisas a nossa volta. De forma que não conseguimos entender o que Deus está falando por tantas coisas que estão gritando em nossos ouvidos.

De fato, é difícil direcionar nossa mente para se ter um contato com Deus em meio a tantas coisas. Trabalho, estudo, relacionamentos, problemas, dívidas, processos, redes sociais. São inúmeras as coisas que tiram nosso foco todos os dias e nos fazem gastar em futilidades um tempo em que poderíamos nos afastar de tudo isso para, no silêncio, tentar ouvir a voz de Deus.

Se queremos ouvir o espirito, devemos silenciar nossa carne e nosso intelecto. Abrir mão desses dois e nos concentrarmos nas coisas de Deus.

Cl 3:2 “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas”

Como eu ouço a voz de Deus?

Nesse tópico vou citar de uma maneira bem pessoal as formas que sinto Deus falar comigo. Não necessariamente precisa ser assim com você. Mas certamente ouço o Senhor falar ao meu coração de várias maneiras diferentes. E não, eu nunca ouvi a voz audível de Deus. E apesar de desejar muito essa experiência, me contento com o relacionamento que venho tendo com o Pai.

Através da Palavra

Creio que a forma mais fácil de se ouvir Deus é lendo a Bíblia. Pode parecer simples demais, mas se entendemos que estamos nos referindo à Palavra de Deus, qual a maneira melhor de ouvir sua voz senão diretamente pela Sua palavra?

Através da Bíblia conhecemos o agir de Deus e entendemos a forma como ele cuida da sua criação. Entendemos o propósito, vemos a forma como Ele gosta das coisas e somos direcionados a viver à sua maneira.

Um dos maiores problemas que tenho visto é que muitos cristãos dizem não ouvir a voz de Deus, mas sequer param para abrir suas bíblias por alguns minutos.

Através da Paz

A segunda forma que mais ouço Deus falar ao meu coração é pela paz que o Espírito Santo me proporciona. Quando algo não gera dúvidas nem pesos ou inquietações.

As coisas do Senhor são claras e limpas e com certeza suas palavras também. Quando algo não nos traz paz depois de colocados diante de Deus, certamente não é algo que vem do céu.

Cl 3:15 “Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos”

Is 26:3 “Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia”

Através do espírito

A terceira forma pela qual ouço Deus falar talvez seja a forma que gera a mim mais intimidade com Ele. Quando estou conversando e contando do meu dia, tento me atentar para o que o Espírito Santo está me dizendo ao meu coração. Então basicamente, sinto as respostas das minhas perguntas vindo na minha mente. Confesso que no começo da minha caminhada com Deus, pensava que era algo da minha cabeça. Mas conforme fui tendo experiências com palavras de conhecimento e de sabedoria (1Co 12) que vinham a mim da mesma forma e sempre se encaixavam perfeitamente pude começar a diferenciar melhor a voz do Senhor da voz da minha cabeça.

Se imagine em meio à uma multidão onde todos estão gritando e pense que em algum momento a sua mãe o chama. Você vai conseguir perceber a voz dela, porque a conhece há anos e tem intimidade o bastante para entender sua voz mesmo em meio a tantas outras.

Dessa forma, creio que o melhor jeito de aprender a ouvir a voz de Deus sozinho, é tendo cada vez mais intimidade com Ele. No secreto, orando, lendo a Bíblia e silenciando o som do mundo.

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja em todos os corações dos irmãos, trazendo paz e direcionamento a cada um! Amém!

Vamos conversar!

Para um contato mais pessoal comigo, me encontre no instagram pelo nome @zmbrandao. Você pode seguir também o perfil da @bibliajfa!

Não se esqueça de nos enviar seu testemunho através do e-mail contato@bibliajfa.com.br. Queremos ouvir sobre suas experiências com Deus.

Sair da versão mobile