Ícone do site Bíblia JFA Offline

Como fazer seu devocional diário?

Como e o que fazer em seu Devocional diário? O momento de Devocional é sem dúvida um dos mais importantes no dia a dia de um cristão. Portanto, precisamos dar muita atenção a ele.

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Josué 1:8

Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. João 6:35

Precisamos buscar em Jesus e nos ensinamentos bíblicos alimento para nossa vida espiritual. Assim seremos capazes de crescer, aumentar nossa fé e viver uma vida que glorifique a Deus.

É importante lembrar que o devocional se trata de um momento pessoal. Você deve fazer da forma que te deixar mais confortável. O que vamos passar são apenas alguns passos que poderão te ajudar, mas não existe uma regra exata de como fazer.

O Lugar

A escolha do lugar tem um peso muito grande no fluir do nosso Devocional. Podendo ajudar muito ou atrapalhar muito.

Um lugar tranquilo e confortável é sempre a melhor opção. Escolha um lugar onde você consiga se concentrar. E onde você não se incomode com as coisas ao seu redor.

A maioria das pessoas prefere fazer seu momento devocional em seu quarto. O que na minha opinião é a melhor opção. Porém, se você não conseguir focar em seu quarto, escolha outro lugar que seja bom para você.

O Tempo

Não existe uma duração certa para um momento com Deus. A duração do Devocional depende apenas do quão disposto você está a ouvir aquilo que o Espirito Santo tem para te falar.

Você deve sempre dar o seu melhor para ir cada vez mais fundo na presença de Deus e permanecer sempre focado/a.

Tente sempre manter a mesma duração e vá aumentando de pouco em pouco. A constância é sempre amiga da perfeição.

Como mencionado em um dos textos que enviamos semana passada, reserve um horário fixo em sua agenda para buscar a Deus.

O Devocional

Ao meu ver existem 4 etapas que são essenciais para o Devocional: o Louvor, a Oração, a Leitura Bíblica e a Meditação. Não especificamente nessa ordem, mas tente sempre manter essas etapas em seu Devocional.

A Oração e a Leitura Bíblica são as duas partes mais importantes do momento Devocional. Tenha uma leitura organizada. Não capítulos ou versículos aleatórios de livros aleatórios. Assim, você conseguirá entender melhor os livros e ter uma leitura mais profunda.

A Leitura

Você pode escolher algum plano bíblico temático a cada semana. No aplicativo Bíblia JFA temos planos sobre oração, fé, casamento, amor de Deus, etc.

Você pode também ir seguindo a leitura bíblica por meio de planos anuais ou planos como “Novo Testamento em 3 meses”.

Além disso, existem bons livros devocionais com uma meditação para cada dia do ano, como é o caso do “Pão Diário”. Dentro da área de devocionais no app, você encontrará o livro Talmidim do Pr. Ed René Kivitz, que conta com reflexões diárias.

Anote!

Crie o hábito de anotar aquilo que o Espírito Santo te revelar a respeito da Palavra. Ou alguma curiosidade que você descobriu ao ler a Bíblia. Anote também se Deus falar algo com você enquanto você ora.

Registre também os versículos que chamarem sua atenção. Memorizá-los também é algo bem bacana de se fazer.

Seja sensível e não deixe de registar e guardar na memória momentos especiais na presença de Deus. Porque é impossível estarmos verdadeiramente na presença de Deus e não sermos transformados. Então um diário devocional pode funcionar como um memorial de tudo o que Deus tem feito em sua vida.

Conclusão

O momento Devocional deve ser feito diariamente, pois é a nossa porção diária daquilo que Deus tem para nos falar e nos entregar. Construa pouco a pouco sua vida Devocional. Cresça diariamente e NÃO DESISTA.

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa
Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple).

Sair da versão mobile