Ícone do site Bíblia JFA Offline

Como está sua intimidade com Deus?

Como está sua intimidade com Deus?

Por muito anos, quando frequentava a igreja sem estar totalmente convertido, tinha uma visão muito errada de Adão. Confesso.
Naquele tempo, via-o como alguém totalmente culpado por todos os pecados da humanidade. Me recusava  então a me aprofundar mais em algum estudo sobre esse personagem bíblico.

Na noite da última terça-feira estava sentado em minha cama em meu momento de oração e pedi um direcionamento a Deus quanto a este post. Senti de escrever sobre a relação de intimidade que havia entre Deus e o primeiro homem do mundo. Junto a alguns outros pensamentos que foram colocados em minha mente, cheguei a algumas conclusões pessoais.

Por que o homem foi criado?

Comecei refletindo sobre o porquê do Senhor ter criado o homem. Então primeiro, mesmo que sendo impossível, me esforcei pra entender o que Deus quis fazer.
Quero, inclusive, parafrasear um trecho de uma ótima pregação do irmão Douglas Gonçalves. Através da saudação final de Paulo na segunda epístola aos Coríntios, ele define o nome de Jesus como “Graça”. O nome de Deus como “Amor”. E o do Espírito Santo como “Comunhão”.

2 Co 13: 14A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês”.

Em minha mentalidade tola e sem sabedoria alguma, fui mais uma vez ao dicionário para ver o significado da palavra “amor”. O que encontrei foi: “forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais”.

Então, pensando em Deus, o Pai, como a fonte mais pura e inesgotável de amor possível. O que de fato Ele é. Entendi que o próprio Deus é a definição mais perfeita de uma relação de afeição com alguém. E se Ele é representado em uma trindade, é simples pensar que havia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, uma troca de amor puro, junto à graça e comunhão perfeitas e constantes.

Gn 1: 26Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…”

O amor entre a trindade é tão grande, que este gerou frutos. No caso, o homem, feito à semelhança do Deus Altíssimo.
Comecei a orar sobre isso e pensar sobre como o Pai nos criou para ter uma perfeita comunhão de amor com Ele. Afinal, sabemos que só somos capazes de amá-lo porque primeiro nos foi depositado Seu amor. Pensando como um homem, acho mesmo impossível reter amor. Sempre que estamos cheios desse sentimento queremos transbordá-lo e canalizá-los para outras pessoas ou coisas. Acho que Deus o fez da mesma forma. Em seu infindável amor, se transbordou e canalizou para um ser criado para viver em uma perfeita relação de intimidade com Ele.

1Jo 4: 19 “Nós amamos porque ele nos amou primeiro”.

Como era a intimidade entre Deus e Adão?

Gn 3: 6 Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. (7) Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.
(8) Ouvindo o homem e sua mulher os passos do SenhorDeus, que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. (9) Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?”
(10) E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”.
(11) E Deus perguntou: “Quem disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual o proibi de comer?”
Talvez o texto fique um pouco confuso. Mas creio firmemente de que o Espírito Santo irá te tocar e te convencer do que foi colocado no meu coração para escrever aqui. Vou me esforçar para deixar o mais claro possível:
1 – Adão e Eva estavam no Éden, em hebraico ēdhen. Que tem por significado “lugar de deleite”. Sabendo que ali o contato entre Deus e o homem era face-a-face, é fácil entender que ali era um lugar de comunhão e deleite entre todos os santos (o Senhor e o homem). O Éden é a representação mais perfeita do amor de Deus, que afasta todo medo (1Jo 4:18), era um lugar de plena liberdade e comunhão entre o Criador e a criação.
2 – Sendo santo, o lugar onde habitava a presença do Senhor era puro e livre de pecado, por isso a nudez era algo absolutamente normal, já que não existia ali nenhum olhar malicioso;
3- Quando o homem caiu em sua vontade por se obter discernimento entre o bem e o mal, teve sua pureza quebrada e começou a ver a nudez com olhos maus;
4- No versículo 10, Adão diz que sentiu medo apenas ao ouvir os passos de Deus. Alguém com quem ele tinhaum contato face-a-face.

Como ter uma intimidade com Deus?

Não estou dizendo aqui que é necessário estar com o corpo desnudo para se achegar a Deus. A minha intenção é mostrar que a nossa intimidade com Ele é aumentada através da pureza que temos em nosso coração e em nossos olhos. É ter o nosso coração desnudo e limpo de toda vergonha ocasionada pelo pecado.
É claro, a semente do pecado ainda vive em nossa carne. E é exatamente por isso que dia após dia se deve matar o antigo homem, proveniente da carne, para que viva apenas o homem que provém do espírito, que é puro e criado para ser santo, como Deus o fez.

At 13: 38“Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus é proclamado o perdão dos pecados a vocês. (39) Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela Lei de Moisés”.

O Sacrifício de Jesus nos purifica de todo erro e pecado para que tenhamos um contato face-a-face com Deus. Mas para isso, devemos nos tornar conscientes de que nossa vergonha já foi abolida.
Se por acaso você, irmão, vier a pecar, não tenha vergonha de se achegar ao Senhor, teu Deus, pois é exatamente isso que Ele quer que você faça, visto que hoje, por meio de Jesus, você é chamado para ser santo, como Adão era antes de abrir os seus olhos para o mal. O trecho a seguir, escrito pelo apóstolo Paulo, explica isso:

1 Co 2: 2à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: (3) A vocês, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.
Que o grande amor de Deus seja com cada leitor e irmão em Cristo Jesus, para que toda a vergonha seja desfeita e toda a intimidade seja reconstruída, amém!
Sair da versão mobile