Ícone do site Bíblia JFA Offline

Como ajuntar tesouros no céu?

Como ajuntar tesouros no céu?

Hoje eu gostaria de compartilhar algo sobre a relação entre generosidade e eternidade. Deus quer nos ensinar a vivermos com olhos capazes de enxergar muito além daquilo que é visível, temporário, finito e terreno. Quando a Bíblia nos ensina a sermos generosos, ela  está justamente nos ensinando a termos um olhar de eternidade com relação aos nossos recursos, bens e dinheiro. Ela está nos ensinando a ajuntarmos tesouros no céu.

Vou dar um exemplo simples aqui: quando uma mãe ou um pai senta com seu filho para fazer a lição de casa, o filho olha para o vídeo game ali do lado ou outro brinquedo qualquer e deseja brincar. O filho pensa no que ele quer naquele exato momento. Ele pensa apenas no momento presente, enquanto que os pais se preocupam com o aprendizado, com o desenvolvimento e com os próximos anos escolares. Os pais sonham com o futuro dos filhos.

Nós que já somos gente grande conseguimos planejar os próximos anos, nos organizar para algum sonho futuro de médio ou longo prazo. Mas mais do que isso, o nosso Pai quer nos ensinar a vivermos e a planejarmos a nossa vida com um olhar para a eternidade. E isso também com relação aos nossos recursos.

Em Jesus a eternidade já é realidade

Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. – João 3:16 (NVT)

Para nós, que a partir de Jesus recebemos a vida eterna, os bens materiais se tornam insuficientes. Eles já não são capazes de preencher os nossos anseios de eternidade. Não faz mais sentido a nossa segurança estar num acúmulo de bens materiais que uma hora terão fim, mas sim no Senhor, que é eterno, imutável e permanece para sempre.

O investimento mais seguro que existe

Mais do que termos uma reserva gorda, investimentos diversificados que nos proporcionem um futuro seguro aqui na terra, quando nós somos generosos e investimos em pessoas, na igreja, no Reino de Deus, nós estamos acumulando um tesouro seguro no céu.

Não estou dizendo que é ruim ou errado trabalharmos por uma estabilidade aqui na terra. Aliás, é importante pensarmos na provisão da nossa família. Mas quando ajuntamos um tesouro para a eternidade, que é fruto da generosidade, a economia pode oscilar, pandemias podem acontecer ou o bitcoin pode despencar que esse tesouro permanece. Esse sim é um tesouro que de fato nos traz segurança. Ladrão algum pode roubar os tesouros que ajuntamos no céu.

Como o próprio Jesus disse: “Vendam seus bens e deem aos necessitados. Com isso, ajuntarão tesouros no céu, e as bolsas no céu não se desgastam nem se desfazem. Seu tesouro estará seguro; nenhum ladrão o roubará e nenhuma traça o destruirá.” – Lucas 12:36 (NVT)

Para concluir:

É interessante notarmos que diversas passagens que falam sobre dinheiro, posses e propriedades, nos exortam sobre a temporalidade dos bens e o quanto eles são passageiros. É como se a Bíblia nos dissesse: “ei você que já eterno, não se esqueça que certas coisas não vão te acompanhar pela eternidade! Não coloque o seu coração nelas!”

Por isso que, quando somos generosos e a nossa confiança não está nos bens materiais, nós indicamos o nosso entendimento a respeito da eternidade e que já começamos a vivê-la hoje.

“Portanto, não olhamos para aquilo que agora podemos ver; em vez disso, fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre.” – 2 Coríntios 4:18 (NVT)

Que possamos ter um coração generoso e olhar para o que o Senhor tem depositado em nós com olhos de eternidade. Visando o céu e tudo aquilo que permanece para sempre.

Deus abençoe!

_____

Episódio 71 do Bíblicast JFA

Não precisa viver com pressa, Deus tem um tempo para tudo!

Neste episódio iremos falar sobre não viver com pressa, pois Deus tem um tempo para cada pessoa. Afinal, vejo que as últimas gerações são as que mais falam em aproveitar o momento presente, mas de maneira contraditória são as que mais querem conquistar tudo antes dos 30.

Deus te abençoe! 

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile