Tudo que expressamos sai de nosso coração, ele é a fonte de tudo que fazemos e Deus o conhece no íntimo.
Por isso que primeiro precisamos nos preencher para poder transbordar. Isso é ser canal, pois não conseguimos levar as pessoas ao redor para um lugar que ainda não fomos.
Nascendo de dentro
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Provérbios 4:23
Quando enchemos o nosso coração de gratidão, adorar ao Senhor se torna uma resposta natural do nosso corpo. Louvá-Lo está em nossa essência. Nosso corpo necessita adorar ao Criador, mas isso precisa começar primeiro em nosso coração.
Eu sempre ouvi que primeiro precisamos introjetar, para só após isso poder projetar. Você jamais poderá guiar uma pessoa à adoração, se você nunca tiver adorado em Espírito e em verdade.
Muitas vezes, até mesmo antes de você ministrar sobre a vida de alguém em palavras, as pessoas verão Deus em você, em suas ações e em seu estilo de vida. Quando você é cheio do Espírito, você O exala naturalmente, sem precisar fazer força. Ele transborda do seu interior e atinge corações, sem precisar de palavras em sermões.
Jesus, mesmo sem falar, em diversos momentos curou e demonstrou o amor de Deus. Apenas em seu modo de viver e agir, Ele expressava o Pai.
Expressando para fora
“Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre O louvarão.”
Salmos 34:1
Nesse texto de Salmos nós podemos ver na versão NVI uma ordem especial de adoração e louvor: Eu bendigo o Senhor, adoro-O e, depois disso tudo ocorrer internamente, em meu coração, os meus lábios O louvarão.
Nós precisamos primeiro O contemplar, para depois expressar tudo que sentimos. Trazer pessoas ao Senhor sem O conhecer, é como falar sobre um estranho na rua. Não temos conhecimento profundo sobre quem apenas passou ao nosso lado em uma calçada, ou daquele amigo de um amigo nosso do qual só ouvimos falar.
Devemos adorá-Lo e buscar conhecê-Lo cada vez mais, a fim de louvar ao Senhor por Quem Ele é e trazer pessoas para o Seu reino, apresentando-O com conhecimento e profundidade, assim como quando falamos sobre alguém de nossa família.
Bons canais
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para O Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, O Senhor, que vocês estão servindo.”
Colossenses 3:23,24
A proximidade com o Senhor nos leva a conhecê-Lo e assim podemos apresentar Sua palavra às pessoas em nossa volta.
Ter um relacionamento com Deus não é servir na igreja apenas no domingo, é ler sobre Ele, estudar Sua palavra e adorá-Lo em secreto para conhecer o caminho até o Santo dos santos.
Seja qual for a área na qual servimos, todas as nossas ações devem facilitar o caminho das pessoas ao Pai. Mas se eu nunca conheci o caminho até Ele, como eu saberia facilitá-lo para alguém? Como eu conseguiria ser canal?
Cada cano é projetado especificamente para uma finalidade diferente. Você não pode pegar um cano que é feito para transporte de água e transportar gás, por exemplo. O canal precisa ser preparado para transportar da forma certa.
Deus precisa nos preparar, mas além disso nós precisamos conhecer o caminho até Ele pois, só assim, poderemos ser bons canais, mesmo que ainda de forma imerecida, mas cobertos por Sua graça.