Ícone do site Bíblia JFA Offline

Evite o mal e chegue mais perto de Deus!

Evite o mal e chegue mais perto de Deus!

Que Deus nos ama já sabemos. A cada contato vemos sua bondade, seu amor e sua justiça, que são inestimáveis e eternos. No último texto aqui do blog abordei sobre como está a sua intimidade com Deus. Falei do quanto devemos ser puros de coração para chegarmos cada vez mais perto do Pai, de entendermos seus planos e sentirmos o seu amor sem as barreiras que nós mesmos construimos.

De onde vem essas barreiras?

Se a pureza de coração é essencial para a aproximação com Deus, temos de falar também sobre alguns pontos-chave a fim de nos purificarmos de tanta maldade que presenciamos diariamente no mundo.

Antes de irmos aos pontos práticos, acho interessante entendermos a natureza da maldade que vemos todos os dias. Ou seja, onde se inicia o mal. Então se preparem, porque teremos uma grande dose de Bíblia nas próximas linhas.

Tg 3:6 “Ora, a língua é um fogo; é um mundo de maldade. A língua está situada entre os membros do nosso corpo e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também ela mesma é posta em chamas pelo inferno. (7) Pois toda espécie de animais, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano, (8) mas a língua ninguém é capaz de domar; é mal incontido, cheio de veneno mortal. (9) Com ela, bendizemos o Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos as pessoas, criadas à semelhança de Deus.(10) De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, isso não deveria ser assim”. (NAA)

Mt 15:11 “o que contamina a pessoa não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca; isto, sim, contamina a pessoa… (18) Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina a pessoa (19) Porque do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (NAA)

Jr 17:9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo? (10) Eu, o Senhor, sondo o coração. Eu provo os pensamentos, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo o fruto das suas ações”. (NAA)

Através da Bíblia, não restam dúvidas de que a maldade vem de dentro do nosso coração. A semente do pecado que está instaurada em nosso ser desde o primeiro pecado da humanidade. O coração enganoso e corrupto citado por Jeremias planeja o mal. Que percorre um caminho entre maus pensamentos e saem em forma de fogo, contaminação e veneno mortal através da nossa língua indomável, que acaba ferindo nossa pureza e a dos irmãos a nossa volta.

O que atrapalha nossa pureza?

Chegamos ao tema central deste post. Foi o trecho que o Senhor colocou no meu coração para repassar aos irmãos que acompanham as mensagens que publico aqui.

Falaremos de sete coisas que deveriam ser impensáveis entre as pessoas. Visto que são coisas que Deus odeia.

Pv 6:16 “Seis coisas o Senhor Deus odeia, e uma sétima a sua alma detesta: (17) olhos cheios de orgulho, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, (18) coração que faz planos perversos, pés que se apressam a fazer o mal, (19) testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia discórdia entre irmãos”.

A primeira reação que todos tomam ao ler esse texto é aquela de “não é comigo isso aqui não”. A segunda talvez seja “bem, talvez sim, eita!”.

É triste e preocupante ver o quanto praticamos em nosso dia a dia essas sete coisas que o Senhor odeia que pratiquemos. Vou discorrer sobre cada uma a fim de mostrar a vocês o meu pensamento sobre tudo isso.

1 – Olhos cheios de orgulho: orgulho pode ser definido de várias formas. Mas a principal delas com certeza é o egoísmo. Como vimos em “Cristo x Anti Cristo: você se parece com quem?. Olhar para si mesmo acima de olhar para o próximo é uma característica fundamental de tudo o que é oposto à vontade de Deus. Deixamos o nosso orgulho tomar conta dos nossos olhos ao olhar para irmãos que julgamos saberem menos que nós ou terem mais coisas a serem arrumadas do que nós mesmos.

Mt 7:3 “— Por que você vê o cisco no olho do seu irmão, mas não repara na trave que está no seu próprio? (4) Ou como você dirá a seu irmão: “Deixe que eu tire o cisco do seu olho”, quando você tem uma trave no seu próprio? (5) Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”.

2 – Língua mentirosa: sobre isso, creio que nem é preciso discorrer tanto. Só que às vezes pensamos apenas em mentiras enormes e bruscas. Mas isso também se refere a questões básicas do dia-a-dia. Já entra nesse ponto aquele simples “diz que não estou em casa”, quando o telefone toca com alguém a quem não se quer atender.

3 – Mãos que derramam sangue inocente: Espero que sobre esse todos estejam bem seguros! Porém, pensando que sangue é o maior símbolo bíblico de vida. Derramar sangue inocente aqui pode ser interpretado como o simples fato de, por nossas atitudes, destruirmos a imagem de alguma pessoa a um terceiro, baseando-nos em nossa própria opinião ou experiência pessoal com ela.

4 – Coração que faz planos perversos: Não são apenas planos malignos arquitetados ou crimes planejados. E sim aqueles pensamentos que se tem quando um irmão pisa em seu calo. Quando uma pessoa perversa faz a nós algo de mal e ficamos corroendo isso por dentro e pensando em formas de devolver aquele mal na mesma moeda. O que obviamente, nos torna uma pessoa perversa também.

5 – Pés que se apressam a fazer o mal: Essa é para os irmãos que amam fofocas. Em minha curta experiência de vida é a coisa que mais presenciei dentro de igrejas. Um irmão fez algo à alguém e a primeira coisa que acontece é todo mundo ficar sabendo através das pessoas que tem mais dificuldade do que o normal para conter a língua. Em instantes, todos sabem sobre uma briga, um pecado ou um erro. Ao invés de todos se esforçarem a ajudar a pessoa em questão, a maltratam e acabam criando em cima dela um peso maior do que ela carregaria se poucas pessoas soubessem.

6 – Testemunha falsa que profere mentiras: Quantas vezes não vimos alguém tentar se livrar de alguma culpa colocando-a em alguém ou se esquivando dela para não ser prejudicado? Não falo somente em igrejas. Isso acontece a todo momento. No trabalho, nos estudos, na família. É algo que precisamos evitar constantemente.

7 – O que semeia discórdia entre irmãos: É interessantíssimo pensar que a sétima coisa, sendo esta a que o Senhor detesta, é apenas um resumo das o outras seis coisas anteriores. É nos colocarmos a frente dos outros (1), mentirmos para as pessoas à nossa volta (2), destruirmos à imagem de uma pessoa inocente (3), corroer o mal para devolvermos isso na mesma moeda (4), fofocar sobre as pessoas e coisas que acontecem (5) e proferir mentiras para se esquivar da culpa e deixá-la recair em alguém. Deus em sua infinita graça nos criou para vivermos em santidade e comunhão com todas as pessoas. Visto que discórdia significa “desentendimento”. Qualquer desentendimento com alguém é visto como uma coisa detestável a Deus.

Portanto, ore e se auto-analise! Peça para que Deus te diga quais coisas você tem feito que desagradam a Ele e impedem que o relacionamento de vocês seja cada vez mais puro e intenso!

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor puro de Deus, que abomina toda maldade e a comunhão plena do Espírito Santo sejam presentes em todos os irmãos! Amém!

Sair da versão mobile