Ícone do site Bíblia JFA Offline

Caminhar sozinho é impossível

Caminhar sozinho é impossível
Nesta quarta-feira comemorei meu vigésimo quarto aniversário. Sim, se você ainda não tinha esse conhecimento, sou apenas um jovem que ama o Senhor. Mas de qualquer forma, não vim falar sobre minhas comemorações. E sim de que algo me chamou muita atenção ao receber algumas mensagens. Antes mesmo deste dia já pensava em escrever sobre a amizade.
Em meu tempo vivendo fora da igreja sempre fui rodeado de pessoas. Nunca foi da minha personalidade ser alguém que prefere ficar sozinho. O problema, que muitos que já viveram por estarem afastados da pratica da fé cristã, é que as amizades dificilmente tem profundidade. Assim como citei no último texto, o amor cristão jamais exige algo em troca. Nos entregamos (pelo menos deveríamos) uns aos outros da mesma forma como Cristo se entregou por nós. E ao entender que as pessoas que não praticam o amor não são aperfeiçoadas em Deus constantemente. Entendemos que dificilmente haverá uma troca incondicional em uma amizade onde Cristo não é o centro.

As amizades fortalecem a caminhada cristã

Em pouco tempo vivendo dentro da igreja, encontrei uma família. Fiz amizades que jamais pensaria ter e comecei a refletir sobre o quanto é importante ter pessoas ao nosso lado que estão caminhando em direção ao mesmo alvo. A maioria das mensagens que recebi eram sobre como algum dia eu havia oferecido uma palavra de ânimo. Ou sobre como elas enxergavam o cristianismo através das minhas ações.
É óbvio que não concordo com essas afirmações, afinal, sou um pobre pecador como qualquer outro ser humano. Mas elas me fizeram pensar sobre a importância das amizades. Assim como o amor é aperfeiçoado em nós através da lembrança constante do que é a fé cristã, ter pessoas ao nosso lado nos lembrando de quem somos realmente e como causamos bons impactos em suas vidas através do amor de Jesus é algo que nos fortalece muito.
Quando não enxergamos tranquilidade e paz. Temos quem nos lembre onde encontrar. Se desanimamos, temos pessoas ao nosso lado que nos impulsionem a continuar buscando. Quando precisamos confessar nossos pecados, fazemos isso aos que foram justificados em Cristo Jesus (Tg 5:16). Paulo tinha Timóteo, Elias tinha Eliseu, Davi tinha Jonatas e outras várias amizades são citadas na Bíblia. De modo que vejo como é impossível “ser cristão sozinho”. Ainda mais pensando que Deus criou os homens na intenção de reinarem todos juntos sobre a terra e não apenas para serem lobos solitários que vagam por aí pensando apenas em si mesmos.

Não ande sozinho

Ec 4:8um homem sem ninguém, que não tem filhos nem irmãos, mas que não cessa de trabalhar e cujos olhos não se fartam de riquezas. E ele não pergunta: “Para quem estou trabalhando, se não aproveito as coisas boas da vida?” Também isto é vaidade e enfadonho trabalho. (9) Melhor é serem dois do que um, porque maior é o pagamento pelo seu trabalho. (10) Porque se caírem, um levanta o companheiro. Mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante. (11) Também, se dois dormirem juntos, eles se aquecerão; mas, se for um sozinho, como se aquecerá? (12) Se alguém quiser dominar um deles, os dois poderão resistir; o cordão de três dobras não se rompe com facilidade”.
Valorize as pessoas que caminham ao seu lado. Que te amam com o amor de Cristo e buscam se aperfeiçoar nele e que se dedicam constantemente a fim de verem seu crescimento. Esforce-se sempre para se manter por perto e manter os bons amigos próximos. A fim de que o amor entre todos seja compartilhado e que todos se transformem constantemente, se livrando de fofocas e maldades que são obras da carne.
Não podemos esquecer que é necessário sempre rever as amizades que não se enquadram nos padrões bíblicos e que tem feito mais com que tropecemos do que nos consertemos dia após dia a fim de viver uma vida irrepreensível, santa e justa, de modo digno dos que foram chamados a serem filhos de Deus. Não estou dizendo para ninguém abandonar os amigos não cristãos, mas sim que para com esses, é muito melhor influência-los para o bem do que deixar com que nos influenciem para coisas que não condizem com a vontade soberana de Deus.

Nos conheça!

Para um contato mais pessoal comigo, me encontre no instagram pelo nome @zmbrandao. Você pode seguir também o perfil da @bibliajfa!

Sair da versão mobile