Desde o começo de minha adolescência sempre lutei contra meu ego e luto ainda hoje! Ser humilde é uma de minhas maiores dificuldades. Perceber que nada é sobre mim, mas sim sobre Jesus Cristo, é uma de minhas lutas diárias!
Sou muito grato a Deus por me mostrar, através da Bíblia, através de pessoas ou em oração, aonde estou errando e o que devo fazer. Pela Sua graça, tenho aprendido muito sobre a humildade.
Meu líder espiritual tem me ensinado que a partir do momento que nos sujeitamos a Deus e a nossos irmãos, aprendemos muito mais e nossa sabedoria cresce.
Ainda tenho muito o que aprender sobre humildade, mas gostaria de compartilhar com vocês o que tenho aprendido.
O que é Humildade?
De acordo com o dicionário, humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
Portanto, podemos ver que a humildade é algo bom, que auxilia na ordem da sociedade, evitando intrigas e discussões.
Mas a palavra de Deus vai mais a fundo quando se trata de humildade e nos traz uma perspectiva diferente daquilo que a sociedade fala…
O que a Bíblia diz sobre?
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.”
Filipenses 2:3
A Bíblia nos mostra, através de diversas passagens, que nós precisamos ser humildes. Ela nos mostra que devemos nos sujeitar uns aos outros e termos o entendimento que não somos melhor do que ninguém.
Além disso, nos mostra que a humildade traz boas consequências para nossas vidas e uma comunhão/harmonia melhor com as pessoas a nossa volta!
Por quê ser humilde?
Certo, já vimos que a humildade é bíblica e nos traz coisas boas. Mas por quê devemos ser humildes?
O primeiro motivo já falamos antes, é bíblico. A Bíblia é a Palavra de Deus e, aquilo que está contido nela, deve ser seguido por aqueles que amam a Deus. Portanto, se somos filhos de Deus e seguidores de Cristo, devemos fazer aquilo que Sua palavra nos ensina.
O segundo motivo é: se temos como alvo de nossas vidas ser iguais a Cristo, devemos ser iguais a Ele (Filipenses 2:5-8). E, como Cristo é o maior exemplo existente de humildade, devemos imitá-lo.
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
Filipenses 2:5-8
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Como praticar a humildade?
Agora, vou dar algumas dicas que tem me ajudado bastante a implementar cada vez mais a humildade em minha vida:
1 – Agradeça
A gratidão e a humildade caminham juntas. Precisamos ser gratos a Deus e às pessoas, por tudo! Quando temos a humildade em nossos corações, sempre nos lembramos de que foi Deus quem fez tudo em nossas vidas e agradecemos a Ele.
2 – Peça desculpas
Existe muita humildade em reconhecer quando erramos. Portanto, precisamos “dar o braço a torcer” e tentar consertar as situações, mesmo quando achamos que temos razão! Cristo nos diz para darmos a outra face (Lucas 6:29), portanto, mesmo quando achamos que estamos certo, devemos deixar nosso ego de lado e nos reconciliarmos com as pessoas.
3 – Não procure glória
Essa é uma grande dificuldade minha. Não devemos fazer as coisas para sermos vistos (Mateus 6:1-6 e 16-18), mas sim para que Cristo seja visto através de nós.
4 – Ame, Respeite e Sirva
Quando a humildade está em nossos corações, nós temos vontade de estar com outras pessoas, ouvir suas dores e ajudar naquilo que podemos. Isso se torna algo natural. Passamos a respeitar suas dificuldades, medos e temos compaixão pelo próximo.
Não deixe a humildade morrer em você. Seja humilde como Cristo era e ame como Ele amou.
Graça e Paz.