Existem batalhas necessárias para o nosso crescimento, onde Deus nos fortalece e Se revela para nós.
No entanto, não podemos esquecer que as ações geram reações e consequências, e, dependendo do passo que dermos, o resultado pode ser uma batalha desnecessária que nós mesmos criamos.
Lutas guiadas
“Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.”
2 Coríntios 10:3,4
Daniel foi colocado na cova com leões e Davi foi enviado à luta com Golias, e nós também somos chamados para batalhas, chamados para sermos fortes e corajosos, recebendo direção e poder d’Ele.
Esses confrontos nos levam a novos níveis, nos aproximam d’Ele e de Suas promessas. São neles que somos fortalecidos e moldados, isso nos faz crescer. No entanto, em determinados momentos, não somos enviados por Ele para alguma batalha, mas nos inserimos em lutas desnecessárias.
A Bíblia nos instrui a colocar o Senhor em nossas decisões desde o primeiro passo, mas diariamente, na correria e pressa, acabamos decidindo por nós mesmos. Isso nos conecta a lugares, pessoas e situações que não estavam nos planos de Deus para nós, atrasando o processo e a promessa.
Sonhos desalinhados
“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.”
Provérbios 16:3
Às vezes, ansiamos por seguir um determinado caminho, mas Deus nos afasta desses passos. E então, observamos outras pessoas trilhando o mesmo caminho e obtendo resultados positivos.
Quero que você lembre que o caminho que você sonha pode não ser ruim, mas também pode não ser o indicado para você. Nossas decisões frequentemente são influenciadas pelo que esperamos obter em troca, mas é crucial lembrarmos da importância de sermos úteis para o Reino, não apenas impressionantes. Portanto, permita que Ele te guie.
Deus tem um plano único para cada indivíduo, com direções específicas e muito melhores do que podemos imaginar. O caminho que é adequado para uma pessoa pode não produzir o mesmo efeito em você. Se Deus te direciona para uma direção, é lá que está a sua promessa, específica e personalizada.
O lugar para onde Deus está te conduzindo derramará sobre você bênçãos que você nem imagina ou planeja, mas é por esse motivo que você deve obedecer e permitir ser guiado.
Seja direcionado
“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”
Efésios 4:14-15
Evite se envolver em situações de lutas desnecessárias, que atrasam todo o processo, visando alcançar algo que seu ego deseja. Deus tem muito mais do que isso e determina o momento certo para recebê-lo.
Enquanto isso, Ele está moldando e transformando seu coração. Não se esqueça de que nossas escolhas têm consequências, que podem impactar não apenas um dia, mas uma vida inteira.
Optar por ações e comportamentos que vão contra os princípios da Bíblia ou dos passos que o Senhor te chama a dar pode nos levar a conflitos e dificuldades que poderiam ser evitados. Por isso, peça diariamente discernimento e sabedoria para compreender quais batalhas devemos enfrentar e quais devemos evitar.
Escolha o caminho da retidão, da justiça e da sabedoria, evitando trajetórias que nos levam à ruína e ao conflito. Ao fazermos isso, podemos desfrutar da paz e harmonia que vêm da obediência a Deus.