Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Gálatas 5:22 (ACF)
Estamos no terceiro texto da série “Aprendendo sobre o Fruto do Espírito”, em que iremos nos aprofundar no que está escrito na bíblia sobre o fruto do Espírito Santo de Deus, mencionado no livro de Gálatas e hoje vamos aprender mais sobre a paz. E gostaria de começar deixando como lembrete a passagem de Romanos 8:6: “A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz”.
Paz
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33 (ACF)
A paz não se caracteriza pela ausência de lutas ou adversidades circunstanciais, mas pelo discernimento e controle emocional diante de situações que trazem angústia, dúvida ou medo. Esse fruto do Espírito, descrito nas sagradas escrituras, é muito diferente do que o mundo entende como sendo paz, pois é gerado pelo consolo do Espírito Santo, pela transformação que nós sofremos ao aceitar a Cristo como nosso único salvador.
É através da certeza na fé, que nós enfrentamos qualquer situação com segurança e verdadeira paz. Na bíblia existem vários relatos de personagens que passaram por situações inimagináveis, mas a fé deles os mantiveram firmes e inabaláveis. Como está escrito em Hebreus 11: 32-38, onde o escritor relembra do que Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, passaram e através da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas e até fecharam as bocas dos leões.
Eles enfrentaram momentos em que precisaram de discernimento e de um controle emocional que vinha do alto e pela fé em Deus tiveram paz, mesmo em meio as lutas. Com isso, podemos ver que a primeira característica da paz é que ela vem do Senhor e que é um presente d’Ele para nós. Como está escrito em João 14:27, ao Jesus anunciar sua ida para o céu aos discípulos, ele afirma que deixaria com eles e conosco a sua verdadeira paz e pede que não tenhamos medo. Nosso Salvador, já venceu este mundo e n’Ele somos mais do que vencedores.
Outro ponto importante de ressaltar é que a paz promove a unidade – a comunhão entre os irmãos – para qual fomos chamados a viver. A natureza humana é de causar guerra e divisão, sendo isto resultado do pecado, mas quando convidamos o Espírito Santo para habitar em nós, estamos negando a nossa própria carne para buscar uma vida de santidade, com isso também devemos buscar a paz que excede todo entendimento e viver em harmonia com nossos irmãos.
Concluindo
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
Colossenses 3:15 (ACF)
Para concluir reforço que a nossa paz vem de Deus e que não importa pelo que você esteja passando, o Senhor está do seu lado. Nosso salvador, Jesus Cristo, já venceu o mundo, por isso independentemente da adversidade podemos ter paz. Lembre-se também de que a paz promove a união e busque a paz com seus irmãos, seja uma pessoa pacificadora.
Deus te abençoe!
Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!