Ícone do site Bíblia JFA Offline

Aprendendo sobre o fruto do Espírito Santo: Mansidão

Aprendendo sobre o fruto do Espírito Santo: Mansidão

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Gálatas 5:22 (ACF)

Estamos no oitavo texto da série “Aprendendo sobre o Fruto do Espírito”, em que iremos nos  aprofundar no que está escrito na bíblia sobre o fruto do Espírito Santo de Deus, mencionado no livro de Gálatas e hoje vamos aprender mais sobre a mansidão. Gostaria de começar deixando aqui a passagem de Colossenses 3:12: “Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência”.

Mansidão

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.

1 Pedro 3:15,16 (ACF)

Mansidão trata-se sobre manter a calma mesmo em situações tensas, aquele que é manso age com sensatez e calma, não se permitindo pecar quando fica irado, impedindo a violência e o desrespeito. Essa característica também está ligada ao conceito de submissão e humildade no antigo testamento e pode ser notada na vida de muitos personagens bíblicos, que suportaram ataques e perseguições sem se irar ou ter ressentimento. 

No contexto de Gálatas 5, podemos notar que a mansidão, junto às outras características do fruto do Espírito Santo, dizem respeito a conduta com outras pessoas, opondo-se a inimizade, discórdia, ciúme, dissensão e explosões de ira que são característicos das obras da carne. Muitos podem pensar que ser manso é ser fraco, mas é uma visão equivocada, pois a mansidão é uma virtude que capacita alguém a controlar a força e aplicá-la corretamente.

Então, como vimos, ser manso é ser capaz de restringir a própria força para agir adequadamente em situações extremas, o que demonstra humildade e cordialidade. A falta de mansidão em alguém mostra o quão grande é o seu ego, pois os mansos suportam as injúrias dos homens, por entender que tais coisas fazem parte da permissão de Deus, isso não quer dizer que devemos abaixar a cabeça para todo mal que fizerem a nós, mas tem haver com qual será a nossa conduta ao lidar com a situação, demonstraremos a sabedoria que vem do alto ou a insensatez que provém da carne?

Também devemos ser mansos ao exortar alguém, buscando sabedoria de Deus para fazer isso, sendo que Jesus é o nosso maior exemplo de mansidão, em todo seu tempo aqui na Terra ele foi manso com seus seguidores e até com os seus acusadores. Mesmo no momento de sua morte ele teve misericórdia dos que lhe desejavam o mal e o afrontavam. Bem, quem somos para não ser mansos se o nosso próprio Senhor é tão misericordioso? Precisamos nos despir do nosso ego e buscar por uma conduta que agrade ao nosso Pai. Lembre-se daquela famosa pergunta: “O que Jesus faria?”. 

Deus te abençoe! 

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile