Ícone do site Bíblia JFA Offline

Aprendendo sobre o fruto do Espírito Santo: Longanimidade

Aprendendo sobre o fruto do Espírito Santo: Longanimidade

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Gálatas 5:22 (ACF)

Estamos no quarto texto da série “Aprendendo sobre o Fruto do Espírito”, em que iremos nos  aprofundar no que está escrito na bíblia sobre o fruto do Espírito Santo de Deus, mencionado no livro de Gálatas e hoje vamos aprender mais sobre a longanimidade. E gostaria de começar deixando como lembrete a passagem de Gálatas 6:9: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”. 

Longanimidade 

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.

Efésios 4:1-2 (ACF)

Longanimidade é a característica ou qualidade de grandeza de ânimo, uma pessoa que encara com coragem as adversidades, na Bíblia vemos que esta é uma virtude de quem é bondoso e generoso e tem fé em Deus para ajudar a solucionar os seus problemas. Podemos parecer fracos aos olhos do mundo ou até mesmo bobos por manter esta conduta, mas na verdade esse fruto do Espírito, nos ajuda a ter discernimento e sensatez para resolver as adversidades com a sabedoria que vem do alto.

Misericórdia, paciência, tolerância e autocontrole, são palavras que se relacionam diretamente com este fruto e são características essenciais para aqueles que foram salvos e em Cristo são novas criaturas, pois nosso Pai Celestial é longânimo. Ele tem paciência conosco mesmo com a gente cometendo tantos erros. Deus tem tanta misericórdia de nós que deu seu único Filho para morrer na cruz por mim e por você. 

Fico pensando, se o nosso Deus tem misericórdia de nós mesmo com todos os pecados que carregamos, por que não podemos ter esta mesma atitude com o nosso próximo? Precisamos ser bondosos e generosos mesmo que as situações sejam adversas. Na minha vida tive dois grandes exemplos de pessoas cheias de longanimidade: minha avó e meu avô. Sempre admirei muito a forma deles lidarem com a vida e a paciência que tinham em ensinar e exortar no amor. 

Tenho certeza que assim como eu, você já conheceu pessoas que chegam a impressionar por sua conduta e sabe qual o segredo delas? Um relacionamento diário e profundo com nosso Senhor. Não me lembro de uma só vez em que passei um tempo com os meus avós e eles não tenham falado do amor de Deus. Quando andamos muito com alguém tendemos a aderir características da sua personalidade mesmo sem perceber. O mesmo acontece quando temos nosso Salvador como melhor amigo e maior exemplo. 

Ao passarmos por uma adversidade, não adianta nos irararmos. Deus age no tempo certo. Ele não esquece de nós. Como está escrito em Deuteronômio 32:4: “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é”

Para finalizar, gostaria de dizer que o Senhor nos dá longanimidade e lembre que quem desenvolve paciência e bondade colhe muitos frutos! Em Provérbios 25:15, está escrito: “Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos”.

Deus te abençoe! 

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile