Ícone do site Bíblia JFA Offline

Aprendendo sobre o fruto do Espírito Santo: Benignidade

Aprendendo sobre o fruto do Espírito Santo: Benignidade

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Gálatas 5:22 (ACF)

Estamos no quarto texto da série “Aprendendo sobre o Fruto do Espírito”, em que iremos nos  aprofundar no que está escrito na bíblia sobre o fruto do Espírito Santo de Deus, mencionado no livro de Gálatas e hoje vamos aprender mais sobre a benignidade. E gostaria de começar deixando como lembrete a passagem de Colossenses 3:12: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade”. 

Benignidade

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Romanos 12:10 (ACF)

Você sabe o que significa benignidade? Bem, é a qualidade de quem é benigno, ou seja, dotado de características boas, como generosidade, bondade e benevolência. Isso é, agir com benignidade é o mesmo que ser misericordioso e bondoso com o próximo, comportando-se com base na lealdade e fidelidade. Sendo um fruto do Espírito Santo, assim como o amor, o gozo, a paz e a longanimidade, a qualidade de ser benigno é produzida pelo Espírito Santo em nós, quando somos guiados por ele. 

Em Miquéias 6:8, está escrito: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?”. Então, podemos dizer que a benignidade é uma das qualidades que o Senhor exige de Seu povo. 

Nós, filhos de Deus, devemos obedecer à vontade d’Ele revelada em Sua Palavra, praticando atos de misericórdia e demonstrando compaixão uns para com os outros. Um dos maiores exemplos que temos, é o nosso próprio mestre Jesus Cristo, que durante seu tempo na Terra demonstrou tamanha benignidade para com os pecadores, inclusive no momento de Sua crucificação, quando Ele pediu ao Pai que perdoasse aqueles que lhe faziam mal, como está relatado em Lucas 23:34

Onde há benignidade, não há lugar para maldade, ódio ou rancor, porque as ações são guiadas pelo amor. Acredito que quando entendemos que o nosso Deus é cheio desta qualidade, aprendemos a ser benignos com outras pessoas também. Da mesma forma que o Senhor nos ama e ajuda sem merecermos, nós também devemos amar e ajudar o próximo. 

O nosso maior motivo para buscar ser cheios de benignidade, é alegrar nosso Deus, pois tudo aquilo que fazemos não deve ser para a nossa própria vanglória, mas sim para honrar o Senhor. E para finalizar deixo aqui a passagem de Provérbios 12:2: “O homem de bem alcançará o favor do Senhor, mas ao homem de intenções perversas ele condenará”. 

Deus te abençoe! 

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile