Durante o ano de 2022 e início de 2023 eu tenho experimentado o que na Bíblia é chamado de “Amigos mais chegados que Irmãos” (pv 18:24).
E eu nunca tinha entendido como exatamente era isso. Quer dizer, esses amigos são realmente mais próximos que meu irmão? Como encontro? Eram sempre perguntas que pairavam em minha cabeça.
Nos últimos dois anos comecei a entender melhor.
Como é um amigo mais chegado que irmão?
Sabe aquele amigo que você pode simplesmente contar para tudo? Esse é o tipo de amigo irmão. Amigo que está lá para te ouvir, aconselhar, ajudar nos momentos de angústia, mas eu acredito que principalmente, aquele que te leva para mais perto de Jesus.
Encontrei amigos que oram verdadeiramente por mim, assim como eu oro por eles. Não se trata de uma amizade qualquer. Foi em um culto quando pegamos nas mãos uns dos outros, fizemos uma roda e começamos a orar, que comecei a ver o quão saudável e maravilhoso era estar com eles.
Se você já encontrou um amigo ou alguns amigos desse tipo, talvez quando aconteceu você nem estivesse esperando por uma amizade assim. Mas com certeza o Senhor enviou essa ou essas pessoas com propósitos especiais. Amigos são presentes de Deus, principalmente aqueles que permanecem na vitória e na derrota, na queda e no levantar, nos ajudando a enxergar a presença do Pai.
“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.”
– Provérbios 17:17
Separe um tempo para agradecer ao Senhor por esses amigos. Ore também para que você possa ser essa pessoa que ama e aproxima de Jesus. Se você tem se sentido sozinho(a) na caminhada, ore para que o Senhor aproxime gente que possa fazer a diferença em sua vida. Tem algo de precioso e especial que Deus quer derramar sobre você através de outras pessoas. Que você possa fazer a diferença na vida de alguém também.
Deus abençoe,
Ana.