Ícone do site Bíblia JFA Offline

Ame e respeite o próximo!

Ame e respeite o próximo!

Temos nos estressado com facilidade? Temos respeitado e amado as pessoas, independentemente de suas opiniões? Tanto os cristãos como os não cristãos?

Hoje gostaria de falar um pouco sobre amor e respeito! Estava conversando com minha psicóloga, que é cristã, e ela me mostrou que o amor e o respeito vai além do que eu achava que era!

Vamos lá?

O respeito constante!

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.”

Filipenses 2:3

Nessa conversa com minha psicóloga, comecei a conversar sobre relacionamentos com ela. Através de minha fala, ela percebeu que minha atitude/postura mudava, dependendo de com quem eu estava falando.

Quando eu conversava com uma pessoa que respeitava a si mesma e era respeitosa, eu era respeitoso, porém quando conversava com uma pessoa que não respeitava a si mesma e não era respeitosa com os outros, meu comportamento era diferente.

Pensei muito nisso e fui pesquisar o que a Bíblia falava sobre respeito. Encontrei o versículo acima, que diz que devemos considerar os outros superiores a nós mesmos, ou seja, tratar absolutamente todos com respeito, ouvirmos todos e amarmos cada um deles.

E isso está totalmente relacionado com a forma que eu me vejo, se me respeito ou não.

Você se respeita?

“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês; pois esta é a Lei e os Profetas.”

Mateus 7:12

Pensando sobre isso, me veio o seguinte pensamento: se eu trato uma pessoa pensando/vendo como ela trata os outros, significa duas coisas: eu não tenho o meu caráter definido, pois em cada lugar, com cada pessoa, em cada circunstância eu sou uma pessoa diferente.

Além disso, significa que eu não respeito a mim mesmo, pois se a Bíblia diz que eu devo fazer aos outros o que eu gostaria que fizessem a mim, e e eu não respeitá-los, significa que eu não respeito/não respeitaria a mim mesmo.

Portanto, creio que devemos analisar a forma com que tratamos as pessoas ao nosso redor. Pois, quando respeitamos a nós mesmos, não faremos mal aos outros, trataremos todos com amor e respeito. O contrário também é verdade: se respeitarmos e amarmos todos da mesma forma, significa que respeitamos a nós mesmos.

Deus te ama!

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”

Jeremias 29: 11-13

Não sei se você leu o versículo que deixei acima, se não tiver lido, peço para que leia e, se leu, leia de novo. Você consegue entender a profundidade e a grandeza dessa passagem?

Creio que esse trecho pode ser relacionado com o que estamos falando. Nós seguimos a Cristo, servimos ao Deus acima de todos os deuses, Senhor dos senhores, Deus dos exércitos, Rei dos reis, Deus de Israel, certo? Portanto, se seguimos e servimos à Ele, devemos buscar nos parecermos com ele, certo?

Então, sabendo de todas essas coisas, gostaria de fazer uma pergunta para refletirmos: se o Senhor a quem servimos tem pensamentos de paz, amor e prosperidade sobre nós, porque nós não pensamos dessa mesma forma sobre as pessoas ao nosso redor? Não é novidade para ninguém que Deus não faz acepção de pessoas nem de pecados. Então porque continuamos a fazer?

Minha resposta para isso é: pois precisamos aprender mais sobre o amor de Deus, termos o nosso caráter forjado n’Ele e respeitarmos a nós mesmos! Gostaria que refletíssemos sobre isso!

Graça e Paz!

Sair da versão mobile