Ícone do site Bíblia JFA Offline

Ainda há tempo

Ainda há tempo

O último mês de 2019 se aproxima. Talvez você esteja se perguntando sobre o quão rápido o ano passou. Nessas horas, pelo menos pra mim, é comum pensar no tanto de coisas que eu queria ter feito e não fiz até agora. Alguns planos que estiveram no meu coração não se concretizaram. Porém, tenho certeza que estes não aconteceram por estar alinhado a vontade de Deus. Sei que, estando focado n’Ele, o que prevalecerá é o seu propósito. E isso me faz exultar por saber que toda a sua vontade é boa, perfeita e agradável.

Provérbios 19:21 Há muitos planos no coração do ser humano, mas o propósito do Senhor permanecerá.

Mudanças

Entretanto, creio que algumas escolhas ainda nos cabem e podem fazer a nossa vida mudar e ser bem proveitosa e agradável nesses dias que faltam para fechar o ano. Mesmo entendendo que a passagem do ano é só mais um dia que sucede o outro, como todos os 365, nossa mente gosta de criar expectativas quanto a grandes mudanças que podem acontecer. Minha ideia com esse texto, é oferecer algumas sugestões para que os leitores pratiquem nesse ultimo mês para dar uma acertada nos caminhos.

Volte sua atenção para Cristo

A primeira coisa, claro, é a mais importante de todas. Talvez eu nem precisasse escrever mais nada depois disso. Afinal, Cristo é tudo o que precisamos.

Na estrada até a glória, claro, temos muitas dificuldades. Eu mesmo, esse ano, passei por um momento de desânimo, de muitas lutas, sentimento de desvalorização e de falta de entendimento quanto ao lugar onde eu deveria estar. A chave pra eu mudar tudo isso e voltar a ter paz no meu coração foi voltar a olhar pra Jesus.

Seja por estar envolvido demais no ministério ou por simplesmente ter se machucado com pessoas, quando estamos atribulados e cheios de coisas na mente não conseguimos prestar atenção naquilo que importa que é a lembrança do amor de Cristo por nós.

Um amor sublime, que faz o único que estava certo em tudo, assumir a culpa pelos nossos erros e sangrar e sofrer para nos dar a possibilidade de acessarmos, através do Espírito Santo, a fonte de toda a paz, toda a alegria e todo o amor – Em Jesus, essas coisas são inesgotáveis.

João 14:26 Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse. (27) Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.

Conserte as coisas

Na minha curta experiência de vida já pude constatar o poder do perdão algumas vezes. Sei que é difícil. Afinal, se fosse fácil, todos nos perdoaríamos em todo momento e não haveria mágoa no mundo. Mesmo assim, o perdão nos liberta e nos faz sentir o perdão maravilhoso de Cristo.

Mateus 6:14 Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês; 

Não somente a sensação de leveza e paz que sucede o perdão, consertamos relacionamentos que algum dia foram importantes pra gente e apenas abandonando o orgulho conseguimos melhorar algumas vidas ao mesmo tempo que pisamos na cabeça de satanás, cujo desejo é que realmente não haja perdão e nem paz entre os homens.

Algo que me ajudou muito foi uma ilustração de um pastor da minha igreja um dia. Ele disse que na relação entre Jesus e o mundo, o mundo é quem estava errado. Ainda assim, quem foi atrás de resolver foi Jesus. Se quero ser como ele, agirei como ele. Logo, não importa se estou certo ou errado. Devo abandonar meu orgulho e cumprir algo que Deus me chama a fazer.

Fortaleça seus relacionamentos

Do outro lado do perdão, temos os relacionamentos que estão indo bem.
Esse ultimo mês do ano é um bom tempo para fortalecer algumas amizades e relacionamentos familiares e dentro da igreja. Tempo de mandar uma mensagem calorosa pro irmão. Comprar um presente para aquela pessoa que tanto te ajudou e não desistiu de você durante todo o ano. Reservar algum tempo na sua agenda para sair, jantar, tomar um café ou bater um papo. Entre outras coisas.

Os amigos e a família são importantes para aguentarmos a caminhada. Dar boas risadas e botar as conversas em dia podem te ajudar a fortalecer aquilo que você já tem com as pessoas e também te fazer suportar o cansaço de todo um ano de trabalho, estudos ou chateações.

Aproveite esse ultimo mês para demonstrar seu amor por pessoas que estiveram do seu lado em todos os momentos.

Provérbios 17:17 O amigo ama em todo tempo,e na angústia nasce o irmão.

Volte a ler a Bíblia

Claro, não podíamos deixar isso de lado, não é mesmo?
A Palavra de Deus é o melhor instrumento para nos dar paz e fazer estarmos alinhados à vontade daquele que nos chamou. Deus é bom, justo e verdadeiro. Ouvir sua voz através da Bíblia, que é a Palavra que sai de sua boca, é crucial para que tenhamos um ótimo final de ano. (E uma ótima entrada em 2020).

Caso não saiba o que ler e queira um incentivo, na área de Planos de Leitura da Bíblia JFA, incluímos novos planos em parceria com a Mundo Cristão, o yesHEis e também inserimos um Plano de Natal para que os usuários leiam do dia primeiro até o dia vinte e cinco coisas relacionadas ao nascimento daquele que é nosso Amigo e Senhor, Jesus Cristo.

Agradecimento

Não posso deixar de citar brevemente o quanto estou feliz por esse ano. Vendo vários planos que havia feito e não se concretizaram e vendo onde estou hoje e tendo a oportunidade de falar com tantas pessoas sobre o amor de Cristo, percebo que realmente, Deus está cuidando de tudo e que com certeza eu não teria como fazer melhor sem ele.

Obrigado a todos os leitores que tem acompanhado o Blog da Bíblia JFA até aqui. Seja pela confiança. Seja pelas mensagens de incentivo aqui ou em meu instagram e também por me ensinarem a amar mais as pessoas. Deus abençoe a todos!

Sair da versão mobile