Será que o costume de adorar está presente em nossas vidas? Será que entendemos a verdadeira importância de adorar ao Senhor? Ou será que deixamos isso apenas para os ministros de louvor?
Nesses tempos de isolamento social tenho percebido quão grande é o impacto da adoração em nossas vidas. A adoração deve estar sempre presente em nossas vidas! Afinal, a adoração vai muito além de músicas, como às vezes podemos pensar. Gostaria de falar um pouco sobre isso hoje!
Vamos lá?
A adoração é individual
Sempre tive muito o costume de não me preocupar com minha adoração no secreto, afinal de contas, o fato de louvar na igreja já é o suficiente, certo? Não! Muito pelo contrário. É muito comum o pensamento de que vamos aos cultos, conferências e eventos para nos enchermos, porém isso é completamente errado.
Os momentos de culto devem ser de entrega ao Senhor. Nós vamos à igreja para servir, para nos esvaziarmos e para cultuar ao Senhor. O alimento espiritual, o receber, o ser cheio e preenchido é no dia a dia, no secreto, no lugar onde não somos vistos, onde apenas o Senhor vê nossa entrega.
Você acha que os líderes da igreja primitiva buscavam ao Senhor apenas aos domingos em seus cultos?
“Buscai ao Senhor e a sua força;
Salmos 105:4
buscai a sua face continuamente.”
Desde o Antigo Testamento, o Senhor já nos mostrava a importância de buscarmos Sua presença, Seu poder e Sua face diariamente. Cada um de nós deve ter o costume de adorar e louvar ao Senhor individualmente. A adoração é algo que deve estar 100% presente em nossa caminhada, no dia-a-dia.
A adoração vai além da música
Vale lembrar também que adoração é muito mais do que música ou um gênero musical. Atitudes que agradam a Deus são atos de adoração. O Pr. Rick Warren em seu livro “Uma Vida com Propósitos” diz que: “qualquer atividade pode ser transformada em um ato de adoração quando realizada para louvar, glorificar e agradar a Deus.”
Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.
1 Coríntios 10:31
Quando adoramos, levamos o foco da nossa vida para Deus e paramos de focar em nós mesmos. Adoramos amando a Deus, louvando, buscando Sua face, dando graças, obedecendo a Ele, usando nossos dons, amando ao próximo, tendo uma vida íntegra, etc
Uma adoração sincera
“Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.”
João 4:24
Devemos ser sinceros e autênticos ao desenvolver um relacionamento com Deus. O Pai se agrada quando oferecemos uma adoração genuína e sincera. Por isso Jesus nos instrui a amarmos o Senhor de todo coração, de toda alma, de todo entendimento e de todas as forças (Mateus 22:37). Não é sobre dizermos externamente palavras bonitas ou corretas para Deus. Precisa ser algo que realmente venha de dentro de nós.
Precisamos parar de simplesmente cantar ou falar coisas sobre Deus apenas por falar. As palavras e notas musicais que proferimos, produzimos, devem ser com entendimento, com ciência daquilo que estamos cantando, tocando.
Não cante apenas por gostar de cantar, pare de jogar palavras ao vento. Passe a ouvir os louvores e a cantá-los, pensando naquilo que eles significam, naquilo que estão dizendo e entregue aquilo nas mãos do Senhor. Que os louvores sejam expressão da verdade e da adoração que já existe dentro dos nossos corações.
O Senhor busca adoradores que O adorem de todo o coração, que O adorem independentemente da situação, seja ela difícil ou o melhor momento da vida. Torne a adoração sincera, de coração, um hábito em sua vida, em tudo o que você fizer.
Graça e Paz.