Quando o fim do ano vai se aproximando, nós pensamos muito sobre o que passou e o que tem de novidade para os próximos passos.
Mas para avançar para o novo, precisamos resolver antigas contas que nos prendem. Mas quais são os passos para fazer isso?
Arrependimento
“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”
1 João 1:7-9 (ACF)
Deus nos dá segundas chances. Ele sabe que nós, como seres humanos, falhamos. Independentemente de qual tenha sido o erro, a falta, a falha… É necessário que tenhamos um coração sincero conosco, com o próximo e, principalmente, com Deus.
Isso nos leva ao real arrependimento e mudança de mente. Para seguirmos a Cristo, é essencial que tenhamos uma renovação da nossa mente.
Quando Deus está presente em nossas vidas, nós experimentamos a verdadeira transformação e vivemos em paz com nosso passado, presente e futuro, agindo com sabedoria e discernimento.
Humildade
“Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.”
Provérbios 18:12 (NVI)
Outro aspecto importante para trabalharmos enquanto buscamos ser mais parecidos com Cristo, é viver de forma humilde. A humildade antecede a honra, e a soberba antecede a queda.
Devemos entender quem somos em Deus. Quando reconhecemos não só nossa identidade de filhos, mas também de servos e aprendizes, é natural compreender que somos pequenos, que erramos. Isso nos leva a reconhecer o erro que aconteceu e a assumirmos a posição de servos.
Ser humilde nos leva a lugares altos, sem que seja necessário passar por cima de pessoas ou situações para alcançar determinado “nível”. Nada do que conseguimos com nossas próprias mãos é maior do que o que conquistamos através da graça de Deus.
Obediência
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2 (NVI)
Independente do resultado, mantenha a postura correta. Tome decisões baseadas no direcionamento de Deus. Mesmo que hajam erros, a diferença é que, estando em Deus, nós oramos e ouvimos o Espírito Santo.
Existe milhões de decisões que precisamos tomar ao decorrer de nossas vidas, que não são descritas na bíblia. Mas a palavra diz que através de uma mente renovada pelo Espírito, nós aprendemos como andar, como falar, como nos vestir, comer, nos relacionar. O estilo de vida através de uma renovação baseada na palavra, nos ensina até aquilo que a palavra não diz explicitamente.
Por isso, na maioria das vezes, Deus não vai te dar uma direção clara sobre determinado assunto, pois já existem histórias na bíblia que são voz de Deus para nos guiar, nas mais simples decisões. Um estilo de vida com Cristo nos direciona diariamente.
Amor
“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Efésios 4:32 (ACF)
Reconhecer, voltar atrás e pedir perdão é um ato de amor. Assim como, se não foi você quem errou, receber com mansidão aquele que falhou com você, é agir como Jesus. Ele sempre nos abençoa quando fazemos o certo.
Agir e reagir com amor, é a melhor resposta. Deus nos chama para nos arrependermos mas também para perdoarmos. Entender que você também erra, e que pessoas irão falhar com você também, torna muito mais leve se arrepender e perdoar.
Deus enviou Seu Filho para morrer por nós, constantemente falhamos com Ele, mas Ele sempre nos recebe, não importa quantas vezes caímos, Sua graça e misericórdia são derramadas sobre nós, renovadas a cada dia. E é assim que devemos agir com as pessoas ao redor.
Receba as pessoas como Cristo recebia, e se doe para elas como Cristo se doou.