Ícone do site Bíblia JFA Offline

A vida não vem com um roteiro!

A vida não vem com um roteiro!

É fácil encontrar alguém que queria ter feito decisões melhores na vida, ouvimos a famosa frase “se eu soubesse que isso iria acontecer não teria feito aquilo”, no entanto, não sabemos do nosso futuro, nem nunca saberemos. Afinal, o único que sabe do seu passado, presente e futuro é Deus. O roteirista da nossa vida nos dá liberdade para tomar decisões e sabe muito bem ao que cada decisão nos levará.

Mas será que você precisa saber o que vai acontecer para tomar decisões melhores? Justamente acho que é importante não sabermos o futuro. Porque daí podemos verdadeiramente entregá-lo ao Senhor. Quando confiamos e temos fé em Deus, cremos que os planos dEle são maiores e melhores do que os nossos.

Podemos não ter um roteiro, mas temos o melhor manual de instruções do mundo, a palavra de Deus! Ela é viva, única e eficaz. Através dela somos aconselhados e ensinados no caminho do Senhor, temos ali ensinamentos preciosos para a nossa vida. É através da sua leitura que encontramos respostas, confirmações e consolo. Então do que adiantaria saber o que iria acontecer se não tivéssemos direcionamento para lidar com a situação.

Talvez saber o que irá acontecer cause apenas ansiedade em nós por ficar esperando que algo aconteça. Agora entrando em um assunto polêmico, mas necessário é: há crentes que acreditam em horóscopo. Tal coisa é um tanto contraditória não acha? Em primeiro lugar, porque só Deus conhece o seu futuro (Provérbios 27:1). E em segundo lugar, a astrologia é um tipo de adivinhação, o que nosso Pai condena (Deuteronômio 18:10-12).

Em Isaías 47:14, está escrito que aquele que consulta as estrelas e faz previsões mês a mês, não poderão se salvar porque confiam em um deus falso. Nós, renovados em Cristo, não precisamos disso, pois já temos o Espírito Santo nos guiando e Deus já está cuidando do nosso futuro. Infelizmente quanto à adivinhação temos que tomar cuidado com isso dentro de nossas igrejas também, pois sabemos haver falsos profetas pelo mundo.

Deus pode sim, dar visões às pessoas para dar direcionamento a uma família ou para uma igreja, mas certamente você já viu pessoas que pedem oração para um profeta esperando saber se suas finanças irão melhorar, ou como é fisicamente a pessoa que ela irá casar e assim por diante. Isso não é nada certo, Deus revelará aquilo que Ele quer a você.

Como saber quando uma profecia vem de Deus? Bem, perguntando, falando com Ele. Como está escrito em 1 Tessalonicenses 5:20,21: “Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom”. Outra palavra acerca disso se encontra em 1 Coríntios 14:3: “Mas quem profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação dos homens”. Se você recebeu uma palavra e ela não te trouxe nada disso, ela não veio de Deus.

Conclusão

Para concluir, podemos dizer então que de nada vale saber do amanhã se não tivermos direcionamento, se não for para edificação. Deus tem um tempo certo para cada coisa e tudo acontecerá no tempo dEle, não no nosso. Você não pode mudar o passado, mas pode fazer diferente de hoje em diante. Você não pode saber das consequências, mas pode dar o seu melhor em cada situação e procurar sabedoria nas escrituras de Deus.

Tenha uma atitude íntegra e a conduta daqueles que foram renovados em Cristo. Busque fazer aquilo que é certo aos olhos de Deus e Ele cuidará do seu futuro. Passagem para você no dia de hoje:

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Mateus 6:33

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile