Ícone do site Bíblia JFA Offline

A verdadeira riqueza

A verdadeira riqueza

Na última semana, após uma pequena reunião em minha igreja, dei carona a alguns amigos e acabei sendo abordado por dois homens. Eles declararam assalto e levaram meu carro com diversos pertences. Esse post, no entanto, não é um desabafo em relação à criminalidade ou uma lamentação ao ocorrido.

“Deus te dará em dobro”

Quando as pessoas do meu convívio diário começaram a saber da péssima notícia, ouvi algumas frases com alguma frequência. Tais como “Deus te dará em dobro” ou “Deus vai te restituir” entre outras nesse mesmo sentido.

Sei que muitos podem pensar que estou sendo radical de me atentar à essas figuras de linguagem. Mas isso me levou a pensar sobre o quanto uma teologia direcionada à plena prosperidade material vem há tempos ganhando espaço no meio dos cristãos. Confesso que isso me chateou um pouco. Afinal, quem disse que está no escopo do Senhor me dar de volta aquilo que me foi roubado?

Rm 11:33 “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! (34) Pois, quem conheceu a mente do Senhor? Quem se tornou seu conselheiro? (35) Quem primeiro lhe deu alguma coisa, para que Ele lhe recompense?” (36) Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! Amém”.

Não posso ser hipócrita em dizer que caso eu pudesse optar, escolheria ter minhas coisas de volta. Porém, ligando o trecho acima com a situação que vivi, reparei sobre o quanto somos mesquinhos e as vezes tratamos a Deus como se Ele fosse uma espécie de fiador. Um Ser Todo-Poderoso, que já nos proporcionou toda a terra e seus recursos. E que se deu a si próprio por amor incondicional ao homem. Como alguém que deve nos servir de alguma forma. E não o contrário, da forma que deveria ser, com todos servindo a Deus de todo o coração.

Deus pode nos abençoar com bens materiais?

Mt 7:11 :Assim, se vós, sendo maus, sabeis dar bons presentes aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará o que é bom aos que lhe pedirem!”.

Ec 5:19 “Todo homem a quem Deus concede riquezas e recursos que o tornam capaz de sustentar-se, de receber a sua porção e desfrutar das recompensas do seu trabalho, isso é presente de Deus”.

Isso não quer dizer que Deus não pode abençoar aos seus filhos com certa prosperidade material e terrena. Quer dizer que não devemos nos preocupar com coisas materiais, mas sim entender que o maior tesouro está guardado para depois desta vida. Buscar a Cristo apenas por romperes financeiros ou por crescimento profissional e dos bens não faz o menor sentido.

O próprio Jesus deixa isso claro quando começa a estabelecer a missão dos primeiros cristãos, que se estende até nós, nos dias de hoje:

Mt 10:7 “Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’. (8) Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça. (9) Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; (10) não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento”.

A  verdadeira riqueza

Deus nos concede a chance de termos um tesouro no céu, de graça. Mas ao mesmo tempo deixa claro que nosso coração não deve buscar por mais do que o necessário para a sobrevivência e uma vida digna. É claro, sabendo que Deus pode sim nos abençoar com riquezas deste mundo, entendemos que Ele só faz isso, se porventura quiser e quando nosso coração não estiver nem um pouco fora do propósito d’Ele.

O Senhor já fez muito mais do que nos restituir materialmente. De modo que não temos condição alguma de exigir d’Ele qualquer benção financeira.

Fp 3:7 “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. (8) Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo”.

Quanto aos homens que cometeram este assalto, peço a todos os irmãos que orem por essas vidas para que satanás não tenha mais poder sobre a mente deles e que a graça e o amor de Deus os alcance!

Que a graça de Jesus esteja com todos, para que o busquem de todo o coração, por quem Ele é realmente. Amém!

Vamos conversar!

Para um contato mais pessoal comigo, me encontre no instagram pelo nome @zmbrandao. Você pode seguir também o perfil da @bibliajfa!

Não se esqueça de nos enviar seu testemunho através do e-mail contato@bibliajfa.com.br. Queremos ouvir sobre suas experiências com Deus.

Sair da versão mobile