O Evangelho nos ensina continuamente acerca da nossa missão como cristãos. Isso vai além do que podemos medir em distância ou tempo.
Pouco importa a distância geográfica e o tempo que levamos para realizar essa missão. O que realmente importa é a profundidade com que a realizamos e como nosso coração se entrega a esse propósito.
Instruídos pelo amor
“Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.”
1 João 5:3
A Bíblia nos instrui de diversas formas e em diversos textos sobre o papel missionário que temos como cristãos. Ela nos convida a viver o Grande Mandamento e a Grande Comissão.
Quando pensamos em trabalhos missionários, é normal vir à memória viagens para a África e outros países. Mas Jesus nos exorta a amar o Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, alma e mente, e a amar o próximo como a nós mesmos, espalhando o amor do Pai e Sua palavra de misericórdia e graça.
O “Grande Mandamento”, revelado por Jesus em Mateus 22:37-39, é a base fundamental para o chamado missionário.
Esse amor que renuncia às próprias vontades e desejos é a força que impulsiona a missão cristã. Quando amamos a Deus acima de tudo, nosso coração transborda desse amor para alcançar e impactar vidas ao nosso redor, e consequentemente, ao serem alcançadas, também transbordam sobre outras vidas.
Aqui e agora
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”
Marcos 16:15
Viver esse Grande Mandamento na missão significa enxergar cada indivíduo como um ser amado por Deus e falar da Sua palavra para todos da mesma forma, com a mesma profundidade e clareza, direcionada de maneira especial a cada coração e ao que cada um precisa ouvir.
Significa ter o coração repleto de compaixão, sendo auxílio, esperança e graça na vida de outras pessoas, assim como Jesus foi!
A missão não está apenas em outro país ou continente. Ela começa em casa, estende-se à vizinhança, alcança a cidade, ultrapassa fronteiras nacionais e abraça o mundo. Assim, o amor a Deus se traduz em amor ao próximo.
Se é para o outro lado do mundo que você deseja ir para falar de Deus, comece se preparando para isso em sua casa, sendo essa resposta para as pessoas que te cercam, que também precisam conhecer o Reino.
Uma tarefa para todos
A Grande Comissão, registrada em Mateus 28:19-20, é a comissão divina para levar o Evangelho a todas as nações, mas nações são feitas de pequenas pessoas. Essa é uma chamada que ultrapassa barreiras culturais, linguísticas e geográficas. Vai além de uma viagem de avião, começa antes mesmo de entrarmos em um carro para ir para longe. Esse é um convite para sermos testemunhas vivas da transformação que experimentamos em Cristo.
Precisamos compartilhar a mensagem redentora de Jesus. Isso envolve não apenas palavras, mas também ações que reflitam o amor e a verdade do Evangelho. A missão é um convite para investir tempo servindo e amando outros, para ser luz em meio às trevas, para proclamar a liberdade aos cativos e para prover esperança aos que já perderam a fé.
A missão cristã não é uma tarefa exclusiva de alguns, mas uma responsabilidade coletiva da comunidade de fé, seja na sua ou em outra cidade. A missão não é apenas um chamado externo; é um convite para aprofundar nossa relação com Deus, permitindo que Seu amor transborde em nossas vidas e alcance os outros.
Cada passo em direção à missão precisa ser guiado e baseado no amor a Deus e ao próximo. Que vivamos o Grande Mandamento e a Grande Comissão não como tarefas pesadas, mas como grandes oportunidades de participar da obra do próprio Criador. Que, ao respondermos a esse chamado, possamos ser testemunhas vivas da transformação que o Evangelho opera em nossas vidas e às vidas ao nosso redor, cumprindo assim o propósito eterno de Deus para Sua igreja.