Ícone do site Bíblia JFA Offline

A importância da intercessão

A importância da intercessão!

Precisamos falar sobre a importância da intercessão! Em momentos como o que estamos vivendo no mundo, de grande crise em diversos setores, uma das melhores coisas que podemos fazer é interceder.

Mas será que conhecemos a verdadeira importância da intercessão? Estamos intercedendo corretamente?

A oração/intercessão é um dos sustentos do corpo de Cristo. Uma igreja que avança para estabelecer o Reino de Deus é também uma igreja que ora e intercede. Se queremos fazer a diferença, precisamos interceder!

Vamos falar um pouco sobre?

A intercessão pelos que exercem autoridade

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.”

1 Timóteo 2:1-2

Muitas passagens falam sobre oração. Mas gostaria de trazer este trecho bíblico para mostrar que existem importantes questões relacionadas à intercessão.

Um delas é que nós devemos interceder pelas autoridades e lideranças que estão acima de nós. Apesar de muitas vezes termos dificuldade em aceitar determinadas lideranças ou determinadas ações de nossos líderes, precisamos orar pela vida de todos eles.

A partir do momento em que começamos a interceder pela vida das pessoas que estão acima de nós, o Senhor derrama da Sua sabedoria e do Seu entendimento sobre elas. Afinal, é Ele quem estabelece as autoridades. Ore pelos prefeitos, governadores, ministros, presidente e todos os líderes da nação. Ore pela liderança de sua igreja. Por aqueles que te lideram no trabalho.

Enfim, nós como igreja precisamos orar por todos aqueles que estão em posição de tomada de decisão. Precisamos clamar por misericórdia, direcionamento e justiça do Senhor.

A intercessão para que Deus estabeleça a justiça d’Ele

“Por estarem passando por muitas dificuldades, os israelitas começaram a se queixar a Deus, o Senhor. Quando o Senhor ouviu as suas reclamações, ficou irado e fez cair fogo em cima deles. O fogo queimou no meio deles e destruiu uma ponta do acampamento. Então o povo gritou, pedindo socorro a Moisés; Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou.”

Números 11:1-2

Para entendermos um pouco mais sobre o poder da intercessão, gostaria de falar sobre as reclamações dos israelitas enquanto estavam no deserto. Diversas vezes o povo reclamou. Sempre que as coisas não aconteciam do jeito que eles esperavam ou queriam, passavam a reclamar. Dessa forma, o Senhor se irava com a ingratidão de Seu povo e os castigava.

Quando o povo reclamava sobre o que estava passando como nação, era como se rejeitassem a justiça e a soberania perfeita do Senhor, que os conduzia e os guardava.

Ao intercedermos e nos relacionarmos com Deus em oração, é importante que clamemos não pela nossa justiça ou por aquilo que parece justo aos nossos olhos, mas pela justiça d’Ele. Precisamos buscar a vontade perfeita do nosso Pai para que aprendamos mais sobre aquilo que é justo aos Seus olhos.

O próprio Jesus, na oração do Pai Nosso, nos ensinou a pedirmos para que venha o Reino de Deus e que seja feita a vontade d’Ele, assim na terra como no céu (Mateus 6:10). Se há injustiça social, não devemos clamar pela nossa própria visão de justiça, mas pela justiça do Pai. Para que Ele estabeleça a justiça do Reino d’Ele na terra, que é um reino de paz, de retidão e de perfeição.

A intercessão pelos irmãos

enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos.”

2 Coríntios 1:11

Na grande maioria de suas cartas, o apóstolo Paulo, pede a seus irmãos para que orem por ele e por seu ministério. Ele diz também que ele mesmo tem orado pela vida deles. Ou seja, Paulo pede intercessão, mas também intercede.

Creio que com isso, o Senhor nos mostra que quando temos uma vida de oração e intercessão, possuímos uma base forte, fundamentada na Palavra e no relacionamento com o Senhor. Como igreja, passamos a pautar a nossa comunhão do Corpo na comunhão também com o nosso Pai.

Quando nos enraizamos e nos aprofundamos em nossa comunhão com o Senhor, teremos a força e a paz para passar para qualquer situação e a sabedoria para tomar as decisões necessárias.

Graça e Paz.

Sair da versão mobile