Temos aproveitado a comunhão das pessoas, mesmo através da tecnologia? Temos passado tempo com nossos irmãos/irmãs na fé? Ou temos caminhado sozinhos?
Hoje gostaria de falar um pouco sobre a importância da comunhão entre os irmãos. Muitas vezes achamos que não há necessidade de estarmos em comunhão! Será que é isso mesmo?
Vamos falar sobre?
Vivemos em sociedade!
“Como é bom e agradável
Salmos 113: 1-3
quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso
derramado sobre a cabeça,
que desce pela barba, a barba de Arão,
até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom
quando desce sobre os montes de Sião.
Ali o Senhor concede a bênção
da vida para sempre. “
Como já falamos em um dos últimos textos, não é novidade para nenhum de nós que vivemos em sociedade. E, por vivermos em sociedade, precisamos entender o valor de nos relacionarmos com as pessoas ao nosso redor.
Muitas vezes, pessoas nos magoam ou nós magoamos outras pessoas e isso acaba atrapalhando nossas relações. Inclusive, muitas pessoas se afastam de Deus e param de frequentar igrejas, por atitudes de pessoas que as magoaram. Mas precisamos entender que da mesma forma que nós temos falhas, as pessoas ao nosso redor também têm.
Jamais encontraremos igrejas perfeitas, com pessoas perfeitas. Somos falhos e vivemos com pessoas falhas. Portanto, em algum momento passaremos por dificuldade ou algum problema em nossos relacionamentos. Porém, nada disso deve ser motivo grande o suficiente para nos afastarmos do Senhor.
Nossa fé precisa estar firmada de tal maneira que, não importa o que aconteça em nossas vidas, não nos afastemos do Senhor e não percamos a confiança em Seus planos. Não estou dizendo que isso seja algo fácil, de forma alguma. Na verdade, é algo muito difícil. Mas já afirmava Cristo que passaríamos por dificuldades.
“”Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.”
João 16:33
Somos a Igreja de Cristo.
“no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.”
Efésios 2:21
Paulo foi um dos autores que mais falou sobre a vida eclesiológica (vida na e da igreja) e, com ele, aprendemos diversas coisas. Mas, ao meu ver, tem algo extremamente importante nos ensinamentos de Paulo sobre a Igreja.
Paulo nos diz que toda a igreja é ajustada e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor, ou seja, todos nós, juntos, somos moldados pelo Espírito Santo, através da renovação de nossa mente (Romanos 12:2), para podermos glorificar ao nome de Deus.
Nós, a igreja, somos o corpo de Cristo e cada um de nós tem seu papel. Assim como em um organismo funcional, todo os órgãos tem sua função (as pernas andam, os olhos vêm, coração bombeia sangue para o resto do corpo), cada um de nós temos uma função dentro de um plano maior, que é o plano de Deus.
A partir do momento que não andamos em unidade, ajudando uns aos outros, para crescermos em sabedoria, fé e discernimento, teremos cada vez mais dificuldade de passarmos por problemas e dificuldades. Duas mentes pensam melhor do que uma e, além disso, a experiência é algo que interfere muito nisso. Se um irmão/irmã na fé já passou por algum problema que estamos passando, certamente ele poderá nos ajudar e vice-versa.
” E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.”
Hebreus 10: 24-25
Precisamos nos comunicar!
Sabendo de todas essas coisas, eu gostaria de deixar um pedido à toda Igreja de Cristo: comunique-se!
Não acha que já deu o tempo de ficarmos com intrigas desnecessárias com os irmãos da igreja? Não acha que já passou da hora de pedirmos perdão àqueles que magoamos e liberarmos perdão sobre aqueles que nos magoaram?
Muitas vezes temos vergonha de falar sobre as dificuldades que temos, pois pensamos da forma errada. Pensamos muito no que os outros vão achar de nós se ficarem sabendo de nossas falhas, ao invés de pensar na horrível dor que nos trará continuar com certos problemas enraizados e mal resolvidos em nossos corações.
Portanto, crie o costume de se comunicar! Invista tempo conversando com seus líderes e irmãos na fé, contando suas dificuldades e falando sobre seus desejos e anseios. Não guarde esse fardo para você, pois quanto mais você tentar carregá-lo sozinho, mais pesado ele ficará, conforme o passar dos anos, meses, dias, horas, minutos e segundos. Compartilhe, fale e tenha comunhão!
Graça e Paz!