Eu já ouvi muitas pessoas falando sobre como dar o primeiro passo nas situações é algo difícil. Mas eu discordo um pouco dessa afirmação. O primeiro passo, na maioria dos casos, é o mais fácil. Ele pode ser dado em um momento de impulso, empolgação, emoção, euforia…
Acredito que a partir do 2º é que fica mais complicado, pois a emoção se mistura com a razão e precisamos estar muito focados no que realmente vale a pena e no que queremos.
Força para o caminho
“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.”
Provérbios 16:9
Já experimentou tomar uma decisão em um momento de muita alegria? Ou de muita tristeza? Geralmente são nessas situações que tomamos as decisões das quais nos arrependemos depois. Ficamos com aquela sensação de que não deveríamos ter feito aquilo ou então de que poderíamos ter feito mais ou de outra forma.
O problema é que, mesmo seguindo a razão desde o primeiro passo, pensando várias vezes antes de tomar alguma ação, pedindo direcionamento do Pai, a dificuldade que existe nos próximos passos está completamente ligada à nossa constância e disciplina, e essas não são coisas fáceis, pois cada dia requer de nós uma resposta diferente e podemos nos deparar com uma montanha russa.
O primeiro passo geralmente é dado numa súbita coragem e, a partir dele, é que vem o trabalho. Mas assim como essa coragem deve ser buscada n’Ele, a força para caminhar também.
Busque no Pai
“Reconhece-O em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”
Provérbios 3:6
A disciplina é algo difícil, pois o desânimo começa a chegar, o dia mal vem, as dificuldades batem à porta, e tudo isso nos faz repensar se vale mais a pena parar ou continuar o caminho mesmo frente às barreiras.
O começo tem a empolgação que nos engaja e o fim tem a a conquista que nos recompensa, mas ninguém fala sobre a dor que existe no meio do caminho. O trajeto pode demorar mais do que esperamos e planejamos e, seguir firme, requer de nós força e foco. Mas em alguns momentos a incerteza e insegurança podem falar bem mais alto. Precisamos buscar por força no Pai.
Foque sua confiança n’Ele
“Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes.”
Salmos 20:7,8
Muitas vezes nesse “meio” nós nos deparamos com o silêncio de Deus, e isso é o mais difícil. Geralmente acontece para que estejamos firmes àquilo que Ele já nos prometeu, para que aprendamos a esperar e permanecer.
Ele não precisa ficar repetindo o caminho todo o que Ele já te falou. A palavra d’Ele é uma, ela sempre se cumpre. A partir do momento em que ela foi lançada, você precisa confiar até o fim do trajeto.
Disciplina e constância requer de nós abrirmos mão de muito do que temos para trabalharmos focados no lugar onde queremos chegar. Sacrifícios são necessários. Às vezes pode parecer fácil encarar a caminhada já que o objetivo é muito maior comparado ao lugar onde estávamos antes. Mas no meio do deserto o trabalho é árduo e fica mais complicado imaginar que encontraremos água em breve.
Independentemente do momento em que você se encontra agora, vá ao encontro do Pai. Peça por direcionamento para tomar decisões segundo à Sua Palavra. Compreenda que se o Senhor te guiou para um caminho e para uma promessa, a provisão e a força virão d’Ele. O Senhor sabe que é difícil para nós, mas prometeu que estaria conosco e que não seria impossível se estivéssemos fundamentados n’Ele.